Embraer apresenta primeiro conceito de seu veículo voador elétrico para Uber

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Há cerca de um ano, o Uber chegou a uma parceria com a Embraer e outras quatro fabricantes para viabilizar o plano de oferecer táxis voadores. O projeto teve um avanço nesta terça-feira (8), com um conceito do veículo apresentado pela empresa brasileira.

Batizado de eVTOL (Vertical Take-off and Landing), o veículo voador da Embraer será bem parecido com um helicóptero. No entanto, em vez de uma hélice no topo e outra na cauda, ele teria quatro hélices menores no topo e uma maior na cauda para a propulsão na horizontal.

Além disso, o veículo usará eletricidade no lugar de combustível fóssil. Ele será capaz de transportar quatro passageiros mais um piloto por meio de um serviço chamado UberAir. A ideia é que o eVTOL chegue a 600 metros de altura e realize viagens com velocidade de até 320 km/h.

Uma recarga daria autonomia de cerca de 96 quilômetros, capaz de realizar uma viagem entre Campinas e São Paulo, por exemplo. O trajeto levaria 18 minutos e sairia pela metade do preço de um Uber Black.

O projeto da Embraer foi apresentado durante a Uber Elevate, conferência voltada para tratar dos avanços do transporte aéreo. O evento também foi usado para o Uber apresentar seu próprio conceito de veículo voador:

A empresa desenvolveu uma versão em miniatura do veículo, mas não vai fabricá-lo; a ideia é que ele sirva como um modelo para as parceiras do Uber.

O desafio do Uber não está somente no desenvolvimento do veículo, mas também na regulação. A empresa trabalha com a agência americana (Federal Aviation Administration) e a europeia (European Aviation Safety Agency), que respondem por 80% da atividade global no setor.

A ideia é ter uma comunicação mais próxima com as autoridades para agilizar a certificação de um novo produto. Ao mesmo tempo, a empresa participa de uma corrida pela criação de veículos voadores em que há participantes como Boeing, Airbus e Kitty Hawk, do cofundador do Google, Larry Page.

Com informações: Reuters, Fast Company, The VergeO Globo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados