Por Rodolfo Sabino

Seja no escritório ou na rua, a trabalho ou a lazer, existem diversas opções de aplicativos para o ecossistema BlackBerry criado pela RIM. A convite do Tecnoblog, eu listo abaixo meus sete aplicativos favoritos – e totalmente gratuitos – para o smartphone mais usado no mundo.

A lista é composta de programas úteis para quem está entrando no mundo BlackBerry agora, bem como para empresas que querem dar mobilidade e comunicabilidade para os funcionários que usam o aparelho como ferramenta corporativa.

1. IM+ Lite

Instale esse programa e acesse suas contas de AIM/iChat, MSN/Windows Live Messenger, Yahoo!, ICQ, Jabber, Google Talk, MySpaceIM, Facebook e também Skype (só mensagens) direto do seu Blackberry. Trata-se de comunicação com sua equipe de trabalho, cliente, chefe (urgh!) e amigos na ponta dos seus dedos.

Ele também funciona com o Twitter e permite a você ver a timeline sua e de seus amigos, seus favoritos, suas DMs e os replies. Você também pode postar imagens e mensagens de voz através desse programa.

Se você fala com o mundo todo, surpresa: por meio de um tradutor online integrado, ele traduz mensagens em inglês, holandês, francês, alemão, grego, italiano, russo, espanhol, japonês e chinês.

Download | BlackBerry App World

2. SugarSync

Combinando backup online, sincronização de arquivos, acesso remoto e compartilhamento de arquivos em um único programa, o SugarSync é o cara. Com esse programa, você tem acesso a seus dados a qualquer hora, em qualquer lugar, seja num laptop, desktop, netbooks ou ainda no BlackBerry.

Imagine estar na rua e ter acesso imediato a tabelas de preços, de produtos ou quaisquer outras informações diretamente na palma da mão. O plano de 2 GB é gratuito e altamente recomendado.

3. Evernote

Sabe quando você tem aquela ideia genial, viu algo sensacional, pensou no produto perfeito ou teve insight do novo plano de marketing, mas ficou sem uma forma de escrevê-lo ou compartilhá-lo? Evernote te ajuda nesse e em muitos casos, permitindo-lhe fazer listas, anotações, compartilhar memorandos, imagens e organizar os fluxos de informação usando o BlackBerry. Inovação com liberdade!

4. Google Sync

O Google Calendar e o Google Contacts são ótimas maneiras de manter o controle de seus contatos e seus compromissos. No entanto, nada adiantaria se você não puder acessar essas informações em sincronia com sua conta Google onde quer que você esteja, tendo o Blackberry como ponto de partida.

Pensando nisso, o Google Sync para BlackBerry sincroniza seu calendário e contatos entre o telefone e sua conta Google, permitindo que você adicione, altere ou exclua itens, seja no telefone, no desktop ou na web. Você ainda pode acessá-los remotamente.

Acesse | Página oficial (para celulares)

5. Google Mobile Apps

Google Mobile para Blackberry inclui versões web do Gmail, Calendar, Docs, Reader e muito mais. Os aplicativos permitem que você receba, edite e envie e-mails e documentos, leia seus feeds de RSS e que não perca nenhuma reunião. Ah, tem links para mais uma série de serviços Google, inclusive o Maps.

Acesse | Página oficial (para celulares)

6. iSkoot For Skype

Enquanto o Skype para Blackberry oficial funciona só na rede da Verizon Wireless nos Estados Unidos, você pode usar o iSkoot for Skype, programa legal que permite que você tenha sua lista de contatos do skype disponível, possa fazer chats de bate papo com eles, possa realizar chamadas skype out (vale a pena ler o manual) e adicione ou remova contatos. Vale a pena, até chegar o Skype para Blackberry oficial.

Acesse | Página de registro

7. WordPress

Na minha opinião, toda empresa, pessoa influente ou que tenha algo importante a dizer deveria ter um blog. O WordPress para BlackBerry oferece a possibilidade de que você publique posts, gerencie o conteúdo e modere comentários diretamente a partir do smartphone.

Download | BlackBerry App World

Extra: redes sociais

Não inclui na lista alguns programas de mídias sociais que eu considero essenciais. No entanto, seguem os links para download na App World da RIM:

Rodolfo Sabino é Social Media Manager da Brand Management Brasil, consultoria sobre mídias sociais. Apaixonado por BlackBerry, acompanha tudo sobre mobilidade e trabalho à distância.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paulo
PS. Ah, acho o aparelho sensacional! Tenho um samsung também. Ambos são excelentes!!
Paulo
Ola pessoal. Tenho um aparelho Black Barry Storm 9520 e gostaria de deixar aqui algumas dicas para recuperar o funcionamento como aconteceu comigo. Primeiro ele começou a travar. Depois desligava e demorava retornar. Até que um dia apagou de vez. Pedi ajuda para o suporte da empresa e fui informado que precisava fazer atualização do software. Nada. me informaram para contatar conserto para aparelhos fora da garantia. Até hoje estou esperando resposta. Tentei com as lojas que consertam celulares. Na primeira não sabiam lidar com o BB. Na segunda trocou a bateria que não funcionou. Na terceira não possuíam a versão adequada. Como não conseguia concluir a atualização do software (era por falta de bateria - se não tiver 80% de carga, não adianta tentar) procurei uma quarta loja e descobrimos que a bateria estava descarregada. Voltei à segunda loja e troquei a bateria. Deram nela um "choque" (?) e o telefone começou a religar e travou (não tinha concluído a atualização). Em casa carreguei a bateria 100% e consegui terminar a atualização. Percebi que desapareceu o "App World" - a loja virtual, e o whatsapp. Tava desistido e fui a uma loja da minha operadora que também não sabiam como lidar com o aparelho. Gentilmente o atendente me indicou uma loja que vende "capinhas para celulares" pois lá o atendente talvez pudesse me orientar. Dito e feito: me pediu para entrar e no navegador e digitar a palavra "App World" que eu poderia baixar o programa. Fiz como ele me orientou. Deu certo. A loja voltou a funcionar e agora já recuperei o meu whatsapp. Espero poder ajudar alguém que como eu não quer perder seu aparelho nem as informações que ele contem.
Isadora Borges Campos
vai na blackberry app store no seu blackberry e procura facebook. Aí é só baixar.
Alex Silva
como fais pra estala fecebook na blackckbeey
Jonas Fagundes
Eu gostei muito dos aplicativos oferecidos, não são os melhores falto também o Whatsapp, eu tenho 2 blackberry, e na minha opnião ,sao aparelhos sensacionais , permitem execultar tudo que eu preciso eu tenho um Bold 9000 e um curve 8520
ED_Almeida
Quem não considera BlackBerry, ou usa pré-pago, ou não sabe o que é ter e-mails em tempo real e criptografados...simples, e fato.
Jacke
Eu comprei meu bb agora, foda que só conheço uma duas pessoas que tem O.O ai nem tem muita graça porque adoro o bbm mais com só dois contatos fica chato. Mais adoro ele, não penso em trocar por outro tãao cedo !
sergio
Sou usuario do palm e nele tem osincronismo com o cp que faz o back-up de todos os contatos e agenda e posso acrescentar ou modificar no cp e depois passar para o aparelho. Alguem conhece algo similar para o blackberry? Agradeco se alguem me der essa dica
sançao
conecte o bb no pc abra a tela de aplicativos e instale o pacote de idiomas portugues brasil ok
@dieegoarj
Blackberry só é bom, se voce tem plano de dado, porque se for pobre que nem eu é foda de usar! rs Alem de achar que os planos pré-pagos de internet exclusiva pra blackberry são meios salgados
Isaac
Bem que você poderia me passar o seu numero, dai eu posso te informar qual é a marca e o modelo do meu celular
@kaikinhu
Meu blackberry curve atualizo masso fica em ingles, alguma dica de atualização em portugues ou tradução?
Luiz
Já tive dois Androids, gostei tem muita coisa interessante e para diversão....mas para quem trabalha pesado com o celular não dá. Desisti..vc tem que fazer uns 4 toques até chegar no principal, discar um número de telefone. No BB vc programa uma tecla e pronto, acionou já está podendo iniciar uma ligação. E ainda todo o software do celular segue a mesma filosofia, tornando tudo muito prático para usar. Mas infelizmente aposto que o BB terá o mesmo fim do Palm, vai ser extinto. Porque é muito mais voltado para trabalho do que para diversão.
Tanaka O Japa
Eu ganhei um BB e acho o aparelho tosco. Incrível como falam tanto de BB e mais incrível como o aparelho está anos atrás do Android ou Iphone. Assim que possível mudo de aparelho para algo mais moderno.
Jonathan Fernandes
Olá, voces sabem se tem o donwload do Aplicativo "Youtube" para Bb bold 9700
Exibir mais comentários