A IBM não está medindo esforços para evitar problemas com relação à segurança de dados. Para isso, a empresa tomou uma medida drástica: proibiu todos os seus funcionários de usarem dispositivos de armazenamento removíveis como pen drives e cartões SD durante o expediente.

A empresa entende que a transferência de dados para os dispositivos é muito arriscada e anunciou a decisão por meio de um comunicado interno.

Segundo Shamla Naidoo, diretora de segurança da IBM, a proibição deverá minimizar os possíveis danos financeiros e de reputação por conta da perda ou do mal uso desses dispositivos.

A regra já é válida para alguns departamentos da empresa e deverá ser implantada no mundo todo na próxima semana.

Os funcionários terão que usar o File Sync and Share, serviço de armazenamento na nuvem da IBM que também é oferecido para outras empresas. No documento, Naidoo admitiu que a mudança pode ser “disruptiva para alguns”.

A diferença deverá ser mais sentida por quem trabalha realizando reparos e atualizações para clientes da IBM. Em vez de utilizarem pen drives, esses funcionários terão de acessar a nuvem da empresa diretamente nesses locais.

A decisão da IBM pode parecer um pouco radical, mas deve fazer com que a companhia diminua ao máximo os riscos de vazamento de dados. Além disso, ela mostra como os dispositivos removíveis devem perder cada vez mais espaço para serviços na nuvem.

Com informações: The Register, PCMag.

Receba mais sobre IBM na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados