Início » Celular » Apple está removendo apps que rastreiam localização do usuário sem autorização

Apple está removendo apps que rastreiam localização do usuário sem autorização

Victor Hugo Silva Por

O GDPR (sigla em inglês para Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados) entra em vigor na União Europeia em 25 de maio, e vem fazendo várias empresas se movimentarem. A Apple, por exemplo, se concentrou em aplicativos que não são claros em relação ao uso de informações pessoais.

Nos últimos dias, a empresa removeu diversos apps que compartilhavam a localização dos usuários com terceiros sem pedir permissão. Os desenvolvedores receberam um e-mail dizendo que, depois de uma reavaliação, ficou comprovado que os programas violavam as regras da App Store.

As diretrizes proíbem a transmissão de dados do usuário “sem antes obter sua permissão e fornecer acesso a informações sobre como e onde os dados serão utilizados”.

Além disso, o compartilhamento de dados deve ter finalidades permitidas pela Apple, como melhorar a experiência do usuário ou exibir anúncios.

Para que os aplicativos voltem à App Store, os desenvolvedores terão de remover códigos ou arquivos que possam estar em desacordo com as normas. Em seguida, os programas precisarão ser enviados novamente e, então, aprovados.

Não há informações sobre quantos aplicativos foram removidos, mas no Twitter há um exemplo do e-mail enviado pela Apple:

Com informações: 9to5Mac.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

 david

ahahahahahaha

 david

Maravilha, Apple como sempre pensando nos seus usuários.

Jhon

Acho justo, o usuário tem total poder de escolha de usar ou não. Se achou ruim do jeito que tá não usa, vai lá e cria o próprio APP de um jeito que não o incomode.

Ronaldo Rodrigues

Não é tudo ou nada, o usuário vai escolher "como e onde os dados serão utilizados".

Keaton

Se o Google fizer isso, não sobra um único app.

Tori

Enquanto isso na Google:
Quer localizar sem permissão? TUDO JOIA MEU PARCEIRO, AGRADECEMOS POR USAR A GOOGLE PLAY STORE.

Igor

Nem relógio trabalha de graça...

Bruno Sousa

Espero que o Google adote a mesma prática na Play Store, urgentemente.

Mais um ponto para o GDPR. Estou curioso para saber como o Facebook vai revelar para quem compartilha os dados dos usuários.

Seraph

Não, é o básico da internet.

Igor

Mas ai já é querer demais.

Seraph

O problema é exatamente esse: O Tudo ou nada. Ser obrigado a usar algo que te prejudica e te expõe. Maioria desses APP são usados até no trabalho, não tem mais como "Não usar" a maioria deles, e é absurdo que eles te obriguem a expor sua privacidade

Igor

Me explique, não entendi mesmo

Anubis

Faça feito eu: autorizo... porém, deixo meu serviço de localização desativada. Agora, para quem usa aplicativos de localização, como mapas, aí não há saída.

Seraph

Acho que não entendeu a lógica da crítica aqui

Igor

Dai voce não usa ué

Exibir mais comentários