Há quase um ano, a Intel anunciou dois processadores da linha Kaby Lake-X para overclockers. Eles tinham apenas quatro núcleos, exigiam uma placa-mãe cara, e não traziam muitas vantagens em relação a outros modelos.

Por isso, a linha Kaby Lake-X foi silenciosamente encerrada. Um documento oficial avisa que o Core i5-7640X e o Core i7-7740X serão descontinuados porque “a demanda de mercado… migrou para outros produtos da Intel”.

Os dois processadores foram feitos para entusiastas realizarem overclocking usando a plataforma HEDT da Intel. Ela exige placas-mãe X299 para garantir o fornecimento de energia ao chip e, assim, ajudar a atingir clocks mais altos.

No entanto, como explica a PC World, esses CPUs não têm vantagens perceptíveis em relação aos modelos Kaby Lake padrão — o aumento de velocidade é bem pequeno. Além disso, as placas-mãe X299 custam significativamente mais que modelos convencionais.

E, como o Kaby Lake-X só tem dois canais de memória, metade dos DIMMs na placa-mãe não são utilizados. Não faz muito sentido investir tanto dinheiro no Core i5-7640X com 4 núcleos e 4 threads — isto é, sem hyperthreading.

Quanto ao Core i7-7740X, ele perdeu qualquer competitividade quando a geração Coffee Lake chegou ao mercado. O novo Core i7-8700K tem preço semelhante, mas conta com seis núcleos (em vez de quatro) e clock mais alto em modo turbo.

A Intel vem se esforçando para concorrer com a linha AMD Threadripper, inclusive lançando um processador Core i9 com 18 núcleos — mas precisa tomar cuidado com essas falhas de estratégia.

Com informações: PC World, ExtremeTech.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

johndoe1981

Se houvesse um "gênio da lâmpada de hardware", eu iria pedir que houvesse mais concorrência no mercado de CPUs x86 e de placas de vídeo. É incrível como há decadas só haja duas empresas em cada segmento, e nos dois setores, uma delas domina mais que 75% do mercado.

Wagner Silva

Estão cheios de dinheiro vendendo lixo como declarou Linus Torvalds.

Cameron Poe

Verdade, intel mesmo se perdeu. lançou eles as pressas, com mobos caras. Depois lançou os mais baratos com desempenho superior. Vai entender né (é bom que elas são obrigadas a saírem do comodismo/requentation que estavam)

Cameron Poe

A intel mesmo se sabota, lançou isso na pressa quando viu que a concorrência acordou, depois ela mesmo se complicou lançando a oitava geração/8700k (praticamente inutilizando o 7800x, 7740x e o 7640x), por isso sempre sou a favor de menos monopólio e mais boa e sadia concorrência. (e claro, que a intel pare de se acomodar nesse mercado).

LemmiNoW

Quem nesse mundo compraria esses processadores, eles custam caro, requerem uma placa X299 e possuem um desempenho não tão superior as versões mais robustas, ao invés de comprar um i5 7640X é melhor um i7 7700K e uma Z270, pra fazer aquele overclock maroto.

Felipe Silva

Sem falar que precisam corrigir as falhas de segurança, as quais diminuem o desempenho do processador, e ainda lanças um com algo próximo de 10% em relação aos atuais.

Douglas

Tenho a impressão de que os anos da AMD com os nada competitivos FX acabou acomodando a Intel. Provavelmente não esperavam um "renascimento" da concorrente, pois parecem estar perdidinhos desde o lançamento dos primeiros Ryzen. Não aceitaram ainda que os dias de lançar uma nova geração cuja melhora em relação a antiga era só de 3% não funciona mais, agora que os processadores da AMD conseguem competir de igual pra igual.