Início » Internet » Facebook vai ter serviço de verificação para combater notícias falsas no Brasil

Facebook vai ter serviço de verificação para combater notícias falsas no Brasil

Emerson Alecrim Por

Não existe solução única para o problema das fake news, mas ações coordenadas. Uma delas consiste em trabalhar com agências de checagem de fatos. O Facebook acaba de fechar parcerias com duas das mais importantes do Brasil: Aos Fatos e Agência Lupa.

Facebook - checagem de notícias

Ambas terão acesso às denúncias de notícias falsas enviadas por usuários da rede social ou sinalizadas por outros meios. O conteúdo reportado será analisado e, caso seja classificado como falso, terá a sua exibição severamente reduzida no feed de notícias. Além disso, páginas que compartilharem fake news com muita frequência terão o alcance do seu conteúdo como um todo diminuído na plataforma.

Tem mais: administradores de páginas e usuários que tentarem compartilhar uma notícia sinalizada como falsa serão alertados de que aquele conteúdo teve a sua veracidade questionada pelas agências. A notícia também não poderá ser impulsionada (aparecer para mais gente mediante pagamento) na rede social.

Para reforçar o questionamento sobre determinada notícia, as agências poderão ainda associar a ela detalhes de sua checagem por meio do recurso Artigos Relacionados.

Facebook - checagem de notícias

O Facebook afirma que, nos Estados Unidos, o programa de checagem por agências diminuiu a distribuição de notícias falsas em 80%, aproximadamente. Ainda não dá para saber se a iniciativa terá resultado equivalente no Brasil, mas medidas são mesmo necessárias: com as eleições no próximo semestre, a onda de fake news deve aumentar ainda mais.

A parceria com Aos Fatos e Agência Lupa deve ter início na próxima semana.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Nicolas_RS

Chola Mais, mulherzinha de esquina que só sabe chorar!

Mendonza

A cabeça de todo reaça é uma bagunça de informação.

linuxuser5000

"É como ter uma emissora de televisão ou rádio.", Não é como uma televisão ou rádio porque ela é uma rede social, e não pode censurar por causa dos pontos já citados.

linuxuser5000

Exatamente porque eu sei do que eu estou falando e usando a verdade e fatos as perguntas são essas, e por isso você está fugindo delas, vou repetir novamente: responda o que eu perguntei.

Nicolas_RS

Chegou o jumentinho que acha que ser formado em jornalismo basta, entra nesses sites e vê o tipo de matéria! Só ver por exemplo da Mãe que matou um bandido no dia das mães os absurdos que esses jornais falaram!

Fique calado e poupe passar vergonha seu estrume!

Mendonza

Mano, se tu soubesse realmente o que vc tá falando, essas perguntas seriam outras.

Mendonza

Eles têm jornalismo. Vcs têm raivinha, birra e muita incompetência.

Mendonza

Pode. É dele. É como ter uma emissora de televisão ou rádio.

ʞǝʌǝɥs

isso é piada...o maior criador de fake news no Brasil é justamente a "imprensa"...duvido que o facebook vai ter coragem de bater de frente com globo

linuxuser5000

Pra esquerda a verdade e os fatos são sempre abobrinha, e você como um bom esquerdistas foge e tem medo de perguntas, responda o que eu perguntei.

linuxuser5000

"faz o que quiser no quintal dele.", Ele não pode censurar por causa dos pontos já citados.

"faz o que quiser no quintal dele.", Então segundo você se ele quiser censurar ou impedir pessoas de usar o serviço por qualquer qualquer motivo que ele queira, ele pode ?

Nicolas_RS

Eles são esquerdistas, tem o "selo da verdade".

Nicolas_RS

O problema que quem cria a Fake News são eles mesmo! Pois a esquerda não tem como jogar limpo! Então mentem e distorcem tudo!

Nicolas_RS

Mas tu gosta de passar vergonha né? Aposto que apoio o Luladrão!

Nicolas_RS

Quem vai dizer que é falso ou não, é tudo esquerdista! É uma piada isso ai!

Exibir mais comentários