WhatsApp Business: o que é, como usar e como funciona o aplicativo para empresas

Criar uma conta comercial no WhatsApp permite ter acesso a uma série de recursos que podem ajudar no dia a dia da sua empresa; saiba como configurar o mensageiro

Emerson Alecrim Victor Toledo
Por e
• Atualizado há 2 meses
WhatsApp Business: o que é, como usar e como funciona o aplicativo para empresas (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
WhatsApp Business: o que é, como usar e como funciona o aplicativo para empresas (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O WhatsApp Business é um aplicativo de mensagens desenvolvido para atender às necessidades de microempreendedores.

A ferramenta é útil para auxiliar no atendimento ao cliente do seu negócio, além de permitir que você adicione um catálogo com fotos de seus produtos.

Essa versão do serviço de mensagens instantâneas pode ser baixada de forma gratuita diretamente da Play Store (Android) ou da App Store (iPhone e iPad).

A seguir, entenda em detalhes o que é o WhatsApp Business, veja o passo a passo para instalar e configurar o mensageiro, e conheça os recursos disponíveis no aplicativo para empresas.

O que é o WhatsApp Business?

WhatsApp Business é uma versão do aplicativo de mensagens desenvolvida com o propósito de atender a pequenas empresas. O mensageiro oferece recursos extras em comparação com a versão convencional do WhatsApp, como respostas rápidas, mensagens automáticas e perfis verificados.

A ferramenta serve para facilitar a comunicação entre empresas e usuários, permitindo gerenciar interações de forma mais eficiente, e fornecer um serviço melhor ao cliente.

Como usar o WhatsApp Business no Android

1. Instale o WhatsApp Business a partir do Google Play

Acesse a Google Play para baixar o Whatsapp Business. Se preferir buscar pelo aplicativo em vez de acessar o link diretamente, certifique-se de pesquisar exatamente por “WhatsApp Business” para instalar a versão para empresas.

Instale o WhatsApp Business a partir do Google Play (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Abra o WA Business no Android e toque em “Concordar e continuar”

Abra o WhatsApp Business em seu celular Android. Observe que o aplicativo pode ter o nome WA Business. Na tela inicial, leia os termos de uso do serviço e toque em “Concordar e continuar” para seguir com a configuração do WhatsApp para empresas.

Abra o WA Business e toque em "Concordar e continuar" (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Informe o número de telefone da sua empresa

Informe o número de telefone do seu negócio, com DDD, se você estiver no Brasil. Em seguida, toque em “Avançar” para criar seu WhatsApp comercial. O app perguntará se o número está correto. Confira e, se positivo, toque em “Sim”.

Informe o número de telefone da sua empresa (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Na configuração que eu fiz, o aplicativo solicitou permissão para enviar notificações após o número de celular ser cadastrado. Se acontecer com você, toque em “Permitir”, a não ser que você não queira receber esses avisos.

4. Insira o código de confirmação enviado por SMS

O aplicativo enviará ao número fornecido um SMS com um código de confirmação de seis dígitos. Informe esse código para criar a conta no WhatsApp Business. Pode acontecer de o próprio app detectar a chegada do SMS e confirmar o código automaticamente.

Insira o código de confirmação enviado por SMS (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

5. Aceite as permissões solicitadas pelo WhatsApp Business no Android

Toque em “Permitir” ou “Continuar” para aceitar a sequência de permissões que o WhatsApp Business pedirá para acessar fotos, vídeos, contatos e outras informações em seu celular Android.

Aceite as permissões solicitadas pelo WhatsApp Business no Android (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

6. Informe nome e foto da sua empresa no WA Business

Finalize a configuração da conta no WA Business informando nome, categoria da empresa e foto de perfil no botão com símbolo de câmera. Toque em “Avançar” para encerrar.

Informe nome e foto da sua empresa no WA Business (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

7. Comece a usar a sua conta no WhatsApp Business

O WhatsApp Business irá abrir quando as configurações iniciais forem finalizadas. Se isso não acontecer, toque no ícone do aplicativo para abrir o app. Na página inicial da ferramenta você pode realizar ações como criar catálogo de produtos, conversar com clientes via mensagens de texto ou ligações e gerenciar cobranças.

Comece a usar a sua conta no WhatsApp Business (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Como usar o WhatsApp Business no iPhone

1. Acesse a App Store para instalar o WhatsApp Business

Entre na App Store para baixar o WhatsApp Business no iPhone. Após a instalação, o aplicativo poderá ter o nome WA Business.

Acesse a App Store para instalar o WhatsApp Business (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Aceite os termos de uso do WhatsApp Business no iPhone

Abra o aplicativo e leia os termos de uso para criar uma conta no WhatsApp Business. Toque em “Concordar e continuar” para aceitá-los.

Aceite os termos de uso do WhatsApp Business (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Digite o número de telefone a ser usado no WA Business

Cadastre o número de telefone que você usará no WhatsApp Business do iPhone. Informe o DDD, se estiver no Brasil. Toque em “Avançar” ao terminar. Clique em “Sim” para confirmar caso o número esteja correto ou em “Editar” se precisar corrigi-lo.

Digite o número de telefone a ser usado no WA Business (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Em seguida o app pode pedir para enviar notificações, você pode aceitar ou recusar. Essa ação não interfere na configuração do WhatsApp Business no iPhone.

4. Informe o código de seis dígitos para validar sua conta

Informe o código de seis dígitos enviado por SMS ao seu iPhone para ativar seu WhatsApp corporativo, caso o WA Business não detecte a chegada dessa mensagem automaticamente.

Se você estiver transferindo seu número telefônico de um celular que já tinha WhatsApp Business, como foi o meu caso, o aplicativo pedirá que você informe um código de seis dígitos exibido no primeiro aparelho.

Informe o código de seis dígitos para validar sua conta

5. Insira foto e nome da sua empresa no perfil do WhatsApp Business

Toque em “Adicionar” para incluir uma foto de perfil e, mais abaixo, informe nome e categoria da sua empresa. Toque em “Avançar” para finalizar. Na tela seguinte, você poderá cadastrar um e-mail comercial à sua conta, se desejar.

Insira foto e nome da sua empresa no perfil do WhatsApp Business (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

6. Dê permissão para o mensageiro acessar a lista de contatos

Toque em “Permitir” caso o WhatsApp Business solicite acesso à sua lista de contatos. O aplicativo também poderá solicitar outros tipos de permissões.

Aceite as permissões para aceitar a lista de contato (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

7. Abra o WhatsApp Business para começar a usar o serviço

A tela inicial do WhatsApp Business abrirá quando as configurações forem finalizadas. Toque no ícone do WA Business se isso não ocorrer automaticamente. Agora você pode usar o WhatsApp para empresas para contatar clientes, criar catálogo de produtos, gerar anúncios, entre outras ações.

Abra o WhatsApp Business para começar a usar o serviço (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Dá para usar o WhatsApp Business no PC?

Sim. Para usar o Whatsapp Business no PC é necessário acessar o serviço pelo navegador ou baixar o cliente para Windows ou Mac. Depois, basta escanear o QR Code de autenticação no celular que tem o WA Business instalado para iniciar e gerenciar conversas por meio do computador.

Como funciona o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business funciona como uma ferramenta de comunicação entre empresas e clientes em potencial ou já existentes. O aplicativo tem interface e dinâmica de troca de mensagens similar ao WhatsApp Messenger para pessoas físicas, mas adiciona recursos que auxiliam nas vendas e no suporte ao usuário.

A Meta criou o WhatsApp Business com foco em pequenas empresas, a exemplo de pizzarias, padarias, mercearias, salões de beleza e papelarias. Empresas de médio e grande porte são atendidos pela Plataforma do WhatsApp Business, que oferece recursos mais avançados para gerenciamento de grandes volumes de mensagens.

Em todos os casos, as ferramentas do Whatsapp Business foram desenvolvidas para facilitar o processo de vendas, a comunicação com consumidores ou clientes e a organização de mensagens.

Quais são as principais funções do WhatsApp Business?

A partir da tela inicial do WhatsApp Business você tem acesso a ferramentas como:

  • Perfil empresarial: permite configurar o WhatsApp Business para exibir dados da sua empresa, como endereço físico, site, e-mail e horário de atendimento;
  • Mensagens automáticas: você pode colocar mensagem automática no Whatsapp Business para dar uma saudação ou uma informação importante ao cliente assim que ele enviar uma mensagem à sua empresa;
  • Respostas rápidas: uma resposta rápida no WhatsApp Business é uma mensagem criada para ser usada com frequência, como um agradecimento ou uma saudação para encerrar a conversa;
  • Etiquetas: você pode usar etiquetas no WhatsApp Business para organizar as conversas com clientes em categorias, de modo a ter acesso mais rápido a elas;
  • Catálogo de produtos: dá para criar catálogos no WhatsApp Business para promover seus produtos no serviço. Também é possível organizar os catálogos no WhatsApp para classificar os produtos em categorias;
  • Selo de verificação: um perfil verificado no WhatsApp Business serve para atestar que a conta no serviço pertence à sua empresa, dando mais confiança para os clientes entrarem em contato;
  • Compartilhar localização: você pode colocar a localização no WhatsApp Business para permitir que clientes cheguem mais facilmente ao estabelecimento físico da sua empresa;
  • Criar QR Code: é possível criar um QR Code no WhatsApp Business ou um link encurtado para que clientes consigam entrar em contato mais facilmente com a sua empresa por meio do serviço;
  • Estatísticas de mensagens: o WhatsApp Business tem uma função de estatísticas de mensagens trocadas com os clientes que permitem a você avaliar a comunicação da sua empresa por meio do serviço;
  • Integração com ferramentas de terceiros: você pode adicionar parceiros de pagamentos no WhatsApp Business para enviar cobranças e receber pagamentos por produtos vendidos ou serviços prestados.
Principais ferramentas do WhatsApp Business (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Principais ferramentas do WhatsApp Business (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Posso criar um catálogo no WhatsApp Business pelo PC?

Sim, a Meta permite criar catálogo no WhatsApp Business pelo PC. Basta abrir a versão web ou para desktop do serviço, ir no menu de opções acima das conversas e abrir o item “Catálogo”.

Isso é útil para que você possa inserir no catálogo fotos de produtos que não estão no celular ou para aproveitar a tela maior para gerenciar o acervo com mais comodidade.

O WhatsApp Business é pago?

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito, mas tem recursos adicionais que são pagos. O principal deles é a assinatura Premium, que oferece funções como:

  • Página personalizada: exibe um perfil mais detalhado da empresa no WhatsApp, com foto, endereço físico, site, horário de atendimento e outras informações;
  • Múltiplos atendentes: permite distribuir o atendimento a até dez aparelhos para que uma equipe cuide dos contatos com os usuários.

A assinatura Premium do WhatsApp Business ainda não está disponível oficialmente no Brasil. Nos Estados Unidos, a modalidade custa a partir de US$ 4,99 por mês.

É possível usar um telefone fixo no WhatsApp Business?

Sim. Além de número de celular, é possível usar o WhatsApp Business com telefone fixo. Basta informar o número desse telefone durante o cadastro no serviço. Em seguida, use o botão “Me ligue” para o WhatsApp realizar uma chamada de modo a verificar se o número é válido ou não.

Qual a diferença entre WhatsApp Business e WhatsApp?

O WhatsApp Business é um aplicativo criado para que empresas usem o serviço de mensagens instantâneas da Meta como canal de vendas ou como ferramenta de atendimento ao clientes. Já o WhatsApp convencional, cujo nome completo é WhatsApp Messenger, foi feito para comunicação entre pessoas físicas.

Não há benefícios em usar o WA Business se o seu objetivo é apenas comunicação pessoal. O ideal é usar o WhatsApp para conversar com seus amigos.

Posso cancelar o WhatsApp Business e voltar a usar meu número no WhatsApp?

Sim. Para isso, você deve criar um backup da conta no WhatsApp Business para preservar as conversas e dados existentes nela. Depois, é necessário baixar o WhatsApp Messenger no celular que tem o número usado no WhatsApp Business.

Configure o WhatsApp informando o número do celular. O mensageiro avisará que esse número está vinculado a uma conta no WhatsApp Business e perguntará se você quer mudar para a versão pessoal. Confirme a mudança e informe o código enviado por SMS pelo WhatsApp para validar a conta.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp Business na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Canal Exclusivo

Relacionados