O Instagram quer te ajudar a passar menos tempo vendo fotos dos seus amigos

Novo recurso ajudará você a saber por quanto tempo usou a rede social

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Instagram deseja que você não gaste tanto tempo do seu dia vendo fotos, stories e mensagens de amigos (ou pelo menos esse é o discurso da empresa). Assim como algumas pesquisas, a rede social entende que pode trazer efeitos negativos para a saúde de quem a usa constantemente.

Pensando nisso, a rede social irá liberar em breve um recurso para Android chamado de “Insights de Uso”, que deverá ajudar você a saber quanto tempo gasta no app. Ainda não foi revelado se ele mostraria todo o tempo gasto desde a criação da conta ou se faria um recorte temporal (diário, semanal ou mensal, por exemplo).

Também não ficou claro se a ferramenta detalharia o uso por navegação no feed, no Stories ou no Direct.

Ainda assim, qualquer dado novo poderia oferecer mais controle sobre o tempo que passamos no Instagram. O recurso foi descoberto pela desenvolvedora Jane Manchun Wong, divulgado pelo TechCrunch e logo confirmado pela rede social.

Em seu perfil no Twitter, Kevin Systrom, CEO do Instagram, disse que a plataforma está criando ferramentas para ajudar a comunidade a saber mais sobre como usa seu tempo.

“Entender como o tempo na internet impacta as pessoas é importante, e é responsabilidade de todas as companhias serem honestas sobre isso. Queremos ser parte da solução. Eu levo essa responsabilidade a sério”, disse.

A estratégia do Instagram vai ao encontro do planejado por outras empresas, que querem tornar sua experiência na internet mais saudável. Em sua conferência para desenvolvedores, o Google apresentou um recurso de gerenciamento de tempo para o Android P. Ele ajuda a saber quanto tempo você gasta em cada aplicativo e permite definir bloqueios de uso.

Esta também é uma das preocupações do Facebook, proprietário do Instagram. Em janeiro, ao anunciar a mudança no algoritmo, Mark Zuckerberg demonstrou que o foco estava no bem-estar dos usuários.

Segundo ele, os usuários podem se sentir mais conectados e menos solitários quando se relacionam entre si. “Isso está relacionado com a nossa felicidade e saúde ao longo do tempo. Por outro lado, ler artigos ou assistir a vídeos passivamente — mesmo que divertidos ou informativos — pode não ser tão bom”.

Barra de emojis nos comentários

Ainda segundo Jane Manchum Wong, o Instagram também deverá implementar mudanças na área de comentários. A rede social trabalha em uma barra que exibiria os emojis mais usados e um ícone para facilitar a marcar de amigos.

O aplicativo ainda deverá ganhar uma opção de responder aos comentários a partir de uma notificação no Android. A solução dispensaria a necessidade de abrir o app e seria semelhante ao que já está disponível no WhatsApp, por exemplo.

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados