Início » Games » Steam vai permitir streaming de jogos do computador para o smartphone

Steam vai permitir streaming de jogos do computador para o smartphone

Por
10/05/2018 às 10h38
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O mês de maio promete ser movimentado para os usuários do Steam: a Valve anunciou o Steam Link e o Steam Video, dois aplicativos que permitirão que você faça streaming do catálogo de jogos e vídeos da sua conta no serviço para dispositivos Android ou iOS.

Talvez você já tenha ouvido falar do Steam Link. Esse é o mesmo nome de um dispositivo que a Valve lançou no final de 2015 que permite streaming de games de um computador para uma TV via rede Wi-Fi ou, preferencialmente, conexão Ethernet.

Steam

Não dá para dizer que o Steam Link foi um grande sucesso de vendas, mas a ideia foi reaproveitada na forma de um software: em 2017, a Valve disponibilizou um app do Steam Link para determinadas smart TVs da Samsung. Agora, a proposta do aplicativo surge de novo, mas com foco nas plataformas Android e iOS, incluindo aqui o Apple TV e dispositivos com Android TV.

Só para não deixar dúvidas, será possível jogar os títulos disponíveis no Steam nesses dispositivos, mas a execução deles fica a cargo do PC ou Mac. Hardware adicional não será necessário, com óbvia exceção para um acessório de controle, como um Steam Controller ou um modelo com certificação MFi.

Os dois dispositivos (PC e o que receberá o streaming) deverão estar na mesma rede local, porém. É preciso ter uma rede Wi-Fi de 5 GHz ou, quando possível, usar uma conexão Ethernet para amenizar possíveis problemas de desempenho. No caso de smartphones e tablets, também será possível transmissões via LTE (haja franquia).

Steam Controller

Steam Controller

Quanto ao Steam Video, o aplicativo será direcionado aos usuários que adquirirem conteúdo em vídeo na plataforma e quiserem visualizá-lo em seu dispositivo móvel ou TV. Será possível inclusive fazer download para consumo offline.

Se funciona bem? Só testando para sabermos. A Valve vai lançar tanto o Steam Link (em beta para o Android) quanto o Steam Video no dia 21. Ambos serão gratuitos.

Com informações: CNET.