A versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já pode enfim ser usada em todo o país. Na quinta-feira (25), o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro foi o último a aderir a essa alternativa ao modelo impresso.
A adoção da CNH digital em todo o Brasil ocorreu antes do prazo de 1º de julho. Essa data foi definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que alterou seu antigo planejamento. Inicialmente, o objetivo era que o documento estivesse totalmente disponível até fevereiro.
Cerca de 110 mil motoristas já fizeram a CNH digital, de acordo com o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). A maioria deles está no Rio Grande do Sul, em Goiás e São Paulo. Somados, esses três estados contam com 63 mil documentos emitidos.
Apesar da liberação no Rio, a nova versão só poderá ser usada por 4,6 milhões dos 22 milhões de condutores no estado. O motivo é o pequeno número de carteiras impressas com o QR Code, item obrigatório para o cadastro no sistema.
Para criar a CNH digital, é preciso ter o aplicativo para Android ou iOS. Ela é opcional e, na maioria dos estados, pode ser obtida sem custo adicional. No entanto, se seu documento não tiver o QR Code no verso, você precisará solicitar uma segunda via: ela custa R$ 42,41 em São Paulo, mas o valor pode ser maior em outros estados.
Depois disso, você precisará comparecer a um posto do Detran para indicar e-mail e telefone (se tiver certificado digital, pode fazer o cadastro pelo próprio celular). Essas informações são confrontadas com o cadastro feito no site do Denatran.
Por fim, abra o aplicativo e use a senha de acesso do Denatran e o código de ativação enviado para seu e-mail. O app solicitará uma senha de quatro dígitos, que será usada sempre que você acessar a CNH digital. O documento ficará disponível mesmo que você esteja sem internet.
Com informações: Serpro, Mobile Time.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Tem órgãos que pedem cópia do documento, e aí?
A parte de ir ao DETRAN nem me incomoda pois em SP é bem rapido. O pior foi que renovei minha CNH em março de 2017 não tem o QR Corde. Fui ver para pedir a segunda via da CNH. O Custo total é de 53 reais para obter o direito de ter no aplicativo uma CNH digital.
Muito obrigado DETRAN SP, por este valor, vou ficar no modo anterior e farei questão de negativar a minha visão sobre o APP na playstore.
Se eu for usar este APP sera em a partir de 2022. Quem sabe ate lá nem exista mais DETRAN :(
Sem aplicativo para windows 10 fica dificil de usar... Preconceito com W10
Néh kkk slc pra que fazer isso BrasiLLL Me responda po
Só em 2022 pra eu ter minha CNH digital :( mas como a CNH já substitui R.G. e CPF, eu acabo andando com ele o tempo todo.
A minha, que renovei em março, já tem o código. Logo, tirei de graça.
Acho que quem não entendeu foi você. É necessária a 2ª via da CNH de papel, pois ela atualmente já sai com o QR code, recurso que a minha CNH, que renovei em janeiro do ano passado, não possui. Em janeiro de 2022, quando tiver que renovar outra vez, aí sim já vai sair com QR code.
Daqui a 4 anos
Eventualmente você vai precisar ir ao Detran para tirar uma segunda via ou renovar sua cnh. Daí tira a eletrônica sem problema algum.
Levei 20 minutos em SP
Ou compra um certificado eletrônico, que serve para outras coisas.
Ou aguarda você precisar ir a um posto do Detran.
Meu cadastro não demorou mais do que 20 minutos, incluindo fila.
É grátis, amigo.
E aí não entendeu que essa taxa é para uma segunda via da carteira de papel e não para a digital.
Essa CNH digital servirá como identidade? Posso apresentar em órgãos públicos ou só servirá para a polícia rodoviária?
Ele me parece um rachador de outro mundo.
Aí faz todo esse processo burocrático e depois chega numa Blitz e o policial não aceita
No windows phone e so tirar uma
foto da cnh e pronto , kkk
Não tenho.
Quando eu renovei a CNH me pediram endereço de email. Eu fiz o cadastro no Serpro, liberei a CNH e instalei o aplicativo. Pronto.
E no Windows Phone?
Parei de ler em "R$ 42,41".
A fila daquela caralha desanima só de pensar. Nem fodendo que vou lá só pra isso.
Vai ter! E quem sabe num futuro utópico poderemos ter apenas a confirmação de dados pelo nosso CPF.... Mas que vai rodar fora das cidades é sempre bom levar CNH e o documento do carro
nao da pra entender
Vc tem e-CPF?
Você me parece rachador, rachador não precisa de documento!
Eu estou no ES e fiz a minha digital totalmente pela internet. Não precisei ir a lugar nenhum. Detalhe: renovei a menos de 2 meses.
Parei de ler em "Depois disso, você precisará comparecer a um posto do Detran..."
https://tecnoblog.net/22940...
muito mais interessante seria copiar a carteira dos estados unidos ou japao que é feito de plástico igual cartão de credito, dura anos e não estraga se lavar na maquina por acidente , mas não o papel ainda existe nessa merda e querem transformar para digital que e pior ainda tem gente que não tem smartphones e terão que continuar com o papel , fora isso o documento do carro licenciamento continua valendo somente no papel uma piada esse pais ! isso dai é moda para tirar dinheiro....
Brasília é outro mundo cara.
O resto da infraestrutura do país não condiz com o que se vê nesta beleza de cidade.
Tem que ir num posto de atendimento? Vou continuar com a minha impressa mesmo
Bingo!
Estou usando sempre, muito bom!
Aqui em Brasília não levei mais do que 10 minutos na fila, isso porque fui primeiro pra fila errada.
No final do ano eu vou ter que renovar a minha carteira, aí já aproveito e faço isso tudo. Até lá, vou continuar com a de papel mesmo.
Exatamente isso hauehaue. O processo de cadastro é tão mais burocrático do que apenas continuar como sempre foi .
É mais fácil você continuar levando a CNH na carteira do que gastar horas do seu dia no Detran...
CNH eu sempre carrego junto. Seria muito pratico mesmo ter o documento digital do veiculo.
Aí poderia levar o papel comigo somente quando vou rodar fora da cidade.