Carros autônomos deixarão o trânsito nas ruas e rodovias mais seguro? Provavelmente, sim. Mas os acontecimentos recentes sugerem que esse dia ainda está longe: depois da Tesla e do Uber, foi a vez de um veículo da Waymo (empresa de carros autônomos ligada ao Google) se envolver em um acidente.

Acidente com carro da Waymo (Imagem: Matt Jaffee)Acidente com carro da Waymo (Imagem: Matt Jaffee)

Acidente com carro da Waymo (Imagem: Matt Jaffee)

A batida aconteceu na sexta-feira passada (4) em uma rodovia do Arizona. O Chrysler Pacifica Hybrid da empresa colidiu de frente e com parte da lateral esquerda contra um sedã Honda. Felizmente, a pessoa que ocupava o veículo da Waymo não teve ferimentos graves. Não há informações a respeito dos ocupantes do Honda, mas, aparentemente, eles também não se feriram gravemente.

Acidentes com veículos autônomos não são inesperados, não no atual estágio. O que chama atenção aqui é o fato de John Krafcik, CEO da Waymo, ter dito que a tecnologia da empresa teria conseguido evitar o acidente com o carro autônomo do Uber que resultou na morte de uma pedestre.

O acidente do Uber talvez pudesse ter sido evitado pela tecnologia, mas a batida mais recente seria um desafio até para um piloto experiente. Como mostra o vídeo abaixo, o Honda estava no sentido contrário, tentou desviar de um carro que cruzava a via, perdeu o controle e acabou invadindo a pista ocupada pelo Chrysler da Waymo.

As circunstâncias ainda estão sendo apuradas, mas, tudo indica que o Honda (ou o terceiro carro) não respeitou o sinal vermelho e, por conta da velocidade, não teve saída a não ser desviar do carro que atravessava à frente. A colisão só não foi mais grave porque o carro da Waymo estava em baixa velocidade, provavelmente para parar no semáforo.

Desde que o Google começou a trabalhar com carros autônomos, em 2009, pelo menos 15 acidentes ocorreram com veículos da empresa. Porém, nenhum deles foi grave ou teve como causa direta uma falha na tecnologia.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Uriel Dos Santos Souza

isso vai ter

Astolfinho o porco abiguinho

Um Oásis em um mundo de G1zes de cera e Tecnoplanetas?!

Rmavalli

Escola ensina muito mais do que passar no vestibular, auto escola são 20 aulas ridículas, que na maioria das vezes o instrutor é um péssimo motorista e fica a aula toda no celular. Moto escola pior ainda, te colocam pra andar em círculos em uma quadra e ai de você se ousar engatar a segunda marcha, porque vai levar uma comida de rabo.

Ed. Blake

As escolas também só treinam pessoas para passarem em provas.
Por este raciocínio, melhor desmatricular as crianças.

Marcvs Antonivs

Quando esses carros começarem a avançar sinal, atropelando todo mundo nos cruzamentos da Quinta Ave. com rua 46, ou avançando sobre os pedestres na calçada da Market Street ai vocês vão ver o que é bom pra tosse!

Rmavalli

E não iria resolver nada, porque auto escola não ensina ninguém dirigir, ensina passar na prova. Obrigar refazer testes regularmente só iria ajudar a aumentar o lucro do governo, que arrecadaria cada vez mais dinheiro.

Eric Viana

Esse negócio de futurologia é tão preciso como amarrar sua vida a um signo do zodíaco...

Ed. Blake

Não.

A verdade é que trânsito é uma arte específica de quem dispõe de algo chamado senso comum.

A maioria das pessoas não tem a mínima condição de andar sequer de bicicleta pois é completamente individualista, acha que o conceito de público é "de quem pegar/chegar primeiro" e faz questão de ignorar a lei de trânsito em benefício próprio.

Se fosse obrigatório que um motorista já habilitado fizesse novo exame de direção para renovar a carteira isto não seria um problema tão grande pois 90% dos condutores, especialmente no Brasil, seriam reprovados e teriam que fazer autoescola novamente.

Ed. Blake

- Carro 1: Motorista fura sinal vermelho
- Carro 2: Motorista desvia e perde o controle
- Carro 3: veículo autônomo atingido pelo carro 2.

Tradicional Mídia clickbait: Carro autônomo do Google se envolve em acidente e deixa um ferido nos EUA

Jornalismo de verdade: Carro autônomo do Google sofre acidente, mas o erro foi humano

Parabéns equipe Tecnoblog!
É por isso que a credibilidade aqui é inquestionável!

Ed. Blake

Assim como a televisão matou o rádio a 50 anos.
Ou o Youtube matou a TV, a globo quebrou e ninguém mais assiste faustão e novela a 5 anos.

É o futuro do passado!

Trovalds

Bom, os que dirigem direito estão em extinção. Cada vez mais o que se vê é motorista despreparado.

Murilo Rafael De Mello

Eu aposto em 10 anos.

Orley Lima

Acho que bem menos!

la_gomes

São excelentes doadores de órgãos

Eduardo Braga

São como pilotos de jetski

Exibir mais comentários