Início » Internet » Como descobrir se uma pessoa no Facebook é um fake

Como descobrir se uma pessoa no Facebook é um fake

Suspeita que um Facebook é fake? Veja como denunciar o perfil e se proteger

Por
1 ano atrás

O Facebook implementa algumas medidas para prevenir perfis fake, mas nem sempre isso funciona direito. Achou algum usuário que está imitando você ou quer descobrir se aquela solicitação de amizade suspeita vem de uma pessoa que não é real? Temos algumas dicas.

Facebook

Dicas para identificar perfis fake

Nem sempre é fácil identificar perfis que não são verdadeiros, então na dúvida, desconfie. Veja alguns indícios de que a pessoa pode ser fake:

Veja se a imagem de perfil é original

O primeiro lugar para começar é a foto de perfil: se uma pessoa não é quem ela diz que é, a foto não vai ser dela. Veja como checar a autenticidade de uma foto:

  1. Entre no perfil do usuário e clique ou amplie a foto de perfil;
  2. Clique com o botão direito e depois em Copiar endereço da imagem;
  3. Acesse o Google Imagens;
  4. Na caixa de busca, ao lado do ícone de teclado, clique no ícone de câmera;
  5. A caixa de Pesquisa por imagem vai abrir. Cole o link copiado em Copiar o URL da imagem;
  6. Clique em Pesquisa por imagem;
  7. Clique nas fotos que aparecerem e veja se a descrição delas bate com o nome da pessoa.

Leia o que o perfil postou

Um bom jeito de saber se a pessoa é verdadeira é, simplesmente, ler o que ela postou na rede social. Publicações muito favoráveis a alguma empresa ou político, ou que falam somente sobre um tema em específico tendem a ser feitas por pessoas que querem fortalecer essas organizações e, portanto, o perfil tem chances de ser falso.

Além disso, postagens sem sentido ou nenhuma postagem no geral pode ser mais um motivo para acreditar que o perfil é fake. Uma reportagem da BBC mostrou que existia um exército de perfis falsos usados para influenciar eleições no Brasil.

Veja a lista de amigos

Facebook - imagem por Reuters

Você tem algum amigo em comum com a pessoa? Ela tem muitos amigos? Como se comportam os amigos dela? Faça essa pergunta ao olhar a lista de amigos do perfil; pessoas que adicionam qualquer um ou que também não têm muitos amigos por si só podem indicar que é uma rede de fakes em ação.

Confira as informações pessoais

Entre na aba de Sobre do perfil da pessoa para conferir as informações pessoais dela. Há links para outras redes sociais? O número de telefone informado é verdadeiro? Ela realmente estudou naquele colégio? Procure evidências do que foi informado no perfil dela em outros lugares. Se a pessoa diz que estudou na USP, por exemplo, procure pelo nome dela na lista de aprovados na Fuvest ou no Sisu.

Suspeite de contas famosas ou pedidos pessoais

É algum famoso te adicionando? Confira se o perfil é verificado, ou se não é duplicado: normalmente, contas famosas têm o perfil verificado e não costumam ter mais de uma conta real, então fique atento se o perfil não tiver o selo azul.

Além disso, desconfie se a pessoa pedir fotos pessoais, perguntar muito sobre você ou fazer uma declaração de amor, por exemplo. Ela pode estar tentando conseguir as sua atenção para te aplicar um golpe.

Verifique suas informações de privacidade

Por fim, a última dica é que você confira suas configurações de privacidade: selecione quem pode ver suas publicações, quem pode te enviar solicitações de amizade, quem pode marcar você em fotos, entre outros ajustes. Vale proteger melhor o seu Facebook e o que as pessoas podem ver nele.

É claro, o perfil pode ser real mesmo se ele não tiver muitos amigos, informações pessoais ou escrever publicações com erros ortográficos, por exemplo. Mas, como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Se você suspeita do perfil, também pode denunciá-lo ao Facebook seguindo os passos abaixo.

Como denunciar um perfil fake qualquer

  1. Acesse o perfil que você julgou como falso;
  2. Na imagem de capa, clique no botão com três pontos (…);
  3. Clique em Denunciar;
  4. Marque a opção Denunciar este perfil;
  5. Marque a opção Essa é uma conta falsa;
  6. Clique na opção Enviar ao Facebook para análise.

Pronto! O perfil foi denunciado.

Como denunciar um perfil fake que imita o seu

Siga os passos acima, mas, no passo 5, selecione Essa pessoa está fingindo ser eu ou alguém que conheço no lugar de “Esta é uma conta falsa”. Veja mais informações em como denunciar um Facebook fake.

Mais sobre: ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.