Duas empresas do mesmo setor e com nomes bem peculiares estão brigando na justiça: a Nikola, uma startup de caminhões movidos a hidrogênio, e a Tesla, montadora de automóveis e sistemas elétricos de Elon Musk. Nesta terça-feira (1º), a Nikola abriu um processo nos Estados Unidos contra a Tesla por supostamente infringir patentes no caminhão autônomo Semi: ela quer uma indenização de US$ 2 bilhões.

Entre os produtos da Nikola estão os caminhões Nikola One e Nikola Two, que prometem ser mais leves, mais rápidos e mais seguros que os movidos a diesel (assim como o Tesla Semi). Recentemente, a Nikola abriu uma divisão batizada de Nikola Energy com o objetivo de dominar a indústria de energia solar (assim como a Tesla Energy).

Nikola One

Tesla Semi

A Nikola diz que o Tesla Semi tem várias similaridades com os caminhões Nikola One e Nikola Two, incluindo detalhes dos pára-lamas dianteiros, pára-brisas que envolvem a cabine, portas de entrada intermediárias e fuselagem aerodinâmica com coeficientes de arrasto parecidos. Além disso, a Nikola diz que a Tesla tentou contratar seu engenheiro-chefe alguns meses após ter anunciado o caminhão movido a hidrogênio.

Quando as primeiras imagens do Tesla Semi vazaram na internet, a Nikola percebeu a semelhança e chegou a pedir para que a empresa de Elon Musk adiasse seu evento de lançamento até que a questão fosse resolvida, mas nunca houve resposta. E, como a Nikola perdeu parte de seus investidores e parceiros para a Tesla, esta última estaria causando uma “confusão no mercado”, gerando prejuízos de US$ 2 bilhões.

Em nota ao The Verge, a Tesla diz ser “obviamente óbvio que não há mérito nesse processo”.

Nikola Tesla não deve estar nem um pouco feliz com essa história.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Nuclear

Deve ser por isso que a China joga o foda-se para patentes e direitos autorais kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sandro Soares

Tá, mas essa tal de Nikola chegou a lançar os caminhões? Lançou antes da Tesla ou estava só no papel? Quebrou alguma patente? Pq se for processar só por parecer, tem muita empresa aí no mercado que iria falir se esse processo fosse pra frente...

Thiago Lima

Nada a ver. Quem tem o direito de processar a Tesla é a Volvo pois o Semi é a cara de um Volvo VN do futuro, os faróis são claramente inspirados nos caminhões americanos da Volvo.
Por outro lado eu achei o Nicola One claramente inspirado no Audi R8.

João

Nickola One... Estamos em 2018 e ele tem um design estilo 2259. Seria maravilhosos caminhões autônomos assim no futuro, meio bizarro precisar de motorista para dirigir em estradas lineares e fáceis.

Canal Universo Bardog

Hehehe engraçadinho!! Só porque Edison lucrou encima de varvár pessoas.

John Smith
Programador Front-End

Plot Twist: Surge uma empresa que passa a perna na Nikola e na Tesla com o nome THOMAS EDISON

Caleb Enyawbruce

seria uma boa saida hahaha

Lucas Santos

Podia fazer fusão futuramente. Aí ficaria Nikola Tesla kkkkkk

John Smith

Se bem que isso é verdade. Mas a história me pareceu bem estranha...

Bruno Martins Santana

Dá até vontade de ver um Reboot do CARGA PESADA com o Pedro e o Bino fugindo das ciladas

Robert Rey

Eu ainda prefiro os Kenworth, mais sóbrios e com um design que nunca cansa

Lucas Santos
Renan

Patent trolls não costumam ter produtos

Shrueak

Nikola! Ma cousin! Let's go bowling!

Exibir mais comentários