O Froyo, nome dado à versão 2.2 do Android, ainda não foi lançado. Quando for, no entanto, vai trazer algumas novidades muito bacanas. Talvez a mais interessante delas – descoberta pelo TechCrunch – seja o tethering (ainda não conheço um bom termo em português para a função) absolutamente nativo.

Donos de aparelhos rodando o novo Android poderão transformar seus celulares em hotspots para compartilhar a conexão com a internet, mais ou menos como eu faço no meu Nokia E71, porém dependendo do aplicativo JoikuSpot. Essa ferramenta pode ser bastante útil para quem está numa loja da Starbucks, por exemplo, mas não quer pagar pelo acesso à rede da Vex presente na cafeteria.

Serão duas opções de compartilhamento de conexão. A primeira delas, o tethering por USB, vai permitir ao usuário ligar o celular ao notebook. Dessa forma, o dispositivo móvel tira proveito da bateria do notebook, enquanto que o usuário navega na internet por meio da rede de dados (preferencialmente 3G).

A segunda opção é criar um hotspot Wi-Fi. A conexão sem fio vai funcionar como qualquer Wi-Fi normal, só que será gerada a partir do aparelho com o sistema do Google instalado. Claro que, nesses casos, a bateria do aparelho não vai durar muito.

Escolha de forma de segurança garantida.
Escolha de forma de segurança garantida.

O problema que esse tipo de implementação no Android gera é a falta de compatibilidade com os aparelhos rodando Android que já estão no mercado. Muitos fabricantes – como a Sony Ericsson no Xperia X10 ou a Motorola no Backflip – ainda não liberaram atualizações para os aparelhos e nem sabemos se vão liberar.

No fim das contas, o Android está mais ou menos como o Windows Mobile/Windows Phone: melhor esperar para comprar um aparelho que já tenha as novidades que você quer, sem depender da boa vontade das fabricantes de liberar as atualizações de versão.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados