Início » Telecom » Operadora do Catar lança primeira rede 5G do mundo, mas nenhum celular é compatível

Operadora do Catar lança primeira rede 5G do mundo, mas nenhum celular é compatível

Por
16/05/2018 às 16h28
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A corrida pelo 5G ganhou uma nova etapa nesta semana após um anúncio feito pela operadora Ooredoo. A empresa do Catar afirma ter lançado “a primeira rede 5G comercialmente disponível no mundo”.

A rede ocupará a faixa de 3,5 GHz e cobirá alguns dos principais pontos de Doha, capital do país. Apesar da novidade, o serviço é bem limitado quanto ao número de dispositivos compatíveis, já que ainda não há um smartphone com suporte ao 5G.

Até o lançamento desse aparelho, será necessário utilizar um dispositivo da própria Ooredoo que será lançado em até um mês. Segundo o VentureBeat, ele pode consistir em uma espécie de modem para a casa ou um ponto de acesso sem fio.

Leia também: Entenda a diferença entre LTE, 4G, 4G+, 4,5G e 5G

Em seu comunicado, a Ooredoo não deu detalhes sobre a velocidade da rede. A empresa havia alcançado marcas superiores a 1 Gb/s em testes, mas não garantiu que esse desempenho chegará aos usuários.

“Essa rede oferecerá a base necessária para introduzir uma nova ondq de inovações, incluindo carros autônomos e rodovias inteligentes, realidade virtual e aumentada, frotas nacionais de drones de serviço, e muito mais”, disse Waleed Al Sayed, o CEO da Ooredoo.

A Ooredoo não é a única operadora a se proclamar como a primeira a oferecer a rede 5G. A Etisalat, dos Emirados Árabes Unidos  também diz que é a pioneira e promete velocidade de 1 Gb/s. No entanto, segundo a empresa, o serviço deve ser lançado só em setembro porque não há nenhum smartphone compatível.

Com informações: OoredooVentureBeat.

Mais sobre: ,