Como colocar música no story do Instagram

Tutorial mostra como adicionar uma música no story do Instagram pelo próprio aplicativo ou pelo Spotify, para carregar o vídeo do artista

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
• Atualizado há 3 semanas
Ilustração mostra um celular com o aplicativo do Instagram com a foto de um grupo de pessoas e um sticker da música "Come Together" do The Beatles
Saiba as diferentes formas de compartilhar músicas no Stories do Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Colocar uma música no story do Instagram é o ato de compartilhar um trecho de uma faixa musical na publicação da rede social. A plataforma permite que os usuários adicionem até 60 segundos de uma música como trilha sonora do story.

As músicas podem ser adicionadas ao Stories por meio da ferramenta de áudio. Dá para escolher mostrar a capa do álbum, a letra ou nada – para que a música fique como fundo do story.

Outra alternativa é compartilhar a música no story via Spotify. Esse método funciona quando você pretende mostrar o que está ouvindo ou indicar uma canção. Já que o áudio não é carregado no story, apenas a capa do álbum da música e o vídeo do artista (o mesmo que aparece no Spotify).

A seguir, veja como colocar uma música no story do Instagram:

Como colocar uma música pelo story do Instagram

1. Toque em “+” para criar um story no Instagram

Abra o aplicativo do Instagram no seu celular Android ou no iPhone e toque no ícone “+”, ao lado da sua foto de perfil no canto superior esquerdo, para criar um story.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como criar um story

2. Tire uma foto ou selecione uma imagem da galeria do seu telefone

Toque na opção “Câmera” para fazer um novo registro. Depois, toque no botão central para fazer uma foto ou segure o toque para gravar um vídeo. Você também pode escolher uma foto ou vídeo disponível na galeria do seu celular para criar um story com música.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como criar um story

3. Toque na nota musical para colocar música com a foto no story

Toque no ícone de nota musical, no canto superior direito, para abrir a lista de músicas do Instagram. Selecione uma das canções sugeridas ou toque no campo “Pesquisar música”, no canto superior da tela, para buscar por uma faixa específica.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como adicionar uma música ao story

4. Selecione como exibir a letra da música no story do Instagram

Toque nos ícones, em cima da linha do tempo, para escolher a fonte que exibe a letra da música no story do Instagram. Também há duas opções que exibem apenas a capa do álbum e uma opção para publicar a foto sem aparecer a letra e deixar apenas a música de fundo.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como escolher a fonte da letra da música no story

5. Escolha o trecho da música do story do Instagram

Use a linha do tempo, na parte inferior da tela, para escolher o trecho da música que será reproduzida no story. Toque no ícone com número, no canto esquerdo, para determinar o tempo de duração do clipe e, então, toque em “Concluir”.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como selecionar um trecho de música para o story

6. Organize o story com música

Segure o toque em cima do sticker de música ou da letra e arraste ele para posicionar no canto que você desejar da foto ou vídeo. Você também pode usar as ferramentas do Stories, na parte superior da tela, para inserir texto, stickers, GIFs e outros elementos.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram adicionar novos elementos ao story

7. Publique o story com música no Instagram

Toque no botão branco, no canto inferior direito, para avançar para o menu “Compartilhar”. Escolha enviar o story para todos os seguidores, para a lista “Amigos Próximos” ou por Mensagem. Então, toque no botão azul “Compartilhar” para concluir.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram publicar um story com música

Como compartilhar uma música do Spotify no Instagram

1. Busque por uma música ou artista no Spotify

Abra o app do Spotify no seu telefone e toque na opção “Buscar”, no centro da parte inferior da tela. Então, toque no campo “O que você quer ouvir?” e pesquise o nome da música ou do artista que você deseja compartilhar no Instagram.

Capturas de tela do aplicativo Spotify mostram pesquisar por uma música

2. Toque em “Compartilhar” para divulgar a faixa do Spotify no Instagram

Na página de resultados da busca, toque no ícone de três pontos ao lado da música que você quer indicar no story do Instagram. Depois, selecione a opção “Compartilhar”.

Capturas de tela do aplicativo Spotify mostram compartilhar uma música

3. Toque em “Stories” para publicar a música do Spotify no Instagram

Na tela “Compartilhar”, você verá uma prévia da publicação com um vídeo do artista. Toque na opção “Stories”, na parte inferior da tela, para publicar o link da faixa escolhida no Instagram.

Importante: o recurso Canva deve estar ativo nas configurações do aplicativo do Spotify para ver as artes animadas. Além disso, nem todas as músicas do serviço de streaming possuem canva para serem compartilhadas no Instagram.

Captura de tela do aplicativo Spotify mostra compartilhar uma música no Stories do Instagram

4. Edite o story do Instagram com a música do Spotify

Após ser redirecionado para o app do Instagram, segure o toque no ícone da música para posicioná-lo onde você deseja. Você também pode fazer o movimento de pinça com os dedos para ampliar ou reduzir o tamanho do ícone do Spotify.

Use as ferramentas do Stories, no canto superior da tela, para adicionar textos, GIFs e outros elementos ao conteúdo do Instagram.

5. Publique o story com a indicação de música do Spotify no Instagram

Toque no botão branco, no canto inferior direito, para avançar para o menu “Compartilhar”. Escolha divulgar a música para todos os seguidores, para a lista “Amigos Próximos” ou por mensagem. Por fim, toque no botão azul “Compartilhar”.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como compartilhar uma música no Stories

Tem como colocar mais tempo de música em um story do Instagram?

Você não pode criar um story do Instagram além do tempo padrão do formato. Visando uma experiência fluida para os usuários, a rede social limita a duração da música em fotos para 15 segundos e em vídeos para 60 segundos.

Por que não consigo colocar uma música no Instagram?

Há algumas questões que podem impedir você de adicionar músicas ao story do Instagram. As mais comuns são:

  • Sticker de música indisponível: o recurso de música do Stories pode não estar disponível na sua região ou país;
  • Músicas não aparecem: algumas faixas podem ficar indisponíveis por questões de direitos autorais em certas regiões ou países;
  • Conta comercial no Instagram: perfis comerciais de marcas podem ser impedidos de usar músicas protegidas em suas publicações do Stories. Assim, a plataforma pode sugerir as faixas livres de direitos autorais;
  • Aplicativo desatualizado: a versão do app no seu telefone pode ser antiga e incompatível com o recurso de música no Stories;
  • Bugs temporários: alguns erros, como o cache corrompido do app, podem impedir o uso de músicas no Stories.

Dá para liberar as músicas em um Instagram comercial?

Sim, é possível acessar mais músicas em um Instagram comercial. Alguns perfis podem ser impedidos de usar músicas no Stories, devido a questões de direitos autorais. Uma solução para driblar a limitação é converter a conta em um perfil de criador de conteúdo no Instagram.

Ao converter o perfil comercial em um perfil de criador, uma variedade de músicas protegidas será liberada. Isso inclui vários sucessos atuais, que podem ser usados por empresas e marcas trends na rede social de fotos e vídeos.

Tem como adicionar uma música que não tem no Instagram?

Não é possível usar músicas de fontes externas no Instagram, como a galeria do seu celular, YouTube Music ou o próprio Spotify. A plataforma só permite o uso das músicas licenciadas do catálogo para garantir a proteção de direitos autorais.

Importante: Se você publicar um vídeo no Stories com uma faixa protegida, você pode ser penalizado por violação de direitos autorais.

Dá para colocar a música em um story já postado no Instagram?

Não é possível editar um story após ele ser postado no Instagram. Caso você queira adicionar uma música em um story publicado, você deve excluir o conteúdo e postar novamente com a trilha sonora desejada.

Posso trocar a música do story do Instagram?

Você pode alterar a música de um story enquanto edita o conteúdo. Basta clicar no sticker de música e escolher outra faixa ou trecho da mesma música. Após a publicação do story, não é possível realizar alterações.

Dá para fazer um story com um áudio original no Instagram?

O Instagram só permite fazer story com músicas. No entanto, você pode criar um Instagram Reels com um áudio original de até 60 segundos e, depois, compartilhar como um story.

É possível colocar música no story do Facebook?

Sim, você pode publicar um story com música no Facebook. Ao criar um story, toque na opção “Música”, na parte superior da tela. Selecione uma música ou pesquise uma faixa específica e toque em cima dela. Depois, escolha um plano de fundo ou use uma das imagens da sua galeria para ilustrar o story.

Capturas de tela do aplicativo Facebook mostram como criar um story com música
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Spotify na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados