O Facebook tem mais um teste de personalidade para se preocupar

Teste de personalidade myPersonality expôs dados de 3,1 milhões de pessoas

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Facebook

Depois do caso Cambridge Analytica, o Facebook está sendo obrigado a lidar com mais uma denúncia de uso indevido de dados dos usuários. Mais uma vez, um teste de personalidade foi usado para ter acesso a uma grande quantidade de informações pessoais.

Batizado de myPersonality, ele foi realizado por 6 milhões de pessoas e expôs 3,1 milhões que aceitaram compartilhar dados do seu perfil no Facebook, segundo a New Scientist. O app foi criado por David Stillwell e Michael Kosinski, também pesquisadores da Universidade de Cambridge.

O objetivo do teste era traçar um perfil psicológico dos usuários com base no Big Five, conceito da psicologia para se referir a cinco fatores de personalidade: neuroticismo, extroversão, agradabilidade, conscienciosidade e abertura para a experiência.

Como os dados foram expostos?

Após terem acesso aos resultados dos testes, eles decidiram compartilhar o que tinham com outros acadêmicos por meio de um site. Para terem acesso às informações, os interessados precisavam se registrar na página e receber uma autorização.

O procedimento foi realizado por mais de 280 pessoas que concordaram em não usar as informações com fins lucrativos. Entre elas, pesquisadores de universidades e companhias como Facebook, Google, Microsoft e Yahoo.

Porém, esse não era o único meio para obter os resultados do myPersonality. Quem não recebesse a autorização tinha uma saída “alternativa” graças a um nome de usuário e uma senha que circulam na internet há cerca de quatro anos.

As credenciais foram tornadas públicas por estudantes no GitHub. Eles usaram o site para divulgar uma ferramenta usada para processar dados do Facebook e mantiveram os dados reais do login no código.

As credenciais davam acesso não somente aos resultados dos testes, mas também a um conjunto de 22 milhões de posts de 150 mil usuários.

Além disso, informações como idade, gênero e status de relacionamento de 4,3 milhões de pessoas também foram expostas. Possivelmente, esse número é relacionado com a brecha que permitia que os apps tivessem acesso a dados de amigos de um usuário que concedeu a permissão.

Para preservar a identidade de quem fez o teste, Stillwell e Kosinski retiraram o nome das pessoas do conjunto de dados distribuído no site. No entanto, informações como localização, gênero, idade e os posts poderiam ter sido usados para identificar as pessoas.

Relações com a Cambridge Analytica

O fato de o myPersonality e o thisisyourdigitallife (do caso Cambridge Analytica) terem sido criados por pesquisadores da Universidade de Cambridge não é mera coincidência.

Até 2014, Stillwell e Kosinski tinham como colaborador Aleksandr Kogan, professor de psicologia que criou o teste usado para captar os dados que chegaram à Cambridge Analytica.

Stillwell diz que a empresa também tentou ter acesso aos dados do seu teste, mas teve o pedido negado por conta das ambições políticas.

Apesar disso, ele e seu parceiro também ganharam dinheiro com o aplicativo com uma companhia chamada Cambridge Personality Research. Ela vendia acesso a uma ferramenta voltada para segmentar anúncios com base no conjunto de dados obtidos pelo myPersonality.

Em seu site, a empresa se descrevia como nada menos que a ferramenta que “lê a mente do público”.

Quais medidas foram tomadas?

Em abril, o myPersonality foi suspenso porque sua descrição de como os dados eram compartilhados não estavam de acordo com as políticas do Facebook. A ferramenta também é uma das que estão sendo investigadas pela plataforma após o escândalo envolvendo a Cambridge Analytica.

De acordo com Ime Archibong, vice-presidente de parcerias de produtos do Facebook, o app será definitivamente banido se os responsáveis se recusarem a cooperar com a auditoria.

Foto por Oliver Graumnitz/Pixabay

Stillwell diz que o Facebook sempre esteve ciente do funcionamento do app. Ele afirma ter participado de reuniões com Kosinski e representantes da rede social desde 2011.

“É um pouco estranho que, de repente, o Facebook diz desconhecer a pesquisa myPersonality e acreditar que o uso de dados foi uma violação de seus termos”, diz Stillwell.

Neste momento, a página do aplicativo saiu do ar e as credenciais não funcionam mais. Além disso, o site pessoal de Stillwell e seu perfil no Twitter não podem ser acessados.

O caso também é investigado pelo Escritório do Comissário de Informação (ICO) do Reino Unido. As autoridades querem saber quem teve acesso aos dados e para que eles foram usados. A tarefa deverá ser árdua, já que a ampla disponibilidade das credenciais pode tornar o rastreamento quase impossível.

Com informações: New Scientist.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados