Elon Musk promete “revolução” com Model Y e mais transparência sobre Autopilot

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 1 semana
Elon Musk (Imagem: Dan Taylor/Heisenberg Media)

Apesar das dificuldades para atingir a meta de produção do Model 3, a Tesla já aposta em seu próximo carro. Em conferência com acionistas, Elon Musk disse que a empresa terá uma “revolução na fabricação” da SUV elétrica conhecida como Model Y.

O CEO da Tesla quer mostrar que não voltará a ter os mesmos problemas de produção do Model 3, que exigiu a exigiu a entrada de trabalhadores humanos em etapas que eram ocupadas por robôs. Segundo Musk, o Model Y será “incrível do ponto de vista da fabricação”.

Entre as correções, pode estar a mudança na arquitetura da bateria do veículo. O objetivo é reduzir a fiação e, consequentemente, simplificar a produção. Com isso, seria possível colocar ainda mais robôs na linha de montagem.

A empresa pretende iniciar as vendas do Model Y com mais rapidez, mas a produção não deverá começar antes de 2020. Na conferência, Musk disse que o maior problema é a falta de espaço: segundo ele, a fábrica da Tesla na Califórnia está completamente lotada.

Mais transparência sobre Autopilot

Segundo o The Verge, o executivo adiantou que a empresa passará a publicar relatórios trimestrais a respeito da segurança do Autopilot. Trata-se do sistema semiautônomo que ajuda — mas não substitui — motoristas em estradas.

Musk disse que, ao publicar mais estatísticas, as pessoas poderão saber “exatamente o nível de segurança do Autopilot”.

Até agora, a Tesla vem divulgando dados limitados sobre a confiabilidade do sistema. Entre eles, está uma pesquisa feita em 2016 pelo governo americano, afirmando que o piloto automático da empresa reduz acidentes em 40%. O número está sendo colocado em xeque após um acidente fatal com um carro da empresa ocorrido em março.

Para o CEO, a imprensa é a grande responsável pela repercussão negativa do Autopilot e ajuda a confundir os consumidores. “Há 1,2 milhão de mortes de automóveis por ano, e sobre quantas você fica sabendo?”, questionou. “Mas se é uma situação com um carro autônomo, é manchete.”

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados