Início » Negócios » FGC vai começar a pagar clientes afetados pela liquidação do Banco Neon

FGC vai começar a pagar clientes afetados pela liquidação do Banco Neon

Instituição financeira ligada à Neon Pagamentos teve atividades interrompidas pelo Banco Central após irregularidades

Paulo Higa Por

O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) anunciou que vai iniciar nesta sexta-feira (18) o pagamento aos clientes do Banco Neon, anteriormente conhecido como Pottencial. A instituição financeira, que possuía acordo operacional com a Neon Pagamentos, teve suas atividades interrompidas pelo Banco Central, que encontrou graves irregularidades e decretou a liquidação extrajudicial da empresa.

Quem aplicava no recurso Objetivos, um investimento em CDB (Certificado de Depósito Bancário) que prometia render mais que a poupança, deverá acessar o aplicativo da Neon Pagamentos e seguir as instruções para o pagamento da garantia. De acordo com o FGC, as informações de resgate ficarão disponíveis no aplicativo entre os dias 18 de maio e 18 de junho.

Já os demais clientes do Banco Neon deverão comparecer a uma agência do Bradesco para receber a garantia. “O pagamento será efetivado no município constante no cadastro do credor, existente na instituição em Liquidação. Na hipótese de o município não ter agência Bradesco, o pagamento será efetivado na agência do município mais próximo”, diz o FGC. Não haverá cobrança de tarifa. Mais informações estão disponíveis no site do órgão.

O FGC é uma associação de direito privado que garante o pagamento aos credores em caso de intervenção ou liquidação de uma instituição financeira pelo Banco Central. A garantia ordinária é de até R$ 250 mil por CPF e vale para depósitos à vista, cadernetas de poupança, CDBs e outros tipos de investimentos. Segundo a Neon Pagamentos, nenhum cliente tinha mais do que esse valor.

Após a liquidação extrajudicial do Banco Neon, a Neon Pagamentos fechou parceria com o Banco Votorantim para voltar a operar. O acordo permitiria que a fintech retomasse serviços como transferências, depósitos por boleto bancário, pagamentos de contas e recargas de celular. Na quarta-feira (16), a Neon Pagamentos passou a aceitar o cadastro de novos clientes.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

kadu

Você entendeu tudo errado.

Thiago Andrade

Nenhum cliente tinha mais que 250 mil

Diego Rocha

Exceto quem tinha mais de 250 mil, que é o limite do FGC

Thiago Andrade

Que eu saiba ninguém perdeu 1 centavo sequer, então antes de falar bobagem leia as noticias

Felipe Liʍa

Pior foi o dono da Pagamento dizer q foi "pego de surpresa"! Nao foi. Todos ja conheciam os donos da ex Porttencial.

Veritas

Mas mas dizem que nada aconteceu! ;)

Daniel Zattera Sganzerla

Perdi dinheiro no Neon Pottencial.
Opa! Vou ali perder mais um pouco no Neon Votorantim e já volto.

Renobile Apps

Na verdade, eles não conseguiriam essa parceria com um Votorantim, sem ter a cartela de clientes que têm hoje. Quando fizeram parceria com o Pottencial, era o que eles conseguiriam naquele momento.

Felipe Liʍa

E o Banco Votorantim e grande! Ja o erro da fintech foi ter sido ingênuo em se aliar a ex-Pottencial, q ja ja ti histórico nebulosos

Drax

Sorte minha que ainda tenho aquela conta digital do bradesco, é basicamente um banco inter do bradesco. Assim, se der cagada na conta do inter posso voltar para o bradesco

Pereira

Então, A Fintech Neon se associou ao banco Votorantim, que, ao menos, tem fechado no azul.

https://bancodata.com.br/re...

Tá ali no limite do índide de basileia, mas a maior parte dos Bancos trabalha próximo ao limite mínimo exigido pelo Banco Central.

Já o banco antigo deles, olha só:

https://bancodata.com.br/re...

Preju em 2014, lucro em 2015, preju em 2016 e 2017.

Sinceramente, não sei porque eles fecharam negócio com um banco tão mal das pernas.

Gertrudes, a Lhama

O problema é que qualquer opção tem alguma M, eu ia cancelar minha conta na Caixa semana que vem pra ficar só com a do Inter, mas agora não sei mais tbm

Lucas Santos

Ele é uma espécie de sangue frio, é por isso.

Kodos Otros

Quem está falando de Apple aqui, seu verme?

Wellington Gabriel de Borba

Eu tb, não uso mais cartão de crédito, gostei da ideia de um cartão pré-pago do Neon.

Exibir mais comentários