GeForce GTX 1080 Ti

2016 não foi um ano bom para quem pretendia montar ou atualizar um PC gamer. 2017 conseguiu ser pior. O motivo foi a disparada dos preços das GPUs causada pela grande procura de placas de vídeo para mineração de criptomoedas. Mas, agora, há sinais de que a situação está finalmente voltando à normalidade.

Ao contrário do que muita gente pensa, o Bitcoin não foi o principal responsável pelo aumento assustador da demanda. Minerar essa criptomoeda é uma atividade que deixou há tempos de ser rentável. Por conta disso, quem o faz prefere recorrer aos ASICs (Application Specific Integrated Circuit), dispositivos que fazem mineração com controle mais eficiente do consumo de energia.

Embora não o único, o grande vilão da história foi o Ethereum, que experimentou grande valorização nos anos anteriores e, por ser resistente ao sistema do ASICs, fez a sua mineração por GPU valer a pena.

O efeito disso é que as placas de vídeo com mais poder gráfico — as mais recomendadas para um bom PC de jogos, obviamente — não paravam mais nos estoques. Em alguns casos, o preço da placa triplicou. Foi o caso da Radeon RX Vega 64, que custava US$ 499 no lançamento, mas chegou a ser encontrada em lojas dos Estados Unidos por cerca de US$ 1.500.

Radeon RX Vega 64

Radeon RX Vega 64

A alta de preços ainda era realidade no início de 2018, mas, de modo geral, as criptomoedas estão seguindo uma tendência de desvalorização desde janeiro. Isso vale inclusive para o Ethereum: um minerador dessa criptomoeda relatou ao Ars Technica que os rendimentos com a atividade caíram bastante nos últimos meses.

Não dá para dizer que a situação agora é totalmente favorável aos jogadores. Ainda não. Mas, pelo menos nos Estados Unidos, placas como Radeon RX 570 e RX 580 já podem ser encontradas com relativa facilidade nas prateleiras com preços próximos aos originais.

Via Twitter, a Nvidia sinalizou que as suas placas também estão voltando às lojas com preços próximos aos sugeridos pela companhia ao varejo:

Se esse cenário de baixa nas criptomoedas perdurar, é possível até que mineradores queiram se livrar de suas placas rapidamente, permitindo que jogadores encontrem placas de vídeo de segunda mão com preços bastante atraentes.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados