Google News tem app repaginado e agora resume as notícias para você

O novo Google News estará disponível para Android, iPhone e na web para 127 países a partir de hoje

Jean Prado
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Google apresentou, nesta terça-feira (8), a nova versão do Google News, plataforma da empresa para distribuição de notícias. Como outras novidades mostradas na conferência I/O, o News vai usar inteligência artificial para te ajudar a acompanhar as notícias.

O novo app é dividido em quatro seções: For You, Headlines, Favorites e Newsstand. Assim como o Chrome e o app do Google, a aba For You vai mostrar as principais notícias recomendadas para você. A diferença é que serão só cinco (e as recomendações devem melhorar com o tempo).

Google I/O: veja a cobertura completa

A segunda seção, chamada Headlines, é mais completa. Ela usa uma tecnologia de design adaptativo, que o Google chama de Google Material Theme, para mostrar as principais notícias no momento, incluindo vídeos noticiosos do YouTube ou de outras fontes.

Na seção Headlines, o Google embutiu o Newscasts, que destaca diversos vídeos e matérias sobre um determinado assunto, e mostra de forma resumida as partes mais importantes da notícia — como o Moments. Basta passar para o lado para ver mais conteúdo, que também inclui “reações nas redes sociais”, como tweets.

Se você quiser saber mais sobre um determinado tópico, basta tocar em Full Coverage, que mostra a cobertura completa de um determinado assunto graças a uma tecnologia que o Google chama de “co-localidade temporal”. Basicamente, ela mostra notícias de diferentes fontes, artigos de opinião, pode montar uma linha do tempo dos acontecimentos e, em alguns casos, exibe checagens de agências de fact-checking para contextualizar as diferentes visões sobre o tema.

Por fim, na seção de Newsstands, como esperado, o Google vai permitir que você acompanhe e assine seus jornais preferidos. A assinatura é feita diretamente pelo aplicativo, usando as informações de pagamento da sua conta do Google. Depois de assinar, será possível acessar a versão completa do jornal em todos os dispositivos.

O recurso usa a tecnologia de Subscribe with Google (Assine com o Google) anunciada há alguns meses e, por enquanto, funciona com 60 jornais diferentes. O novo Google News estará disponível para Android, iPhone e na web para 127 países a partir de hoje; todo o mundo já deve ter acesso à plataforma completa na semana que vem.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados