A Microsoft recentemente começou a liberar o April 2018 Update, e já está preparando a próxima grande atualização do Windows 10. Ela está em testes e vem ganhando algumas novidades; desta vez, temos uma ferramenta aprimorada para capturas de tela.

Em primeiro lugar, ficou mais fácil recortar seus prints. Desde o ano passado, é possível usar o atalho Windows + Shift + S para selecionar uma área específica da tela e colocar a imagem na área de transferência.

Agora, esse atalho traz também uma barra de ferramentas com três opções: retângulo, forma livre, e tela inteira. Escolha uma delas, e surgirá uma notificação no canto direito: assim, é possível editar e compartilhar a imagem.

Isso é feito através do Esboço da tela (Screen Sketch), que se tornou um app independente; até então, ele fazia parte do Espaço de Trabalho do Windows Ink. Dessa forma, será possível atualizá-lo através da Microsoft Store, e acessá-lo ao pressionar Alt + Tab.

Tudo isso depende do atalho Windows + Shift + S, que talvez você não conhecesse. Por isso, a Microsoft permite substituí-lo pela tecla PrintScreen, facilitando o acesso. Para tanto, é preciso ir em Configurações > Dispositivos > Digitação Configurações > Facilidade de acesso > Teclado. Isso requer a build 17661 ou posterior instalada.

Há também um botão “Recorte de tela” na Central de Ações. E se você tiver uma caneta stylus, pode ativar a captura de tela pressionando seu botão físico.

O Windows 10 também recebeu outras novidades. O plano de fundo da Visão de Tarefas — agora com a Linha do Tempo — ganhou um efeito suave de desfoque. Isso condiz com o Fluent Design que o sistema vem adotando aos poucos.

Além disso, a Microsoft permite organizar diversos programas em abas, incluindo o Explorador de Arquivos; o recurso foi liberado em testes para poucos usuários, e agora está sendo expandido.

Confira as outras novidades neste link. Para usar a build 17661, você precisa entrar no programa Windows Insider.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel Soares Vilela

já tinha a ferramenta captura, era só usar

Gabriel Soares Vilela

já tinha eles só atualizaram

renan Brait

Tecla Windows+PrintScreen salva o print da tela inteira na pasta Imagens>capturas de telas faz um bom tempo ja!
o que esse novo atalho faz agora é ficar na area de transferencia o pedaco da imagem pra voce colar

Molinex

Mano, só agora, descobri pra que serve isso kkk

https://uploads.disquscdn.c...

Nunca entendi pra que copiar uma imagem para o clipboard, mas realmente funciona. Da pra simplesmente colar a imagem do clipboard direto no whatsapp...
Não sabia disso...

Gabriel Brito

Em outras palavras, o trecho que vc selecionar com o windows + shift + s fica copiado. É ótimo pra jogar no WhatsApp ou Messenger, com rapidez e sem criar arquivo em pasta nenhuma.
Do jeito que você tá falando tem o windows + printscreen, que joga na pasta, como faz um celular. Ótimo pra quando você precisa realmente salvar a imagem.
Agora o shift + print realmente não existe não...

Daniel R. Pinheiro

Erro meu, quando eu disse sobre o salvamento automático, eu quis me referir ao atalho citado, não à Ferramenta de Captura. Mas vc me entendeu agora...

Cobalto

O cara não só não conhece a ferramenta de captura que existe pelo menos desde o Windows 7, como ainda ACHA que conhece e tá reclamando da gente por mostrar que ele não conhece hahaha

João

Sharex é o melhor mesmo mas tem muita coisa q leigo não quer saber ou vai usar, essa ferramenta nativa do windows já supriria para 99% das pessoas.

Molinex

Estranho...
Esta até na documentação
https://help.gnome.org/user...

kkk

Molinex

Também gosto do Alt+printscreen, é mais pratico. PicPick não sei nem o que é kkk
Mentira, sei sim. A muito tempo atras usava shutter pra fazer rápidas edições. Hoje uso o screenshot do deepin, mas raramente...
O screenshot nativo já resolve bem pra mim

Daniel R. Pinheiro

Como assim, Shift + Print? Eu usei aqui essa combinação, não aconteceu nada (só um print foi tirado pra Clipboard kkk´).

Essa do cursor virar uma cruz aparece quando combino Win + Shift + S.

Daniel R. Pinheiro

Sim, eu conheço o Win + Shift + S. Mas ele não salva o recorte automaticamente, apenas manda pra área de transferência. O Windows Ink é ainda mais trabalhoso, pra quem quer tirar um print rápido. Eu uso essa ferramenta mais pra tutoriais de jogos, quando to gravando vídeos.

Daniel R. Pinheiro

Que canvas, velho? PelamordeDeus. Num acredito que um bagulho óbvio desse virou motivo de discussão desnecessária a ponto de eu ter que explicar duas vezes. Vou desenhar.

To aqui no meu PC. Na hora que me dá na telha, e quero salvar um print eu combino:
Win + Print
Pronto, a imagem tá lá, já salva. A hora que eu quiser, vo lá e uso. Fora que eu posso fazer isso, repetidas vezes, cada print é uma imagem diferente salva.

Me diz um atalho semelhante que existe hoje no Windows que faz isso apenas com uma área selecionada (de forma nativa)? Não tem, caramba. O mais próximo disso é o atalho:
Win + Shift + S, mas ele apenas joga a imagem pra área de transferência (igual a tecla print, apenas).

To falando de Ferramenta de Captura não, que é um programazinho nativo, que vc tem que abrir e tals... MDS ¬¬

Kodos Otros

É impressionante como em pleno 2018 o Windows não tenha isso ainda.
Enfim, segue o lema da MS: Antes tarde do que nunca.

raphael_silva

Depois que comecei usar ShareX dificilmente vou usar ferramentas built-in.

Exibir mais comentários