O Banco Inter, conhecido por oferecer conta corrente sem mensalidade, estreou esta semana na bolsa de valores B3. Suas ações chegaram a despencar 10% nesta sexta-feira (4): uma reportagem diz que os dados de todos os seus clientes foram vazados, incluindo senhas não-criptografadas e números de cartão.

Em comunicado, o Inter nega ter sofrido um ataque cibernético, dizendo que “foi vítima de uma chantagem interna e imediatamente acionou as autoridades policiais”. O caso está sendo investigado em sigilo.

Um hacker chamado “John” divulgou ao Tecmundo um arquivo criptografado de 40 GB que teria informações pessoais de 300 mil clientes do Inter. Ele diz que obteve os dados ao longo de sete meses, copiando-os depois que “um funcionário do banco foi inconsequente durante seu trabalho”.

Ele teria enviado o mesmo arquivo para o banco, mas exigindo um valor não-revelado e ameaçando divulgar o caso publicamente se não recebesse o dinheiro em até 15 dias. O pagamento não foi realizado.

Entre as informações, estão dados cadastrais como senha, código de segurança (CVV), e-mail, telefone e endereço. Há também documentos como CPF, RG, CNH e declaração de imposto de renda (para quem pediu aumento de limite do crédito); e fotos de cheques para compensação via aplicativo.

Além disso, os dados incluiriam até chaves privadas EC2 usadas no serviço de nuvem AWS. Em comunicado ao Tecmundo, o Inter afirma que fez “migração de dados para computação em nuvem junto ao seu parceiro Amazon Web Services”.

No Twitter, a empresa diz em resposta a diversos usuários que a notícia é falsa:

No comunicado, o Inter vai além: “trata-se de notícia inverídica, com conteúdo técnico questionável e impreciso, publicada com o objetivo exclusivo de prejudicar a reputação do banco”.

A empresa diz que não considerou a tentativa de extorsão como fato relevante, porque “não houve invasão e tampouco comprometimento dos sistemas de segurança”.

Além de negar o vazamento, o banco diz em nota à Exame que “é crime a divulgação de ‘notícias falsas ou fatos verdadeiros truncados ou deturpados’ a respeito de instituição financeira”.

Atualizado às 17h10

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jose Pereira

tecmundo* perdeu a confiança.... nao uso mais como fonte nada do tecmundo* tem que cuidar com o que divulga, confio tanto no banco que ate aumentei minha aplicação no banco inter

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

E vc manja pra caralho né Tenente? Pega seu revolvinho e enfia no rabo... eu simplifiquei pra quem não é da área...

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Óbvio, mas ali podem ser chamadas remotas sendo logadas por traffic sniffing

Máxon

Notei isso também, sendo o ataque verdadeiro ou não, ficou bem invidente na carta a intenção do tal hacker

Máxon

Também não confio no Tecmundo, mas o banco inter até agora apenas negou de forma vaga através de uma nota

Eduardo

Também é notícia falsa se o comprometimento da segurança for real e o banco mentir sobre isso, é bom que se diga.

Andre Costa

Recebi isso também 😂

Felipe Gonçalves

https://uploads.disquscdn.c... Os bancos tradicionais já começaram a atacar !

Petyr

Primeiro o twitter, agora o banco inter. Negócio tá sério.

Vinicius Machado

esse pessoal do tecmundo vão tomar "lá" e é sem cuspe meuamigo

Samuel Alexandre

TecMundo é tipo o WCCFtech BR

Leonardo Feelckins

hm, esse "vazamento" justo na semana de estreia do banco inter na bolsa de valores de são paulo?

Luciana Soares

Tenho tanto conta PF quanto PJ e até agora o banco não se pronunciou. Acho que é Fake. Como um usuário disse acima: parece ser encomenda de algum banco. Levanta o dedo aí quem acha que é o Itau?
Procurem algumas notícias referente ao Itaú e Nubank onde RH do Itaú estava querendo contratar todos do nubank só para frear, e também os inúmeros pedidos ao BC para não aceitar o Nubank no Brasil.

Luciana Soares

Acho que está equivocado. A ideia do CEO do Inter e vender o banco com inúmeros clientes. Os donos do Inter são donos de construtoras MRV entre outras. O banco existe a mais de 20 anos, porém era só para financiar seus próprios empreendimento, agora abriu capital. Logo será vendido.

Luciana Soares

Te vendo uma ótima impressora. Rsrsrs

Exibir mais comentários