Início » Internet » Google News tem app repaginado e agora resume as notícias para você

Google News tem app repaginado e agora resume as notícias para você

O novo Google News estará disponível para Android, iPhone e na web para 127 países a partir de hoje

Jean Prado Por

O Google apresentou, nesta terça-feira (8), a nova versão do Google News, plataforma da empresa para distribuição de notícias. Como outras novidades mostradas na conferência I/O, o News vai usar inteligência artificial para te ajudar a acompanhar as notícias.

O novo app é dividido em quatro seções: For You, Headlines, Favorites e Newsstand. Assim como o Chrome e o app do Google, a aba For You vai mostrar as principais notícias recomendadas para você. A diferença é que serão só cinco (e as recomendações devem melhorar com o tempo).

Google I/O: veja a cobertura completa

A segunda seção, chamada Headlines, é mais completa. Ela usa uma tecnologia de design adaptativo, que o Google chama de Google Material Theme, para mostrar as principais notícias no momento, incluindo vídeos noticiosos do YouTube ou de outras fontes.

Na seção Headlines, o Google embutiu o Newscasts, que destaca diversos vídeos e matérias sobre um determinado assunto, e mostra de forma resumida as partes mais importantes da notícia — como o Moments. Basta passar para o lado para ver mais conteúdo, que também inclui “reações nas redes sociais”, como tweets.

Se você quiser saber mais sobre um determinado tópico, basta tocar em Full Coverage, que mostra a cobertura completa de um determinado assunto graças a uma tecnologia que o Google chama de “co-localidade temporal”. Basicamente, ela mostra notícias de diferentes fontes, artigos de opinião, pode montar uma linha do tempo dos acontecimentos e, em alguns casos, exibe checagens de agências de fact-checking para contextualizar as diferentes visões sobre o tema.

Por fim, na seção de Newsstands, como esperado, o Google vai permitir que você acompanhe e assine seus jornais preferidos. A assinatura é feita diretamente pelo aplicativo, usando as informações de pagamento da sua conta do Google. Depois de assinar, será possível acessar a versão completa do jornal em todos os dispositivos.

O recurso usa a tecnologia de Subscribe with Google (Assine com o Google) anunciada há alguns meses e, por enquanto, funciona com 60 jornais diferentes. O novo Google News estará disponível para Android, iPhone e na web para 127 países a partir de hoje; todo o mundo já deve ter acesso à plataforma completa na semana que vem.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eduardo Trindadde

Ficiu muito bom por sinal, eu que estava murmurando pela morte do Play Banca, gostei muito do Google News. O layout é impecável e muito bem organizado .

Lukcaz
Lukcaz

Eu consegui excluir todas as fontes indesejadas (CNN - Fox News, e mais um monte de coisa) e adicionar os sites que eu acompanhava pelo Feedly apenas usando o campo de busca. Anexei uma imagem abaixo como resposta pra quem quiser ver. Não faz diferença se vem de um RSS, da pra puxar as news de qualquer site.

Além disso, da para avaliar a qualidade da sugestão, se você quer ver menos ou mais de um determinado assunto e ele vai adaptando as sugestões. O Feedly era perfeito, mas tinha um problema no fluxo de leitura: Puxando o RSS para dentro do app, os sites não lucravam com o ads, porque o feedly carregava só o texto (e ficava perfeito pra mim, com fundo em preto absoluto numa amoled... hiper confortável!) mas isso ferra com a monetização destes portais, e até injusto de certa forma. Quando redirecionava ficava tudo cagado, carregava as pages numa webview toda errada...ai tinha que enviar pro navegador...até chegar lá já tinha desanimado. Diversos agregadores de Feed usavam o mesmo sistema.

O Google News está perfeito. Obviamente o Google ganha com o ads, então faz uma transição sutil do app pra uma webview interna que nem percebemos que estamos direto no site. O google ganha, o portal de notícias ganha, e a gente ganha.

O RSS foi uma ótima ideia, mas infelizmente vai morrer...

heitorvrb

O feedly extrai notícias de sites sem RSS?

ʞǝʌǝɥs

feedly

Felipe Menezes

uso o Feedly também. Divido os conteúdos por tags e fica bem organizado.

Eliézer José Lonczynski

Ainda não recebi a atualização pra iPhone.

 david

Brasil???

Yago Oliveira

Uso o feedly pois foi o melhor que encontrei no que ele se propõe.

Eduardo Trindadde

Parece que a Google está dando adeus para os players do Google Play: Music, Banca, Filmes e Ligros.

Eduardo Trindadde

Eu espero que seja uma evolução positiva, pois o Banca Play é maravilhoso. Seleção de tema ou canal de notícias funciona muito bem.

Gertrudes, a Lhama Morta

Varia de site pra site. O Telegram não tem leitor de RSS na real, mas boa parte dos sites (de tecnologia pelo menos) tem um canal lá, é só seguir. Tecnoblog, Meiobit são exemplos. Dá pra abrir a notícia instantaneamente, mesmo offline.

wuhkuh

O Telegram exibe a noticia na integra? Pois se sim, por favor me indique esse bot que você usa?!

felipegcoutinho

https://www.apkmirror.com/a...

Saiu o APK, para quem tinha já o play banca ele apenas foi atualizado.

Gertrudes, a Lhama Morta

Feedly/Telegram são os melhores nesse quesito, acho.

Exibir mais comentários