Início » Celular » Spotify testa playlist personalizada com músicas que seus amigos estão ouvindo

Spotify testa playlist personalizada com músicas que seus amigos estão ouvindo

Emerson Alecrim Por

Não que o Spotify não testasse recursos antes, mas a estreia na bolsa de valores parece ter deixado a companhia mais determinada a aperfeiçoar os seus serviços: depois de turbinar a modalidade gratuita, o Spotify cogita lançar playlists personalizadas com base nos gostos dos seus amigos.

Friends Weekly

Hoje, você pode conhecer as playlists públicas de uma pessoa no Spotify simplesmente acessando o perfil dela. A nova função, porém, sugere músicas automaticamente para você com base no que os seus amigos escutam. Elas aparecem na playlist Friends Weekly. Recentemente, uma usuária notou que, na sua conta, as listas de descobertas semanais dos amigos também estão sendo destacadas.

Essa playlist surgiu para alguns usuários há alguns meses, mas, agora, parece estar chegando a um número maior de contas. Mas isso não quer dizer, necessariamente, que o recurso está prestes a se tornar oficial: ao The Verge, o Spotify informou que a nova playlist ainda está em fase de testes e não deu previsão de lançamento geral.

Por que tanto cuidado? A companhia não dá detalhes, mas uma possibilidade é a de que o novo recurso se torne um elemento importante para o plano de aumentar o número de usuários pagantes do serviço — o Spotify espera fechar 2018 com algo entre 92 milhões e 96 milhões de assinantes da modalidade Premium.

A explicação está no fato de a playlist ter um apelo social: é possível que as recomendações aumentem as interações entre os usuários e, assim, atraiam pessoas que também queiram participar disso.

Veja também: Por que o Spotify está melhorando seu serviço gratuito, mesmo dando prejuízo

Só não está claro se haverá alguma forma de evitar que as músicas escutadas acabem virando sugestões para os contatos. Provavelmente haverá, afinal, muita gente por aí prefere ocultar certas preferências musicais.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

danielnbl
Ou seja, implementar o saudoso last.fm na plataforma. eu acho ótimo e já deveriam ter feito a tempos
Helmut
Eu acho que é o contrário. No meu caso, fiquei empolgado com a ideia pois curto conhecer coisas novas, e muitos amigos ouvem gêneros do meu interesse.Não faz sentido eu ouvir uma playlist onde sei que tem coisas que eu não gosto.
Alessandro
Eles já sabem, pelo menos que usa pelo PC sabe
Lucas
Uma coisa útil que eles poderiam adicionar é poder ver quem segue suas Playlists ou quem segue as Playlists que você segue. Assim dá pra descobrir por esse usuários outras músicas boas.Não entendo pq não tem isso ainda.
doorspaulo
Convenhamos, 90% das pessoas escuta apenas lixo enlatado.Do meu círculo de amizades, só meia dúzia compartilha de gostos parecidos.
Nicolas Gleiser
Legal que nos comentários só tem nego diferentão que fala que os gostos dos outros são ruins ...
Eduardo Braga
- E os amigos?- Troco por outros
Gabriel Brito
Acho que ela só vai servir pra mostrar o quão diferente eu sou dos meus amigos, longe de servir pra escutar...
Gabriel Brito
Sim, pelo Messenger você manda e ela vai com um trecho pro amigo.
Danilo Cursino
Ou não ouvir a playlist hahaha
Helmut
Já vou deletar uns amigos.
Ed. Blake
Você sempre pode trocar de amigos. =)
Léo Oliveira
Pelas barbas de merlin... Só vai ter música ruim
Kodos Otros
Nunca entendi pq esse recurso foi removido! Usava bastante.
Gertrudes, a Lhama Morta
Saudades de quando dava pra mandar músicas pros amigos pelo próprio Spotify.O recurso de amigos só é disponível através do Facebook, não? Excluí o meu face faz um tempo, o feed dos amigos continua ativo. Mas acredito que não tem como adicionar ninguém