Se algum amigo seu mandar uma mensagem dizendo “aperte o esquilo” ou “toque no botão”, apenas ignore. Ela provavelmente contém uma bomba de caracteres que trava o WhatsApp ou o Facebook Messenger no Android.

O que parece uma mensagem simples pode conter mais de 40 mil caracteres. A maioria deles fica oculta, então o usuário não pode vê-los — mas o aplicativo precisa lidar com eles mesmo assim.

No caso do WhatsApp, a mensagem é tão longa que tem um link “Ler mais” adicionado automaticamente no final. Ao tocar nele, o aplicativo tentará processar o que parece ser uma mensagem simples de texto, até o Android exibir a mensagem “WhatsApp não está respondendo”.

A pegadinha envolve copiar um texto de 120 KB e enviá-lo como uma mensagem de texto comum — e o WhatsApp não está preparado para isso, pelo menos no Android. A versão web não é afetada.

O Messenger tem um problema semelhante. É possível colar a bomba de caracteres no Android e enviá-la para qualquer pessoa. Não haverá um link “ler mais”, mas se ela tocar na mensagem, o app pode travar.

No entanto, o Messenger bloqueia o envio através da web:

A mensagem também pode travar o Instagram se for enviada através do Direct.

No caso do Telegram, eu não tive sucesso nem enviando pelo web, nem através do próprio Android. Ele quebra a bomba de caracteres em várias mensagens, e não sofre travamentos.

Também não tive problemas no Gmail. Enviei a mensagem para mim mesmo na web, e no Android, aparece a opção “Ver toda a mensagem”, que não trava o aplicativo.

Por enquanto, não há nenhuma correção para os apps afetados — como WhatsApp e Messenger — mas eles funcionam normalmente após serem fechados e reabertos. Só evite tocar na mensagem.

Com informações: SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

mobilegamerbr

Na Banania? Esqueça!

Keaton

Como faz isso? To perguntando pra um amigo. :V

Pedro Tashima

Ele vem ganhando bastante espaço, mas infelizmente ainda não tem como bater na base de usuários do Whatsapp

Seraph

bloqueio inútil pq continuam usando

Igor

O SMS tem limite de caracteres, lembro que qdo usava ele quebrava em mais de uma mensagem automaticamente.

João

Nem na rússia q é seu berço ele é bem tratado, bloquearam o coitado.

ronaldo hannouche

Pois o meu WhatsApp mesmo sem eu ter tocado nesse maldito link desde ontem está travado direto. Mal abre e já fecha. Só consigo ler as mensagens se desconectar a internet. De outra forma e impossivel

Rmavalli

Tenho um Moto G4+ que está bem debilitado já, só de clicar na mensagem ele já trava, mas como rodo um CFW, consigo matar o processo do WA segurando o botão de voltar, ai é só abrir o app de novo e ta normal.

Crock, o Dillo

O mesmo no A9 aqui.

Andre Luiz Silva

Acredito que nenhum aparelho trave ao ponto de ter que reiniciar, mas os celulares com processadores intermediários devem levar muito tempo para processar a cadeia, daí a impressão que travou de vez.

Trovalds

No hu3zil, esqueça.

Porto Velho

Ele provavelmente dividiria em mensagens de até 160 caracteres cada, assim como já faz com mensagens longas.

Porto Velho

Aqui trava só de copiar e colar em qualquer campo de texto, não importa o aplicativo.

Abraão Caldas

Não acontece no S9+, ele dá uma travada de 1seg mas consegue processar a cadeia de caracteres.

Andre Luiz Silva

Meu whatsapp não trava ao ponto de fechar. Se eu alternar para outro app e voltar ele já destravou. Não preciso fechar ou reiniciar o celular.

Exibir mais comentários