Facebook vai ter serviço de verificação para combater notícias falsas no Brasil

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana
Facebook - checagem de notícias

Não existe solução única para o problema das fake news, mas ações coordenadas. Uma delas consiste em trabalhar com agências de checagem de fatos. O Facebook acaba de fechar parcerias com duas das mais importantes do Brasil: Aos Fatos e Agência Lupa.

Ambas terão acesso às denúncias de notícias falsas enviadas por usuários da rede social ou sinalizadas por outros meios. O conteúdo reportado será analisado e, caso seja classificado como falso, terá a sua exibição severamente reduzida no feed de notícias. Além disso, páginas que compartilharem fake news com muita frequência terão o alcance do seu conteúdo como um todo diminuído na plataforma.

Tem mais: administradores de páginas e usuários que tentarem compartilhar uma notícia sinalizada como falsa serão alertados de que aquele conteúdo teve a sua veracidade questionada pelas agências. A notícia também não poderá ser impulsionada (aparecer para mais gente mediante pagamento) na rede social.

Para reforçar o questionamento sobre determinada notícia, as agências poderão ainda associar a ela detalhes de sua checagem por meio do recurso Artigos Relacionados.

Facebook - checagem de notícias

O Facebook afirma que, nos Estados Unidos, o programa de checagem por agências diminuiu a distribuição de notícias falsas em 80%, aproximadamente. Ainda não dá para saber se a iniciativa terá resultado equivalente no Brasil, mas medidas são mesmo necessárias: com as eleições no próximo semestre, a onda de fake news deve aumentar ainda mais.

A parceria com Aos Fatos e Agência Lupa deve ter início na próxima semana.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados