Tecnoblog

Seeing AI é um app da Microsoft que descreve o mundo para quem não enxerga

Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O Seeing AI é um aplicativo gratuito da Microsoft que utiliza a câmera do smartphone e a inteligência artificial para descrever pessoas, textos e objetos para quem tem deficiência visual — cegos ou com baixa visão. Lançado originalmente em 2017 para iPhone, ele chegou nesta quinta-feira (17) para usuários da App Store no Brasil e em outros 20 países.

O aplicativo ainda não está completamente adaptado para usuários brasileiros. Por enquanto, ele não é capaz de descrever o valor de cédulas de real (apenas dólar americano, dólar canadense, euro e libra esterlina), tem dificuldade em reconhecer acentuação em textos manuscritos e descreve cenas somente em inglês, mas já pode ser bastante útil em determinadas situações.

Nos meus testes, ele descreveu com precisão uma selfie como sendo de um homem de 25 anos com cabelo preto usando óculos e uma camiseta azul (esta é exatamente a minha idade, inclusive). Também foi capaz de ler o número de telefone de uma seguradora em um ímã de geladeira e descrever objetos simples, como uma caneca de café em uma mesa.

Um dos recursos mais interessantes está funcionando perfeitamente no Brasil: o reconhecimento de produtos por meio do código de barras. O Seeing AI orienta o usuário a posicionar corretamente o produto na câmera do smartphone, com um retorno sonoro, e descreve o produto automaticamente.

Ele descreveu um pote de manteiga com sal Aviação de 500 g, um molho de soja tradicional, um azeite de oliva Gallo extra virgem de 500 ml, uma água tônica Antarctica e uma caixa de Flancox 500 mg com 14 comprimidos — embalagens de remédios já possuem inscrições em braille, mas nem todas as pessoas com deficiência visual entendem o sistema.

O aplicativo também consegue identificar a quantidade de luz (o tom sonoro muda dependendo da claridade), descreve cores e reconhece caracteres impressos em um documento. É possível enviar qualquer imagem da galeria de fotos do iOS para que o Seeing AI faça o reconhecimento com inteligência artificial, utilizando o botão de compartilhar.

Você já pode baixar o Seeing AI na App Store. Ele funciona no iPhone 5c, 5s e superiores.