Início » Computador » Preços de placas de vídeo estão voltando ao normal

Preços de placas de vídeo estão voltando ao normal

Emerson Alecrim Por

2016 não foi um ano bom para quem pretendia montar ou atualizar um PC gamer. 2017 conseguiu ser pior. O motivo foi a disparada dos preços das GPUs causada pela grande procura de placas de vídeo para mineração de criptomoedas. Mas, agora, há sinais de que a situação está finalmente voltando à normalidade.

GeForce GTX 1080 Ti

Ao contrário do que muita gente pensa, o Bitcoin não foi o principal responsável pelo aumento assustador da demanda. Minerar essa criptomoeda é uma atividade que deixou há tempos de ser rentável. Por conta disso, quem o faz prefere recorrer aos ASICs (Application Specific Integrated Circuit), dispositivos que fazem mineração com controle mais eficiente do consumo de energia.

Embora não o único, o grande vilão da história foi o Ethereum, que experimentou grande valorização nos anos anteriores e, por ser resistente ao sistema do ASICs, fez a sua mineração por GPU valer a pena.

O efeito disso é que as placas de vídeo com mais poder gráfico — as mais recomendadas para um bom PC de jogos, obviamente — não paravam mais nos estoques. Em alguns casos, o preço da placa triplicou. Foi o caso da Radeon RX Vega 64, que custava US$ 499 no lançamento, mas chegou a ser encontrada em lojas dos Estados Unidos por cerca de US$ 1.500.

Radeon RX Vega 64

Radeon RX Vega 64

A alta de preços ainda era realidade no início de 2018, mas, de modo geral, as criptomoedas estão seguindo uma tendência de desvalorização desde janeiro. Isso vale inclusive para o Ethereum: um minerador dessa criptomoeda relatou ao Ars Technica que os rendimentos com a atividade caíram bastante nos últimos meses.

Não dá para dizer que a situação agora é totalmente favorável aos jogadores. Ainda não. Mas, pelo menos nos Estados Unidos, placas como Radeon RX 570 e RX 580 já podem ser encontradas com relativa facilidade nas prateleiras com preços próximos aos originais.

Via Twitter, a Nvidia sinalizou que as suas placas também estão voltando às lojas com preços próximos aos sugeridos pela companhia ao varejo:

Se esse cenário de baixa nas criptomoedas perdurar, é possível até que mineradores queiram se livrar de suas placas rapidamente, permitindo que jogadores encontrem placas de vídeo de segunda mão com preços bastante atraentes.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Roger Pastorelli
video falso que o dolar almentou e subiu os valores das novas só se for as antigas dos mineiradores mais baratas mais ainda não vale a pena
Eduardo Sá
Maior Mentira esses preços baixos. Temos uma alta do dólar que foi de 15% do ano passado para cá e temos placas pelo menos 30% mais caras.
Tiago Birlem Prestes
Estranho, na Kabum, Mercado Livre e outros sites parece que estão aumentando absurdamente o preço das placas.
Fabio Santos
Bom agora falta as memórias RAM também voltarem ao preço justo kkkk
Marcos Blendon
250$ ? tranquilasso
Sr. Wilson
Quem é o louco que vai comprar placa de segunda mão usada pra minerar? Vão estar mais estouradas que xota de puta. Tá doido!
Flavio Toledo
principalmente DDR4 ultima maquina montei so peguei um modulo 4GB.
Thiago Correa
Mentira descarada !!!
renan Brait
No gerenciador de tarefas do windows, em detalhes voce clica com o botao direito e vai em definir afinidade, ai la voce escolha as Cpus
farley ferreira silva
interessante nao sabia que era possivel endereçar um processo especifico para cada processador deste tipo de plataforma
Macgyver Freitas
Assim, se a de 1 anos mineirando tem mais chances de parar do q a de 10 anos eu n sei, mas concordo q a de 1 ano mineirando tem mais chances de parar do q uma de 1 ano jogando umas 4h por dia. Mas ainda são chances, n fatos, e tem o lance de quando realmente essa placa sofreu por mineirar um ano, tipo procurando no ML tu acha várias placas de 10 anos ou mais, então se as placas podem durar mais de 10 anos, mineirar 24/7 pode ter tirar por exemplo 3 anos dela, e ela durar 7 anos, o bastante pra si pagar. Nessa área é tudo especulação, se o preço estiver muito bom acho q vale pegar uma usada, tudo vai depender do quando quem vende e quem compra expeculam q vale a placa
Rmavalli
Blz, até tem o fator sorte, mas a questão é, uma placa que ficou 1 ano funcionando direto, 24/7 em 100%, tem mais chance de ir pro saco do que uma que ficou 10 anos sem jogar igual seu amigo.
Macgyver Freitas
Agora pra que eu possa montar um PC novo, falta as RAM voltarem ao preço de 2016, ou ao menos perto disso, pq por enquanto tá custando o dobro nas memórias de entrada, e uns 60% a mais nas memórias top
Macgyver Freitas
Na vdd tem haver com sorte sim, tenho um amigo q tem um 8400gs, a placa já tem 10 anos, apesar de ele n jogar, a placa é tão fraca q só os efeitos visuais do disteja já são pesados pra ela, e tá lá rodando de boa. As vezes o cara compra uma placa, e em 3 anos da ruim
Macgyver Freitas
Por essas coisas as placas tendo ou n sido usadas por mineradores, vão aparecer por preço de banana, e algumas q tem garantia de 2 ou 3 anos podem ainda estar na garantia
Trovalds
Verdade.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Exatamente, quando eu ainda minerava vendia as antigas para comprar novas, mas sempre dava 1 ano de garantia para o comprador. Sempre fazia a manutenção limpando e cuidando para a peça ter maior vida útil. Até hoje ninguém reclamou.
Rmavalli
Chama "desgaste", não tem a ver com sorte.
AMDLOVA
Montei um dual xeon x5675 placa mae zerada por preço de 1600x agora só falta compra 24gb de ram por 54 dollar. Pc gammer não me pega mais... ainda tem tupeniquim q vem fala é mais lento que i7 1151. Irmão coloco o game no cpu 2 e deixo a giromba quebrar... 6 nucleo só pro game 6 pros processo do ruinwindows. Daqui uns dia passo nos troco e compro um tr4
johndoe1981
"Se esse cenário de baixa nas criptomoedas perdurar, é possível até que mineradores queiram se livrar de suas placas rapidamente, permitindo que jogadores encontrem placas de vídeo de segunda mão com preços bastante atraentes."Tomara que não consigam vendê-las. Até porque comprar placa de video usada em mineração é arriscado demais, uma verdadeira bomba.
Abraão Caldas
Que eu saiba titan XP é Pascal, a única com volta são as V100 e a Titan V, dá uma olhada no site da nvidia.
Weiller Jayceon
No caso das memorias, a tendencia também é abaixar, porém esse processo vai ser muito lento.
Comentário Mil Grau℗
Tem vários vendendo placas com garantia pq compraram dps do boom do bitcoin tanto aqui no Brasil quanto lá no eBay.
Trovalds
Isso quem determina é o mercado. Empresa quer lucrar. E se ela pode lucrar e principalmente oferecer dividendos gordos pros seus acionistas é isso que ela vai fazer.A nVidia até tentou limitar a venda de seus produtos a 2 por consumidor mas foi um "tiro pela culatra" já que o cara comprava 2 unidades em cada e-commerce e marketplace da vida e driblava a restrição. No final a mesma pessoa tinha 20, 30 GPUs minerando e quem vendeu lucrando porque o valor estava inflacionado.
Eudes Aparecido R
Ah sim, claro super barato fazer um reballing se por acaso ela vier a dar pau
Lucia Mara
Essas placas de vídeo sao muito caro US$ 1.500 em placa de vídeo mais R$: 18.000,00 está pronto um super Computador .www.magazinevoce.com.br/mag...
Jonas S. Marques
Ok,vamos lá. Se eu te vendo um veículo lançado em 2017 em 2018 ele está ou não defasado? Tempo de mercado também conta. Especialmente nesse tipo de produto onde os métodos de produção são aprimorados, o preço dos componentes caem e consegue-se produzir mais com menos. Pode ter certeza que hoje a Nvidia paga menos do que pagava a um ano at´ras pra produzir a mesma placa.
Trovalds
Pelo menos carro você tem como investigar. Mesmo que o cara tente fraudar o velocímetro pra uma quilometragem menor, uma investigação do desgaste do carro te diz o quanto ele foi usado. Agora hardware é complicado porque não existe como medir "desgaste". É funciona ou não funciona.
Trovalds
Não está defasado ainda porque não existe previsão de quando chega a geração nova pro mercado consumidor. A não ser que você tenha US$ 3.000 (sem contar com importação e etc) pra comprar uma nVidia Titan XP que tem o chip (codinome Volta) que provavelmente vai equipar a nova geração de placas de vídeo da empresa. E essa placa de vídeo não é voltada pra jogatina.
Jonas S. Marques
Voltando quase ao normal... Tá, deixa eu entender aqui:Um hardware já defasado está sendo vendido a um preço acima do preço de lançamento e tem gente comemorando?Ah mas pqp ehin
Trovalds
Parcialmente certo. A nVidia adiou lançamento de GPU justamente por conta do boom da mineração. Aquele apelo de marketing de placa mais rápida pra game foi por água abaixo faz tempo.Antes a frequência de lançamentos era em torno de 12 meses. Da última geração já se foram 24 meses e agora que eles estão sinalizando que vai sair geração nova.EDIT: na verdade a geração nova já está no mercado, que seria a VOLTA, sucessora da Pascal. Mas as únicas no mercado com o chip são a Titan XP e a Tesla, que não são voltadas pra games. E não existe previsão de quando vão chegar pro mercado gamer.
Trovalds
Aham, o cara vai vender a placa ainda com garantia... ele vende quando vence a garantia e olhe lá.
Marco Túlio Rezende
Penso a mesma coisa sobre os carros no uber, imagina os kms dos carros quando forem vender, carros usados de 2015/16/17 vai ser tenso de comprar.
Caio
A placa funcionou 24x7 a 100% por sei la qnto tempo, qual a chance dela parar de funcionar na sua mão que só joga por algumas horas ?
João
Se for a preço de banana tanto faz o tempo que foi usada.
Corvo
Ia comentar exatamente isso, placa de vídeo e HD usados, jamais.
Comentário Mil Grau℗
Se as placas ainda estiverem na garantia e pouco usadas vale sim a pena comprar.
Orley Lima
Dei uma geral nela antes de plugar. :)
Cameron Poe
Traduzindo: Nova geração, tem de tirar as antigas das prateleiras pra não gerar preju, ai como a febre da mineração baixou.... vamos usar em parte como desculpa. Agora é que o preço das memórias caia também, porque.... totalmente inviável.
Alisson Santos
Acho que já era previsível o aumento da demanda pelo menos desde 2015. Se as empresas não aumentaram a produção, em partes, deve-se ao fato de que elas também queriam aumentar a margem de lucro. Eu como simples consumidor já imaginava este cenário, como é que as próprias empresas não?
Animal
Somos 2 8(
Frederico Araújo
sim =(espero que abaixe até o final do anopreciso de um pentezinho novo
Animal
Usada hoje, nunca....só se for de um conhecido e vc sabe como foi usada...
Animal
Cuidado, muitas ficaram fritando 24/7....
Thiago Moraes
To com minha GTX 970 firme e forte ainda.
Trovalds
Se esse cenário de baixa nas criptomoedas perdurar, é possível até que mineradores queiram se livrar de suas placas rapidamente, permitindo que jogadores encontrem placas de vídeo de segunda mão com preços bastante atraentes.Pior besteira é comprar essas placas usadas por mineradores. Elas trabalham a 100% de processamento 24/7, o que compromete enormemente a vida útil. E hoje em dia a coisa mais difícil é determinar origem dessas placas usadas e se de fato os antigos donos só usavam pra jogos.E a nVidia sinalizou que vai vir geração nova por aí, então é ficar de olho e aproveitar boas promoções da geração antiga.
Animal
E os preços das memórias, um absurdo.....
Orley Lima
Minha 1070 comprei usada numa dessas debandadas. Valeu a pena, até.