Por muito tempo, o Google Now Launcher foi uma alternativa mais simples à interface criada por algumas fabricantes. O aplicativo está disponível na Play Store e tem presença nativa nos antigos Nexus e em alguns modelos da Motorola.

No entanto, essa alternativa está próxima de seu fim. De acordo com o Android Central, o app é listado na Play Store como incompatível em vários aparelhos, impedindo a instalação.

Você não deverá perceber nenhuma mudança caso ainda esteja utilizando o Google Now Launcher em seu smartphone ou tablet. Mas, como ele deixou de receber atualizações, é melhor migrar para opções como Nova Launcher, Action Launcher ou Microsoft Launcher.

O encerramento do primeiro launcher público do Google faz parte de um processo anunciado no início de 2017. Na ocasião, a empresa enviou um comunicado para fabricantes parceiras com a decisão de descontinuá-lo. Ele foi removido do pacote opcional do Google Mobile Services, mas segue na Play Store até hoje.

Com o fim do aplicativo, o Google deverá se concentrar apenas no Pixel Launcher. Oficialmente, a solução está disponível somente para smartphones Pixel, mas é possível instalá-la manualmente. Claro, você também pode optar por um dos vários launchers disponíveis na Play Store.

Com informações: Android Central.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

JN Marcos

Se queres algo funcional, então o Microsoft Launcher seria a melhor opção. Apesar de ele também ser bem personalizável.

Irivani

Concordo!

Fagner Ribeiro

Eu também to nessa vibe agora. Quando eu era mais novo eu queria personalizar tudo. Hoje eu só quero algo limpo e funcional. Tudo que estar a no maximo dois toques de distancia.

Felipe

Pensava que ele só ia mudar de nome e virar o Pixel launcher mas enfim vou continuar no Nova Launcher que comecei a usar no inicio apenas pela função de deixar o drawer na horizontal e tirar aquele fundo branco escroto e acbei gostando das outras funções do launcher agora não largo mais

Maxnoob

Hoje é exclusivo mas já esteve "aberto"

Marcos Guilherme

Qual vocês recomendam?

Rafael Moreira

Esse funciona muito bem nos dispositivos Nexus e Pixel. A ultima atualização escondeu o modo HDR +, mais pode reativar. Para usuários Nexus 5x/6P e Pixel 1 tem o mod da Google Câmera que habilita a função retrato para rosto humano. Excelente app, só uso ele em meu Nexus. E como citaram ai, esse aplicativo é exclusivo para smartphones Google. A um mod que funciona também em Xiaomi e OnePlus 5t.

Oliney

Adoro o Google Now. Infelizmente tchau então. Fazer o que?

Porto Velho

Android One é uma coisa, Android (quase) puro é outra.

Simplesmente instalar um Android básico não te dará atualizações rápidas. O Google exige colocar o hardware escolhido a dedo por ele pra fazer isso.

Gertrudes, a Lhama Morta

Faz muito tempo que não uso o Now, mas o Evie é muito leve. Acho que o smartphone tem que ser muito fraco pra dar diferença perceptível em um launcher (ou o launcher tem que ser muito ruim)

Alessandro

Eu não faria isso, também já cansei de ficar alterando tudo, mas quando você quer fazer algo e não tem a função nativa, como ligar a lanterna segurando o botão de ligar, faz uma falta... Uma rom personalizada

Seraph

Dispenso

Marlon Mattos

É uma pena, lá se vai mais um pro cemitério da Google, eu tinha testado antigamente e achei maneiro, mas como nao sou de adaptar a interface pura do Android, acabei saindo dele

Felipe Liʍa

Smart Launcher

Felipe Liʍa

Testa o NOVA

Exibir mais comentários