Início » Computador » Apple é processada por teclado "reinventado" do MacBook

Apple é processada por teclado "reinventado" do MacBook

Emerson Alecrim Por

Os MacBooks com teclas borboleta estão rendendo uma ação judicial contra a Apple. Usuários nos Estados Unidos alegam que esse tipo de teclado tem um defeito que trava os botões e que, além disso, o reparo sai caro, especialmente em unidades que já não têm garantia.

Esse teclado "reinventado" foi apresentado em 2015 e se baseia em um mecanismo que lembra as asas de uma borboleta, daí o nome. De acordo com a Apple, o formato distribui com mais uniformidade a pressão sobre a tecla do que o tradicional “mecanismo tesoura”, permitindo que o usuário digite com mais conforto e menos erros. Por ser menor, o novo mecanismo também permitiu que a Apple reduzisse a espessura do botão.

Teclado borboleta

Mas, no processo, aberto por dois usuários que dizem representar outras pessoas em situação similar, há a informação de que MacBooks (incluindo versões Pro) produzidos entre 2015 e 2016 têm uma falha que permite que poeira e detritos se acumulem mais facilmente abaixo da tecla, fazendo o componente se tornar inútil com o passar do tempo.

Para piorar, a Apple não estaria reparando o teclado em unidades fora da garantia. Como todo o teclado precisa ser trocado, o consumidor acaba tendo que desembolsar valores entre US$ 400 e US$ 700 no conserto.

Usuários também se queixam de que, nos casos em que a garantia ainda é válida, a Apple faz reparos que não resolvem o problema (teclas voltam a travar depois de algum tempo) ou indica soluções paliativas — em seu site, a companhia recomenda uso de spray de ar comprimido para limpeza do teclado, só para dar um exemplo.

Teclado - MacBook

O processo pede indenização por perdas e danos. A companhia também enfrenta um abaixo-assinado com cerca de 23 mil assinaturas (na data de publicação deste post) que exige recall das unidades afetadas.

Até o momento, a Apple não liberou nenhum comunicado sobre o assunto.

Com informações: TechCrunch.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Bentolila
mas tem essa opção de comprar sem o touch e pagar mais barato....e apple ja faz a troca do teclado defeituoso de graça mesmo para MacBooks fora da garantia do suporte!
Iago Morandi de Souza
Tenta um chromebook, os modelos novos de 2018 são bem legais e não tem aquelas bugadas absurdas do windows, que vai por mim vai acabar se arrependendo de tentar usar hehe, também da pra tentar colocar um ubuntu.
Pereira
O que essa ralezinha pensa, hein? Compram Apple e acham que não precisam fazer um curso de 12 meses sobre como aprender a digitar em computadores Apple?
Lord Cheetos
É impressionante que os aparelhos dela sempre acabam indo para uma assistência técnica. Não basta pagar um absurdo pelo produto, tem que pagar um absurdo pelo conserto dos problemas que eles mesmos criam. E aí de você se for em uma assistência que não uma autorizada.
Ricardo Gurgel
Não é de hoje que Apple não é sinônimo de qualidade. Só ligam para a beleza e deixaram a qualidade de lado, estética 10, design 0. Não sei o que eu faço com meus futuros Macs, muito medo de comprar um novo. Tudo um lixo, cheio de problemas.
Baidu feat MC Brinquedo
EPAAAAAAAAAAAAAAAAA, bicha não... Eu sou quase um Kaspersky versão chinesa.
Kodos Otros
^^^^Bixa pobre invejosa detected!^^^^
Je Suis Harambe
anos atrás tentei fazer num i5 Probook da HP que era da loja da minha mãe, mas não rolou, tinha um monte de problema de compatibilidade e eu não falo inglês pra resolver, nem tenho conhecimento pra isso
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Não é atoa que a Apple tem lucros impressionantes, melhor clientela que essa impossível!!!
Marcus Araújo
Aguardando a Apple dizer no processo que os usuários estavam teclando errado...
Felipe Silva
Escolhendo bem o hardware da pra colocar o MacOS pirata em um PC, e vai sair bem mais barato se comparar o mesmo hardware.
Jefferson
Obrigado tecnoblog, por ser o único canal onde eu consegui entender o problema!
Je Suis Harambe
Finalmente me livrei do meu MacBook hojea Apple não faz mais computadores e notebooks bons, colocam placas de vídeo muito abaixo do preço que é cobrado, comprei meu Pro Retina mid 2013 por 1800 dólares na promoção, o mais barato hoje em dia custa 2400 dólares com a péssima touchbar (eu testei na Fast Shop) apesar do MacOS ser bem melhor e intuitivo que o Windows eu vou tentar me acostumar com outro sistema
Eric Viana
travamento é feature, assim com o teclado travado você vai usar menos o computador e passar a olhar mais para a fora da janela... (insira aqui sequência de videos família + musiquinha modernosa)
Baidu feat MC Brinquedo
Sabe o que eu acho?Eu acho é pouco!
Daniel Ribeiro
Nem sempre "reinventar" é uma coisa boa.
Fábio Moser
Mágico e revolucionário.
Kodos Otros
Eu aposto que os usuários estavam teclando errado.
Daniel R. Pinheiro
Padrão Apple de qualidade...