A Microsoft está realizando, nesta segunda-feira (7), sua conferência Build para desenvolvedores. Nos últimos anos, o Windows 10 era o centro das atenções, mas isso está mudando. Desta vez, o foco do evento está em computação na nuvem e na internet das coisas. Ainda assim, o sistema está ganhando algumas novidades.

Windows

Para a próxima atualização do Windows 10, a Microsoft promete integrá-lo “entre uma variedade de dispositivos e plataformas”.

Haverá uma nova maneira de conectar seu smartphone ao PC, dando acesso a mensagens de texto, fotos e notificações. Com o “Your Phone”, será possível inserir imagens do seu celular em um documento que você estiver editando no computador, sem mesmo tirar o aparelho do bolso. Isso entrará em testes no programa Windows Insider em breve.

O Microsoft Launcher para Android terá suporte à Linha do Tempo, lançada no Windows 10 com o April 2018 Update. Isso significa que você poderá ver um histórico dos apps e arquivos abertos nos últimos 30 dias. Além disso, suponha que você editou uma planilha no smartphone: isso vai aparecer no PC, e você poderá continuar o trabalho no Excel para Windows.

A Linha do Tempo no PC também vai mostrar os sites que você visitou no Microsoft Edge para iPhone e iPad. Ou seja, será ainda mais fácil continuar a navegação entre o PC e dispositivos da Apple.

Há alguns meses, a Microsoft vem testando os Sets no Windows 10. Isso permite agrupar diversos programas em abas, incluindo o Explorador de Arquivos. A partir de hoje, qualquer desenvolvedor poderá adotar esse recurso, começando por aplicativos UWP.

Kinect está de volta (ou quase)

Como um acessório para o Xbox, o Kinect fracassou. Ele deixou de ser fabricado, e seu estoque não foi mais reposto. No entanto, sabíamos que a tecnologia por trás dele continuaria viva.

De fato, a Microsoft anunciou hoje o Project Kinect for Azure: trata-se de um conjunto de sensores, incluindo uma nova câmera de profundidade, pensada para inteligência artificial e computação na borda.

O novo sensor consegue rastrear todas as articulações das mãos, além de mapear o espaço ao redor com alta fidelidade. Ele tem resolução 1024 x 1024, contra os 640 x 480 pixels do acessório para Xbox One.

O Kinect for Azure consome pouca energia, e será voltado para desenvolvedores que trabalham com inteligência ambiental — reconhecimento de clientes em uma loja, por exemplo.

Parceria com DJI e Qualcomm

A Microsoft está abrindo o código-fonte do Azure IoT Edge Runtime, serviço voltado para a internet das coisas. Com a computação na borda, dispositivos como drones e equipamentos industriais podem executar ações críticas sem exigir conexão à nuvem.

Foto por Andri Koolme/Flickr

A DJI, maior fabricante global de drones, fez uma parceria com a Microsoft para criar um novo SDK para o Windows 10. Trata-se de um conjunto de ferramentas para desenvolvedores, com controle de voo e transferência de dados em tempo real.

Além disso, a Microsoft vai trabalhar com a Qualcomm Technologies para criar um kit de visão computacional para desenvolvedores. A ideia é oferecer hardware e software essenciais para desenvolver soluções de IoT baseadas em câmera.

Inteligência artificial para acessibilidade

A Microsoft está lançando hoje o AI for Accessibility, um programa de cinco anos que investirá US$ 25 milhões em ferramentas de inteligência artificial voltadas para pessoas com deficiências.

Isso será feito através de bolsas para desenvolvedores, universidades e ONGs. Ela também vai identificar e expandir projetos de IA já em andamento, fornecendo acesso a especialistas da Microsoft para ajudá-los a crescer.

A ideia é ajudar pessoas com deficiência visual, auditiva, cognitiva, de aprendizagem, de mobilidade e de saúde mental. Elas serão mais capazes de lidar com três cenários específicos: trabalho, vida moderna e conexão humana.

E mais

No ano passado, Microsoft e Amazon fecharam uma parceria para unir Cortana e Alexa. No entanto, isso está demorando mais que o previsto. Na Build, vimos pela primeira vez as duas assistentes pessoais interagindo entre si: você pode dizer “Ei Cortana, abra a Alexa” e vice-versa.

A integração estava inicialmente prevista para ser lançada até o final de 2017, o que não aconteceu. Por enquanto, não há um novo prazo, mas você pode se cadastrar aqui para receber novidades do projeto por e-mail.

A Microsoft demonstrou um conceito de sala de reunião inteligente, com uma câmera de 360 graus e um conjunto de microfones para detectar cada participante e transcrever o que eles dizem.

O Excel ganhou suporte a funções personalizadas em JavaScript. Isso está disponível em prévia a partir de hoje; confira os detalhes aqui. Você pode usá-las no Windows, Mac e Excel Online.

A Microsoft anunciou outras novidades voltadas para desenvolvedores. Isso inclui a plataforma Windows Machine Learning para aprendizado de máquina, que está embutida no Windows 10. O .NET Core 3.0 permite usar a versão mais recente do .NET e rodar programas em um ambiente independente. E ficou mais fácil criar aplicativos que adotem o Fluent Design, graças ao UWP XAML Islands.

Com o Visual Studio Live Share, em prévia a partir de hoje, o desenvolvedor pode colaborar em tempo real com outros membros da equipe, editando e depurando código diretamente no Visual Studio 2017 ou VS Code. E o IntelliCode oferece sugestões baseadas em inteligência artificial para “melhorar a qualidade do código e a produtividade”.

E, como o blockchain está em alta, a ferramenta Azure Blockchain Workbench permite desenvolver aplicativos conectando uma rede de blockchain a serviços na nuvem como Azure Active Directory, Key Vault e SQL Database.

Atualizado às 15h26

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gustavo Lima

Nova Launcher

ʞǝʌǝɥs

microsoft cada vez mais copiando o Linux :)

notepad agora consegue mostrar arquivos textos do Linux, linha por linha!
uau

https://blogs.msdn.microsof...

Molinex

Inovação demais...
Em breve, poderemos emparelhar nosso celular com nosso desktop sem tira-lo do bolso...
Aqui isso já acontece, ha um bom tempo, e nem mesmo sei onde esta meu celular. Só sei que esta nessa rede. Aí tem também o negocio das abas kkk
Saber que toda essa inovação ainda esta por vir, em breve, me deixa meio estranho...
É como se eu vivesse no futuro

tuneman

Eu já uso o 'wi-fi mouse pro' que peguei numa promoção.
Mas sempre pensei que a Microsoft já poderia fazer alguma coisa nesse sentido...

Felipe Teodoro

Falaram sim, eles lançaram dois aplicativos, um focado no ramo de suporte e um para criação de espaço.

Irineu Silva

Nossa, muita coisa. Top mesmo (para o público casual, como eu) vai ser amanhã.

Irineu Silva

Nativa? Acredito que não. Tem o Remote Desktop, mas você com certeza conhece, se o que você quer é transformar o celular em um mouse sem fio. Apenas com apps de terceiro mesmo.

leoleonardo85

Azure talvez serja o melhor produto da Microsoft, cresceu demais e continua crescendo

7csP9tkb

Usava o Arrow, e agora o Microsoft launcher por ser leve sem muitas firulas. Agora que estão enchendo ele de coisas que para mim são inúteis, vou ter que procurar outro. Alguém me indica algum?

tuneman

Uma pena que demooooram pra pegar algumas ideias dessas....

Tori

Tem muitos recursos que a Microsoft pega emprestado do KDE/GNOME, e a comunidade expert do Windows fecha os olhos e diz "Nunca nem vi."

Henrique Barros

Boa pergunta, também gostaria de saber.

Leandro Alves

Eu fiquei impressionado com a possibilidade de usar javascript no Excel hahahha

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Não que o HoloLens realmente importe aqui nas quebradas a Banânia, mas enfim...

Cobalto

Tão mostrando agora.
O texto queimou a largada e não tá "em desenvolvimento..." :v

Exibir mais comentários