Com a proximidade das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) costuma intensificar suas campanhas na TV e no rádio. Neste ano, o órgão também está usando o Facebook para se comunicar com eleitores.

A rede social já mostrou para alguns usuários um aviso sobre o fim do prazo para emissão do título de eleitor. O comunicado diz que se você quiser votar nas eleições desse ano, precisa fazer o documento até 9 de maio.

Foto por Oliver Graumnitz/Pixabay

Há também um link para o site do TSE com mais detalhes sobre como regularizar o título de eleitor. O aviso é exibido entre no feed de notícias entre as publicações de seus amigos e não se trata de um post patrocinado.

Procurado pelo Tecnoblog, o TSE disse que se trata de uma parceria institucional com o Facebook. A campanha não teve nenhum custo e foi oferecida ao tribunal gratuitamente.

O órgão também afirmou que impulsiona algumas de suas campanhas nas redes sociais. No Twitter, por exemplo, uma campanha trata da identificação do eleitor pelo seu nome social.

“São custos pequenos de veiculação, comparados aos de produções para a TV, por exemplo”, disse uma porta-voz do TSE. “Reiteremos que se tratam de campanhas planejadas e segmentadas por tipo de público, já que as plataformas das redes permitem essa escolha”.

A campanha também serve para transformar o Facebook em um espaço de participação política, assim como o que acontece nos EUA. No ano passado, a rede social passou exibir alertas sobre eleições locais, mas desde 2008, “convoca” os usuários a votarem para presidente.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Anubis

Neste caso eu iria votar em um candidato sem expressão alguma.

Aqui onde moro, tem uma zona eleitoral onde eu pego o documento, pago na hora pelo aplicativo do BB, e mostro para ele o pagamento e ele e, o mesmo, libera na mesma hora. Fica sempre vazio.

johndoe1981

Eu também sou contra a obrigatoriedade, cadê a democracia?. Mas no meu caso daria mais trabalho ter que explicar ao TRE, pois moro muito perto da seção eleitoral.

johndoe1981

Se o avatar fosse uma imagem em apoio ao molusco de 9 dedos, você ainda diria isso? 🤔

johndoe1981

Curioso, hoje de manhã recebi uma notificação do Google aconselhando verificar a situação com a Justiça Eleitoral. Pensei que Mountain View já soubesse que fiz o cadastramento biométrico há meses, afinal o Google já sabe tudo sobre minha vida mesmo kkkkk.

Victor Serrão

Me pergunto qual é o interesse do Facebook nisso aí... Não existe almoço grátis.

Baidu feat MC Brinquedo

Até porque essa nova geração quase não assiste TV.

Tenho dois sobrinhos adolescentes e uma irmã mais nova na mesma faixa etária. Todos tem smartphone e acesso à internet de alta velocidade. Agora me pergunte se eles assistem TV? Não querem nem papo! É só rede social, YouTube, Netflix e Spotify.

Anubis

Não tenho saco para PTistas e nem bolsomistas...
O único lado que os políticos têm são o lado deles.
Acorda cacete!

Eliézer José Lonczynski

Belo uso da plataforma, aprovadissimo.

Thiago Silva

kk'

leoleonardo85

Se vê pela imagem do avatar

Marcus Araújo

Agora que o Facebook divulgou até o horário que o usuário defeca para todo mundo que quisesse utilizar esses dados para fins políticos, eles sugerem que você faça o seu título... 🤔

Anubis

Eu não voto. Não gosto da obrigatoriedade.

John Smith

Vi isso hoje e achei excelente. Ainda melhor agora, sabendo que não onerou os cofres públicos.
Sem entrar no mérito da discussão sobre a referida rede social, é inegável que dessa forma atingem um público muito grande, talvez bem maior do que aquele que poderia receber essa informação pela TV ou rádio.