Cada vez mais brasileiros têm acesso à internet em casa. De acordo com a Pnad-C (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do IBGE, 70% dos domicílios — ou 49,2 milhões — tinham uma conexão em 2017.

Um ano antes, 63,6% das residências (ou 44 milhões) tinham acesso à internet. E os celulares têm uma grande contribuição para esse resultado.

Em 2016, os celulares com acesso à internet eram usados em 60,3% das casas, e passaram a estar em 69% delas em 2017. Em números absolutos, são 6,3 milhões de domicílios a mais.

As televisões com internet também ficaram mais populares e passaram, em um ano, de 7,7% das casas com conexão para 10,6%. A alta tem relação com o maior número de TVs de tela fina em geral. Em 2017, cerca de 2,5 milhões de domicílios passaram a ter smart TVs.

Enquanto isso, os tablets foram menos usados para acessar a internet. Sua presença nas residências caiu de 12,1% para 10,5%. Isso significa uma redução de 1 milhão de domicílios que usavam o aparelho para essa finalidade.

O uso de computadores para acessar a internet também caiu, de 40,1% para 38,8%. No ano passado, 696 mil residências deixaram de usar o PC para se conectar.

Celular x telefone fixo

O levantamento do IBGE também oferece uma comparação entre o uso de celulares e telefones fixos. Em 2016, os dispositivos móveis estavam presentes em 92,3% dos domicílios (ou 63,8 milhões). Em 2017, isso aumentou para 92,7% (ou 64,6 milhões).

Enquanto isso, os telefones fixos vão perdendo espaço. Eles passaram de 34,5% (ou 23,8 milhões de domicílios) para 32,1% (22,4 milhões) em um ano.

Com informações: IBGE.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

zoiuduu .

seria tipo assim, acesso à internet aumenta no brasil graças a computadores.

7csP9tkb

Logo? Eu praticamente não conheço quem tenha desktop em casa que não seja para uso profissional ou gamer.

Porto Velho

Cobram mais caro pela internet avulsa que pagando esses combos.

Elcobos

Mas há 10 anos o título da matéria seria outro.

Elcobos

A venda casada é proibida agora. Cancela o telefone e fica só com a internet!

Elcobos

Menino, cancela esse telefone. Não é preciso mais ter as duas coisas só pra ter internet.

Douglas Peixoto

PC está virando um produto de nicho, logo os desktop serão usados apenas por gamers e editores de video ou imagem.

Porto Velho

Eu até tenho a linha, mas não tem telefone ligado nela. Só Sérvia pra spam de operadora ligar de 5 em 5 minutos.

Jefferson Rodrigues

Alguém poderia me explicar o que é e qual o motivo da tela do smartphone da imagem da matéria ter uma borda preta na própria tela? Importei um smartphone com a tela desse jeito. Ate agora não entendo o pprpor disso.

zoiuduu .

Essa é daquelas notícias atemporais, vc pode falar disso aí o ano que quiser, é como dizer que vai ter uma nova novela na tv.

Cristina Nascimento

Meu sonho, mas no meu bairro, mal tem Oi Lerdox..

Cristina Nascimento

Use um telefone sem fio e com id de chamadas. E o ponha no mudo. Foi o q eu fiz.

CtbaBr©

Na minha conta da Vivo (ex-GVT) aparece o valor da linha, apesar de fazer uns dois anos que não uso telefone fixo, então acredito que para eles esta ativa.

CtbaBr©

Pois é... Eu tenho uma linha (em função da banda larga), mas fazem uns 2 anos que não ha aparelho nela, um dia me irritei com uma ligações de telemarketing e desconectei o telefone, não fez falta alguma!

Highlander

Será? Sei não... Também tenho Vivo Fibra, mas não tenho telefone. E na minha conta aparece um número de telefone associado, mas não está ativo. Já conectei um telefone da porta RJ11 para testar e não tem sinal de linha...

Exibir mais comentários