Apesar de serem populares mundialmente, os videogames costumam ter barreiras para muitas pessoas com deficiência. A maioria dos jogadores não percebe, mas uma interface que exige duas mãos e uma certa velocidade para controlar diversos botões não é tão simples.

O que é o TalkBack? Saiba como funciona no Android

Para fazer com que mais pessoas estejam aptas a jogar, a Microsoft criou o Xbox Adaptive Controller, um periférico adaptado com suporte para Xbox One e Windows 10. Ele foi projetado para parear com outros dispositivos voltados para pessoas com deficiência.

O objetivo da Microsoft é que o controle sirva de base para atender às necessidade de diferentes perfis de jogadores. Ele conta com 19 entradas de 3,5 mm, que servem para conectar dispositivos como pedais e botões de outros tamanhos, por exemplo.

O Xbox Adaptive Controller também possui duas entradas USB que dão a opção de substituir os botões analógicos com outro dispositivo.

Ele é reconhecido como um controle padrão do Windows 10 e do Xbox One. Por isso, é compatível com qualquer jogo disponível para essas plataformas.

Como lembra o Polygon, fabricantes de consoles e produtoras de jogos avançaram alguns passos nos últimos anos com relação à acessibilidade. No entanto, a maior parte desse trabalho costumava ser deixado para acessórios fabricados por terceiros.

O anúncio realizado pela Microsoft é, possivelmente, o mais forte devido ao tamanho da empresa, e pode levar ao desenvolvimento de soluções desse tipo por outras companhias.

O Xbox Adaptive Controller deve chegar às lojas dos Estados Unidos ainda este ano por US$ 99.

Com informações: Polygon.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Neo_One

Excelente essa iniciativa da Microsoft. É o tipo de ação que não possui pontos negativos. Fiquei muito emocionado ao assistir o vídeo sobre o produto. Muitas vezes não paramos para pensar nas coisas que são tão banais e triviais para nós, mas que podem ser mais difíceis para outras pessoas. Espero que este seja somente o ponto de partida para produtos voltados aos gamers com necessidades especiais e que outras fabricantes de hardware possam se inspirar e trazer cada vez mais inovações neste sentido. Vale ressaltar também o preço do produto, que não é exatamente barato mas é relativamente acessível. Parabéns Microsoft.

Boleto

Eu sofri um AVC que deixou meu lado direito afetado, essa iniciativa é demais. Tenho um PS4 que quase não jogo mais pq é muito dificil jogar só com a mão esquerda

johndoe1981

gg da Microsoft, muito bom saber que Redmond está investindo em acessibilidade.

Caleb Enyawbruce

Faz parte... Sem isso seríamos meros robôs (que a Skynet não me "ouça")

leoleonardo85

Fantástico, é algo que já deveria ter sido feito há tempos.

Tomara que seja um grande passo pra Sony e Nintendo fazendo algo parecido, todos merecem jogar.

Marcelo Alves

Bem pensado!
Muito Bom!

Riantx

Que legal e o controle é muito lindo

Luiz

Odeio ver esses comerciais pois sempre aparece ninjas cortadores de cebola aqui...

Delcino José Serra dos Santos

Essa é uma iniciativa pra lá de bacana da Microsoft que devia servir de bússola pra o mercado. E inclusive é um mercado ignorado pelos fabricantes e desenvolvedores.

danielnbl

Nossa, esse produto é lindo demais.

Caleb Enyawbruce

Caraca, sensacional!!

Eduardo Braga

Muito legal esse foco em acessibilidade que a Microsoft tem mostrado recentemente. Esse pessoal é sempre ignorado. Bom ver que tem alguém prestando [pelo menos alguma

Cobalto

Coisa bonita.
E apesar de ter a marca XBox e obviamente ter todo o visual e campanha do console, ele é 100% um dispositivo Windows, ou seja, ele pode extrapolar facilmente o foco original dele igual o kinect fez, mas dessa vez ajudando deficientes físicos de forma que a imaginação é o limite :'D