Apple AirPort

Muita gente nem lembra mais dos roteadores AirPort. A razão disso é que a Apple deixou de dar atenção à linha há alguns anos. Não surpreende, portanto, a decisão da companhia de abandonar o barco de vez: o AirPort Express, o AirPort Extreme e o AirPort Time Capsule estão sendo descontinuados.

De acordo com a Bloomberg, a decisão foi tomada bem antes, em 2016, quando a Apple desmantelou o departamento responsável pelo desenvolvimento da linha. Os funcionários que poderiam dar forma a novos modelos foram direcionados a outros setores. A Apple teria tomado a decisão simplesmente para priorizar produtos mais rentáveis ou promissores.

O AirPort é mais antigo do que a gente imagina. Com cara de disco voador, o primeiro equipamento foi anunciado por Steve Jobs em 1999, época em que conexões discadas à internet ainda eram muito comuns e a ideia de redes sem fio domésticas estava apenas começando a ganhar força.

A linha ficou mais conhecida em 2003 com o surgimento do AirPort Extreme e, cerca de um ano depois, com o lançamento do AirPort Express, um roteador mais simples, mas que trouxe recursos interessantes, como compatibilidade com o AirPlay para transmissão de músicas do iTunes a alto-falantes. O AirPort Time Capsule completou a família em 2008 trazendo como destaque a sua função para backup automático em rede.

Todos os modelos receberam atualizações com o passar do tempo, mas só até 2013. O AirPort Express, na verdade, teve a sua última geração lançada em 2012. Depois disso, a linha foi progressivamente deixada de lado. Ainda é possível encontrar os modelos AirPort no site da Apple, desde que você procure bem: já não há nenhum destaque para eles nas páginas.

AirPort Extreme
AirPort Extreme

Agora, a Apple decidiu descontinuar a linha de modo oficial. Talvez o AirPort volte em algum momento, mas, por ora, não há planos para isso. As vendas no site da companhia, lojas oficiais e revendas continuarão até o fim dos estoques. Os atuais donos receberão suporte técnico por mais cinco anos.

Nos próximos dias, a Apple planeja ainda disponibilizar guias para auxiliar usuários que desejam migrar do AirPort para equipamentos de outros fabricantes.

Com informações: 9to5Mac.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados