Início » Celular » Nexus One deixará de ser vendido online

Nexus One deixará de ser vendido online

Avatar Por

Em um post no blog da empresa, o vice-presidente de engenharia do Google, Andy Rubin, explicou uma drástica mudança na estratégia de venda do Nexus One. Ela essencialmente será virada de cabeça para baixo: o celular que era vendido apenas na loja online deixará de ser vendido dessa maneira e passará a estar disponível apenas por meio de canais tradicionais de varejo.

Rubin comenta que os objetivos do Google com o Nexus One foram dois: introduzir uma referência de inovação entre os dispositivos com Android e tornar mais fácil e rápida a aquisição de um aparelho com o sistema operacional. A primeira meta foi atingida com louvor: o legado do Nexus One já está presente em aparelhos mais modernos e avançados, como o HTC Evo 4G e o HTC Droid Incredible. Já quanto a venda exclusivamente online… Bem, nesse aspecto podemos dizer que o Google falhou miseravelmente.

O sistema de vendas online simplesmente não deu certo. Seja por causa de uma forte cultura de comprar celulares com a sua operadora de preferência (já associado a um plano e aos correspondentes subsídios) ou pela impossibilidade de ter o produto em mãos antes de concretizar a compra, as vendas da loja online do Google ficaram muito abaixo das expectativas.

Sendo assim, o Google reconhece que o novo sistema proposto “não pegou”  e afirma que irá adotar uma estratégia mista de início, aumentando a presença do Nexus One nos canais de venda tradicionais. Concluída essa fase, o aparelho deixará de ser vendido pela internet e a “loja” online do Google passará a funcionar apenas como vitrine dos diversos modelos de Android disponíveis pelo mundo, sem vender nada.

Costumam dizer que quem está um passo à frente é um líder, mas quem está dois passos a frente é um mártir. Foi assim com o Google. Ao tentar mudar um paradigma fortemente enraizado no nicho em que entrava (sem nem ao menos passar por um modelo híbrido que desse opção ao consumidor), a empresa de Mountainview teve o seu diferencial transformado em desvantagem competitiva. Pelo menos ela soube reconhecer a hora de tirar o time de campo e mudar de estratégia antes que o fracasso fosse maior ainda.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hernani
Não se preoculpem, deve chegar por uns R$2 mil por aqui, baratinho, troco da feira
Alan22amg
Eu não aguentei esperar pelo Nexus one mais, e ontem mesmo comprei um Motorola quench! É Android 1.5 ainda, mas tem motoblur que é muito útil e já dá pra ir se acostumando com SO Android, depois eu troco pelo Nexus One!
Leandro Eduardo
"O GOOGLE PODE ESPERAR, PORQUE SUAS VENDAS VAI DESPENCAR"
Fabiano
Pois é, por mais que o ecommerce já seja uma realidade, tem coisas que só se compra depois de testar o produto! Uma vez, comprei um laptop via internet, depois de ler uma resenha altamente positiva, porque peguei uma oferta boa!
Só digo que, se eu tivesse experimentado o micro numa loja, não teria comprado!
Breno Brito
Desde que chegue no Brasil no período q vem... tanto faz, o q quero é comprar o meu =)
João Henrique
Os Androids vão dominar o mundo! [Google ;D
Juarez Lencioni Maccarini
Obrigado! Que bom que gostou. =)
tplayer
Na época do lançamento do aparelho o Google citou as datas nos outros países, o Brasil seria em Junho.
gsctt
Parabéns pelo post, ficou muito bem escrito.
Com relação ao fracasso do novo método de vendas do Google, é uma pena, achava que seria mais um novo sucesso. =\
Rodrigo Fante
Imagina que aconteceria isso, pouca gente compra sem ver o produto antes, sem tê-lo em mãos.
@heltonteixeira
Como sistema operacional o Android já disparou na frente, mas o celular Nexus One não fez o mesmo, quem sabe agora que a Google vai mudar as formas de venda do aparelho a situação não mude.
Da onde saiu essa de que o Nexus One vai chegar ao Brazil em junho?
Estou sempre procurando informações sobre o lançamento nacional e até hoje não vi nenhuma noticia oficial sobre o assunto, to quase comprando um Nexus One, se não vier nenhuma noticia bombastica até amanhã, eu compro o meu amanhã mesmo xD
@luizlemos
Sei não...isso não condiz com a atual convergência de vendas on-line que é de crescimento, está parecendo mais uma desculpa esfarrapada para ocultar algum outro motivo por trás dessa atitude...e outra nem deu tempo de regulamentar o aparelho em muitos países ou será que queriam vender tudo lá pro lado do polo norte mesmo??
Alexandre
Nao sei se será lancado mas na www oficial diz nao ter disponibilidade "para sua regiao ou pais".
Lancado, sera que vai ser compravel ou vai ser como o iphone/milestone/Xperia que custam 1 rim, 2 olhos da cara e o escorpiao que se guarda no bolso?
Adonai
Nexus One vai ser lançado em Junho? Alguem sabe o preço? To loco pra comprar um Android.
Felipe
Bem q eles poderiam vender aki....queria taaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaanto um nexus one!!!!!
tplayer
Falharam, mas só sei que ainda quero um NexusOne.

Aliás, está mantido o lançamento no Brasil para Junho?