Início » Aplicativos e Software » Bloco de Notas vai suportar quebras de linha do Linux e macOS

Bloco de Notas vai suportar quebras de linha do Linux e macOS

Por
1 ano atrás

O Bloco de Notas do Windows não é o melhor editor que existe, mas é tão simples e leve que muita gente recorre a ele para escrever alguns scripts curtos ou editar pequenos trechos de código, por exemplo. O problema é que, se você abrir na ferramenta determinados arquivos feitos no Linux ou macOS, vai se deparar com um conteúdo sem quebra de linha. Felizmente, isso vai mudar.

Em seu blog para desenvolvedores, a Microsoft explica que o Bloco de Notas (Notepad) só reconhece o padrão de quebra de linha do próprio Windows. Se a ferramenta for usada para editar arquivos de texto com padrão de quebra do Linux (Unix) ou macOS, os caracteres serão exibidos normalmente ou com algumas inconsistências, mas sem separação adequada entre as linhas.

Esse padrão nada mais é do que um caractere de controle que indica que uma linha deve ser adicionada a partir de determinado ponto. No Windows, o padrão de quebra de linha corresponde à combinação dos caracteres de controle Carriage Return (CR) e Line Feed (LF). O macOS utiliza só o CR enquanto o Linux tem como padrão o LF.

Notepad atual

Esses caracteres de controle foram adotados há décadas, originalmente para orientar a quebra de linha em impressoras. O CR orienta o cabeçote de impressão a voltar para o começo da linha. Já o LF indica quando o cabeçote deve ir para a próxima linha. Tem-se então dois comandos, mas Linux e macOS interpretam apenas um dos caracteres para ambos.

Por sua vez, o Windows requer os dois caracteres. Por conta disso, se um arquivo de texto .bashrc for aberto no Bloco de Notas, por exemplo, o efeito será essa bagunça que aparece na imagem acima.

A própria Microsoft reconhece que essa limitação acaba atrapalhando a vida de desenvolvedores, administradores de redes e outros profissionais de TI. Por isso, antes tarde do que mais tarde, a companhia decidiu fazer o Bloco de Notas do Windows 10 aceitar os padrões de quebra de linha do Linux e macOS.

O mesmo arquivo .bashrc vai ficar assim a partir de agora:

Notepad novo

Repare que o Notepad identifica na barra inferior o padrão usado

Por enquanto, o Bloco de Notas atualizado está disponível apenas para a compilação atual do Windows 10 para participantes do programa Insider, mas não deve tardar para chegar à versão final do sistema — provavelmente, até outubro.

Caso a compatibilidade não seja desejada por algum motivo, será possível desativá-la alterando uma chave no Registro do Windows.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.