Início » Gadgets » Notch: o que é e quais celulares têm essa característica?

Notch: o que é e quais celulares têm essa característica?

Entalhe, chifre, como preferir. Veja porque mais e mais celulares têm sido feitos com o notch na parte frontal

Por
35 semanas atrás

O termo “notch” ficou bem popular no último ano; em tradução livre, ele significa entalhe. Mas isso não diz muito: por que o termo é tão popular e o que significa quando um celular tem “notch”? Descubra qual o significado e quais smartphones têm a característica.

O que é notch?

Também chamado de entalhe, o notch é uma área na parte frontal de um smartphone que fica sobre a tela, normalmente para acomodar a câmera frontal ou sensores, como o de luminosidade, para ajustar o brilho de forma automática.

A característica começou com o Essential Phone, mas foi popularizada pelo iPhone X, o primeiro smartphone da Apple a ser lançado com bordas mínimas, seguindo uma tendência da indústria. A tela ocupa mais espaço na parte frontal, mas o alto-falante de chamadas, a câmera frontal e, em muitos smartphones, o botão home impedia que o display fosse esticado.

Em busca de mais tela ainda, o entalhe (notch) foi uma solução criada para manter os sensores e peças que precisam ficar na frente do smartphone, mas ao mesmo tempo ampliar a área do display.

No caso do iPhone X, o notch é estritamente necessário porque a Apple se livrou do botão home e, com ele, o Touch ID, mecanismo de autenticação pela impressão digital. Nesse celular em específico, ele foi substituído pelo Face ID, que usa diversos sensores, como um projetor de pontos, para reconhecer corretamente o seu rosto.

Depois do lançamento da Apple, a tendência foi se espalhando para outros smartphones, ainda que eles não usassem uma tecnologia como a do Face ID. O entalhe serviu para acomodar somente o sensor de luminosidade, a câmera frontal e o alto-falante para chamadas.

Quais smartphones têm notch?

Várias outras fabricantes já lançaram smartphones com o entalhe, chifre, monocelha, como preferir chamar. Os mais relevantes são:

Há saída para o notch?

Sim: algumas empresas inventam algumas soluções mais criativas, como a a Doogee, que fez um smartphone com tela deslizante para evitar o “notch”.

Vivo Apex

Enquanto isso, o Vivo Apex, um smartphone conceito, tem um mecanismo que levanta apenas a câmera frontal na hora que você precisa usá-la.

Os notches viraram tendência?

Será que os notches vão virar tendência entre os smartphones, ou isso é apenas uma moda passageira? Discutimos esse e outros assuntos neste episódio do Tecnocast especial sobre a MWC 2018, incluindo o lançamento do Galaxy S9, o novo design da Sony e os aparelhos bacanas da Nokia. Dá o play!

Mais sobre: