2016 não foi um ano bom para quem pretendia montar ou atualizar um PC gamer. 2017 conseguiu ser pior. O motivo foi a disparada dos preços das GPUs causada pela grande procura de placas de vídeo para mineração de criptomoedas. Mas, agora, há sinais de que a situação está finalmente voltando à normalidade.

GeForce GTX 1080 Ti

Ao contrário do que muita gente pensa, o Bitcoin não foi o principal responsável pelo aumento assustador da demanda. Minerar essa criptomoeda é uma atividade que deixou há tempos de ser rentável. Por conta disso, quem o faz prefere recorrer aos ASICs (Application Specific Integrated Circuit), dispositivos que fazem mineração com controle mais eficiente do consumo de energia.

Embora não o único, o grande vilão da história foi o Ethereum, que experimentou grande valorização nos anos anteriores e, por ser resistente ao sistema do ASICs, fez a sua mineração por GPU valer a pena.

O efeito disso é que as placas de vídeo com mais poder gráfico — as mais recomendadas para um bom PC de jogos, obviamente — não paravam mais nos estoques. Em alguns casos, o preço da placa triplicou. Foi o caso da Radeon RX Vega 64, que custava US$ 499 no lançamento, mas chegou a ser encontrada em lojas dos Estados Unidos por cerca de US$ 1.500.

Radeon RX Vega 64

Radeon RX Vega 64

A alta de preços ainda era realidade no início de 2018, mas, de modo geral, as criptomoedas estão seguindo uma tendência de desvalorização desde janeiro. Isso vale inclusive para o Ethereum: um minerador dessa criptomoeda relatou ao Ars Technica que os rendimentos com a atividade caíram bastante nos últimos meses.

Não dá para dizer que a situação agora é totalmente favorável aos jogadores. Ainda não. Mas, pelo menos nos Estados Unidos, placas como Radeon RX 570 e RX 580 já podem ser encontradas com relativa facilidade nas prateleiras com preços próximos aos originais.

Via Twitter, a Nvidia sinalizou que as suas placas também estão voltando às lojas com preços próximos aos sugeridos pela companhia ao varejo:

Se esse cenário de baixa nas criptomoedas perdurar, é possível até que mineradores queiram se livrar de suas placas rapidamente, permitindo que jogadores encontrem placas de vídeo de segunda mão com preços bastante atraentes.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Roger Pastorelli

video falso que o dolar almentou e subiu os valores das novas só se for as antigas dos mineiradores mais baratas mais ainda não vale a pena

Eduardo Sá

Maior Mentira esses preços baixos. Temos uma alta do dólar que foi de 15% do ano passado para cá e temos placas pelo menos 30% mais caras.

Tiago Birlem Prestes

Estranho, na Kabum, Mercado Livre e outros sites parece que estão aumentando absurdamente o preço das placas.

Fabio Santos

Bom agora falta as memórias RAM também voltarem ao preço justo kkkk

Marcos Blendon

250$ ? tranquilasso

Sr. Wilson

Quem é o louco que vai comprar placa de segunda mão usada pra minerar? Vão estar mais estouradas que xota de puta. Tá doido!

Flavio Toledo

principalmente DDR4 ultima maquina montei so peguei um modulo 4GB.

Thiago Correa

Mentira descarada !!!

renan Brait

No gerenciador de tarefas do windows, em detalhes voce clica com o botao direito e vai em definir afinidade, ai la voce escolha as Cpus

farley ferreira silva

interessante nao sabia que era possivel endereçar um processo especifico para cada processador deste tipo de plataforma

Macgyver Freitas

Assim, se a de 1 anos mineirando tem mais chances de parar do q a de 10 anos eu n sei, mas concordo q a de 1 ano mineirando tem mais chances de parar do q uma de 1 ano jogando umas 4h por dia. Mas ainda são chances, n fatos, e tem o lance de quando realmente essa placa sofreu por mineirar um ano, tipo procurando no ML tu acha várias placas de 10 anos ou mais, então se as placas podem durar mais de 10 anos, mineirar 24/7 pode ter tirar por exemplo 3 anos dela, e ela durar 7 anos, o bastante pra si pagar. Nessa área é tudo especulação, se o preço estiver muito bom acho q vale pegar uma usada, tudo vai depender do quando quem vende e quem compra expeculam q vale a placa

Rmavalli

Blz, até tem o fator sorte, mas a questão é, uma placa que ficou 1 ano funcionando direto, 24/7 em 100%, tem mais chance de ir pro saco do que uma que ficou 10 anos sem jogar igual seu amigo.

Macgyver Freitas

Agora pra que eu possa montar um PC novo, falta as RAM voltarem ao preço de 2016, ou ao menos perto disso, pq por enquanto tá custando o dobro nas memórias de entrada, e uns 60% a mais nas memórias top

Macgyver Freitas

Na vdd tem haver com sorte sim, tenho um amigo q tem um 8400gs, a placa já tem 10 anos, apesar de ele n jogar, a placa é tão fraca q só os efeitos visuais do disteja já são pesados pra ela, e tá lá rodando de boa. As vezes o cara compra uma placa, e em 3 anos da ruim

Macgyver Freitas

Por essas coisas as placas tendo ou n sido usadas por mineradores, vão aparecer por preço de banana, e algumas q tem garantia de 2 ou 3 anos podem ainda estar na garantia

Exibir mais comentários