Início » Brasil » CNH digital já pode ser usada em todo o país

CNH digital já pode ser usada em todo o país

Victor Hugo Silva Por

A versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já pode enfim ser usada em todo o país. Na quinta-feira (25), o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro foi o último a aderir a essa alternativa ao modelo impresso.

A adoção da CNH digital em todo o Brasil ocorreu antes do prazo de 1º de julho. Essa data foi definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que alterou seu antigo planejamento. Inicialmente, o objetivo era que o documento estivesse totalmente disponível até fevereiro.

CNH-e

Cerca de 110 mil motoristas já fizeram a CNH digital, de acordo com o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). A maioria deles está no Rio Grande do Sul, em Goiás e São Paulo. Somados, esses três estados contam com 63 mil documentos emitidos.

Apesar da liberação no Rio, a nova versão só poderá ser usada por 4,6 milhões dos 22 milhões de condutores no estado. O motivo é o pequeno número de carteiras impressas com o QR Code, item obrigatório para o cadastro no sistema.

Para criar a CNH digital, é preciso ter o aplicativo para Android ou iOS. Ela é opcional e, na maioria dos estados, pode ser obtida sem custo adicional. No entanto, se seu documento não tiver o QR Code no verso, você precisará solicitar uma segunda via: ela custa R$ 42,41 em São Paulo, mas o valor pode ser maior em outros estados.

Depois disso, você precisará comparecer a um posto do Detran para indicar e-mail e telefone (se tiver certificado digital, pode fazer o cadastro pelo próprio celular). Essas informações são confrontadas com o cadastro feito no site do Denatran.

Por fim, abra o aplicativo e use a senha de acesso do Denatran e o código de ativação enviado para seu e-mail. O app solicitará uma senha de quatro dígitos, que será usada sempre que você acessar a CNH digital. O documento ficará disponível mesmo que você esteja sem internet.

Com informações: Serpro, Mobile Time.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Oliveira17

Tem órgãos que pedem cópia do documento, e aí?

Fabio Lino Brasileiro

A parte de ir ao DETRAN nem me incomoda pois em SP é bem rapido. O pior foi que renovei minha CNH em março de 2017 não tem o QR Corde. Fui ver para pedir a segunda via da CNH. O Custo total é de 53 reais para obter o direito de ter no aplicativo uma CNH digital.

Muito obrigado DETRAN SP, por este valor, vou ficar no modo anterior e farei questão de negativar a minha visão sobre o APP na playstore.
Se eu for usar este APP sera em a partir de 2022. Quem sabe ate lá nem exista mais DETRAN :(

Fábio André

Sem aplicativo para windows 10 fica dificil de usar... Preconceito com W10

Relaxerelaxe

Néh kkk slc pra que fazer isso BrasiLLL Me responda po

johndoe1981

Só em 2022 pra eu ter minha CNH digital :( mas como a CNH já substitui R.G. e CPF, eu acabo andando com ele o tempo todo.

Eduardo Barreto

A minha, que renovei em março, já tem o código. Logo, tirei de graça.

johndoe1981

Acho que quem não entendeu foi você. É necessária a 2ª via da CNH de papel, pois ela atualmente já sai com o QR code, recurso que a minha CNH, que renovei em janeiro do ano passado, não possui. Em janeiro de 2022, quando tiver que renovar outra vez, aí sim já vai sair com QR code.

Theus

Daqui a 4 anos

Eduardo Barreto

Eventualmente você vai precisar ir ao Detran para tirar uma segunda via ou renovar sua cnh. Daí tira a eletrônica sem problema algum.

Eduardo Barreto

Levei 20 minutos em SP

Eduardo Barreto

Ou compra um certificado eletrônico, que serve para outras coisas.
Ou aguarda você precisar ir a um posto do Detran.
Meu cadastro não demorou mais do que 20 minutos, incluindo fila.

Eduardo Barreto

É grátis, amigo.

Eduardo Barreto

E aí não entendeu que essa taxa é para uma segunda via da carteira de papel e não para a digital.

Eduardo

Essa CNH digital servirá como identidade? Posso apresentar em órgãos públicos ou só servirá para a polícia rodoviária?

zoiuduu .

Ele me parece um rachador de outro mundo.

Exibir mais comentários