Como restaurar o Windows 11, 10 ou 7

Computador não inicia? Saiba como restaurar o Windows 10 ou o Windows 7 utilizando um ponto de restauração ou formatando-o

Diego Melo
Por
• Atualizado há 1 ano
panos-sakalakis-windows-10-unsplash

O seu computador não inicia ou precisa ser restaurado? Sem problemas. Saiba como restaurar o Windows 11, Windows 10 ou Windows 7 para resolver o que não está se comportando corretamente. Isso evita tomar medidas mais drásticas como formatar o computador e perder os seus dados.

No entanto, essas ações dependem do tipo do problema encontrado e se um ponto de restauração foi configurado previamente. Certifique-se de ter um backup dos seus arquivos importantes e procure obter o máximo de informações possíveis sobre o problema antes de tentar resolvê-lo por conta própria.

Se o Windows estiver apresentando problemas após a instalação recente de um programa ou driver, é possível “voltar no tempo” para um ponto de restauração anterior à instalação deste programa.

Os pontos de restauração são gerados quando um novo aplicativo ou driver é instalado, e também podem ser criados manualmente.  A restauração não afeta seus arquivos pessoais, mas remove os aplicativos, os drivers e as atualizações instaladas após a criação do ponto de restauração.

como restaurar o windows 10

Primeiro, verifique se a proteção do sistema está ativada. Para isso, acesse o Painel de Controle, procure por Recuperação e clique em Configurar Restauração do Sistema. Selecione a unidade na qual o Windows está instalado e clique em Configurar. Verifique se a opção Ativar a proteção do sistema está ativada.

Como restaurar o Windows 11

Tempo necessário: 3 minutos

Para restaurar o Windows 11 faça o seguinte:

  1. Abra o menu de configurações de sistema

    Use o comando tecla “Windows+i” ou faça o caminho; Menu Iniciar > Configurações > Sistema;Imagem menu de restauração W11

  2. Encontre a aba Recuperação

    Após abrir o menu de configurações do sistema, selecione o campo “Recuperação”;

  3. Restaure o computador

    Clique no campo “Restauração” e depois selecione “Restaurar o computador”Imagem menu de restauração windows 11

  4. Defina se pretende manter ou excluir arquivos

    No campo seguinte há duas opções que envolvem manter ou apagar arquivos. Escolha “Remover tudo”, caso pretenda apagar todos os arquivos do PC ou “Manter meus arquivos” para excluir programas, porém manter seus arquivos pessoais;Imagem menu de restauração windows 11

  5. Defina como reinstalar o Windows 11 

    Na tela seguinte, você pode definir se pretende reinstalar o Windows 11 a partir da nuvem ou reinstalar localmente por um dispositivo. 

Como restaurar o Windows 10

Para restaurar o Windows 10 utilizando um ponto de restauração:

  1. Acesse o Painel de Controle;
  2. Procure por Restauração;
  3. Selecione Recuperação , depois Abrir Restauração de Sistema e, por último, Avançar;
  4. Escolha o ponto de restauração relacionado ao aplicativo ou driver com problema e selecione Avançar e depois Concluir.

Como restaurar o Windows 7

No Windows 7:

  1. Acesse o Painel de Controle;
  2. Acesse Sistemas e Segurança, depois Sistema;
  3. No painel direito, clique em Configurações Avançadas do Sistema;
  4. Na nova janela, clique em Proteção do Sistema;
  5. Clique em Restauração do Sistema;
  6. Caso o Ponto de Restauração recomendado seja suficiente, clique em Avançar. Senão, clique em Escolher um ponto de Restauração e depois em Avançar;
  7. Escolha o ponto de restauração e clique novamente em Avançar;
  8. Certifique-se se você selecionou o ponto correto e clique em Concluir.

O processo de restauração leva alguns minutos; portanto, não desligue o computador até que ele seja concluído.

Caso não tenha resolvido ou o ponto de restauração escolhido não seja o correto, é possível reverter as alterações. Execute novamente os passos e, na tela de seleção do ponto de restauração, escolha o ponto do tipo “Desfazer”.

Como restaurar o Windows 10 e apagar arquivos

Caso a proteção do sistema não esteja ativada, será preciso restaurar o computador. Esta ação reverte todos os programas e drivers instalados para a versão original do Windows, mas pode manter ou não seus arquivos pessoais dependendo das configurações selecionadas.

como restaurar o windows 10
  1. Procure por Configurações;
  2. Clique em Atualização e Segurança;
  3. Clique em Recuperação;
  4. Clique em Começar e escolha se deseja restaurar o sistema mantendo os arquivos ou removendo tudo.

Como restaurar o Windows 7 e apagar arquivos

  1. Acesse o Painel de Controle;
  2. Clique em Recuperação;
  3. Selecione Métodos de recuperação avançados;
  4. Na próxima tela, você poderá escolher se deseja recuperar o sistema utilizando uma imagem de backup previamente criada ou se deseja reinstalar o Windows. Seus arquivos antigos poderão ser salvos na pasta Windows.old, acessível após a reinstalação do sistema.

Também é possível acessar o programa de restauração do sistema pelo prompt de comando.

No Windows, aperte a tecla Windows + R, digite cmd e aperte Enter. Depois, execute o comando rstrui.

Caso necessite executar o programa antes de carregar o Windows, siga este tutorial para saber como acessar o prompt de comando antes de dar boot no sistema e depois execute o comando rstrui.

Se mesmo assim os problemas persistirem, você pode procurar por ajuda especializada ou formatar o computador e executar uma instalação limpa do Windows usando um pen drive.

Caso Windows não esteja iniciando

Se o Windows não está carregando, pode ser um problema na inicialização do sistema. Uma das formas de corrigí-lo é executar um reparo de inicialização.

Para isso, você irá precisar de um disco de instalação do Windows, que pode ser tanto em DVD quanto em um pen-drive. Caso precise, nós ensinamos como fazer um pen drive bootável para o Windows 11.

No Windows 10 e Windows 11:

  1. Insira o DVD ou o pen drive no computador.
  2. Execute o boot do Windows pelo disco de instalação. Se não souber como iniciar o boot pelo pen drive, siga este guia.
  3. Na tela de instalação, clique em Avançar e, depois, em Reparar o computador.
  4. Clique em Solução de Problemas -> Opções Avançadas -> Reparo de Inicialização.
  5. Clique em Windows 10 e aguarde o reparo.

No Windows 7:

  1. Aperte F8 enquanto o Windows estiver sendo iniciado (antes do logo do Windows aparecer).
  2. Acesse a opção Reparar o seu computador;
  3. Insira a senha de administrador do sistema;
  4. Escolha a opção Restauração do Sistema;
  5. Selecione Reparo de Inicialização e reinicie o computador;

Dependendo do problema e dos arquivos danificados, o reparo de inicialização pode não ser suficiente. Caso o Windows continue sem carregar, pode ser preciso reinstalar o sistema.

Se após o reparo de inicialização o Windows carregar, mas continuar apresentando problemas, é possível executar mais alguns passos para restaurar o sistema sem perder os arquivos.

Também é possível acessar o programa de restauração do sistema pelo prompt de comando.

No Windows, aperte a tecla Windows + R, digite cmd e aperte Enter. Depois, execute o comando rstrui.

Caso necessite executar o programa antes de carregar o Windows, siga este tutorial para saber como acessar o prompt de comando antes de dar boot no sistema e depois execute o comando rstrui.

Se mesmo assim os problemas persistirem, você pode procurar por ajuda especializada ou formatar o computador e executar uma instalação limpa do Windows usando um pen drive.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows 11 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Canal Exclusivo

Relacionados