Início » Aplicativos e Software » Bloco de Notas vai suportar quebras de linha do Linux e macOS

Bloco de Notas vai suportar quebras de linha do Linux e macOS

Emerson Alecrim Por

O Bloco de Notas do Windows não é o melhor editor que existe, mas é tão simples e leve que muita gente recorre a ele para escrever alguns scripts curtos ou editar pequenos trechos de código, por exemplo. O problema é que, se você abrir na ferramenta determinados arquivos feitos no Linux ou macOS, vai se deparar com um conteúdo sem quebra de linha. Felizmente, isso vai mudar.

Em seu blog para desenvolvedores, a Microsoft explica que o Bloco de Notas (Notepad) só reconhece o padrão de quebra de linha do próprio Windows. Se a ferramenta for usada para editar arquivos de texto com padrão de quebra do Linux (Unix) ou macOS, os caracteres serão exibidos normalmente ou com algumas inconsistências, mas sem separação adequada entre as linhas.

Esse padrão nada mais é do que um caractere de controle que indica que uma linha deve ser adicionada a partir de determinado ponto. No Windows, o padrão de quebra de linha corresponde à combinação dos caracteres de controle Carriage Return (CR) e Line Feed (LF). O macOS utiliza só o CR enquanto o Linux tem como padrão o LF.

Notepad atual

Esses caracteres de controle foram adotados há décadas, originalmente para orientar a quebra de linha em impressoras. O CR orienta o cabeçote de impressão a voltar para o começo da linha. Já o LF indica quando o cabeçote deve ir para a próxima linha. Tem-se então dois comandos, mas Linux e macOS interpretam apenas um dos caracteres para ambos.

Por sua vez, o Windows requer os dois caracteres. Por conta disso, se um arquivo de texto .bashrc for aberto no Bloco de Notas, por exemplo, o efeito será essa bagunça que aparece na imagem acima.

A própria Microsoft reconhece que essa limitação acaba atrapalhando a vida de desenvolvedores, administradores de redes e outros profissionais de TI. Por isso, antes tarde do que mais tarde, a companhia decidiu fazer o Bloco de Notas do Windows 10 aceitar os padrões de quebra de linha do Linux e macOS.

O mesmo arquivo .bashrc vai ficar assim a partir de agora:

Notepad novo

Repare que o Notepad identifica na barra inferior o padrão usado

Por enquanto, o Bloco de Notas atualizado está disponível apenas para a compilação atual do Windows 10 para participantes do programa Insider, mas não deve tardar para chegar à versão final do sistema — provavelmente, até outubro.

Caso a compatibilidade não seja desejada por algum motivo, será possível desativá-la alterando uma chave no Registro do Windows.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

biscoitao

Notepad++ salva vidas

Ciro Moises Seixas Dornelles

Armazena em um formato de padrão aberto como ODF. Esses sempre vão ter suporte. E se o texto for secreto você pode criptografar ele usando o GPG. Programa open-source do Gnu pra encriptação.

Gabriel Brito

Se a ideia é ser simples, isso talvez nunca aconteça.

ʞǝʌǝɥs

MS sempre inovando

Molinex

kkk pode chegar um tema dark também

Felipe Liʍa

em breve, notepad com ABAS!

Molinex

Boa. Evoluiu nesse sentido, e o que era ridiculo, agora tá pessimo.
Mas como a MS tá produzindo bastante nesses ultimos tempos, e trazendo muitas inovações (kkk) para o windows, em breve, isso pode até ficar bom...

Caleb Enyawbruce

Antes tarde do que nunca...

Caleb Enyawbruce

TXT com toda certeza. Existe desde o MS-DOS e vai continuar existindo.

Elcobos

Ah, sim. Acredito que seja o txt, pelo motivo que o Higa citou.

Paulo Higa

TXT é texto puro. Quando extraterrestres tentarem decodificar a nossa tecnologia no ano 3000, é o primeiro tipo de arquivo que vão conseguir ler.

Tori

Se você pretende alterar alguma coisa ou fazer alguma formatação: TXT
Se você já fez todas as alterações e quer uma extensão amigável para impressoras e quase qualquer browser lê: PDF

Isso é minha opinião.

Elcobos

txt ou pdf? Essa comparação não faz sentido...

gicapp

Finalmente