Como funciona o Amazon Prime Video? Conheça planos de assinatura e catálogo

O streaming está incluso no Amazon Prime; saiba sobre o catálogo do Prime Video, o preço e como fazer a assinatura

Lucas Lima Amanda Machado
Por e
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
notebook aberto com logo do prime video na tela
Como funciona o Amazon Prime Video? (Imagem: Thibault Penin / Unsplash)

Serviço de streaming de vídeo da Amazon, o Prime Video está incluso no pacote do Amazon Prime. Semelhante à Netflix, tem séries, filmes e conteúdos infantis no catálogo, desde exclusivos até produções licenciadas. Abaixo, saiba como funciona o Amazon Prime Video, o preço, catálogo, assinatura e outras funcionalidades da plataforma.

Qual é o preço do Prime Video?

O Prime Video faz parte do pacote do Amazon Prime, que possui assinatura mensal ou anual, com teste grátis para você ter certeza sobre o serviço. Além do streaming de vídeo, outros serviços estão inclusos no Amazon Prime, são eles:

  • Frete grátis;
  • Music Prime;
  • Prime Reading;
  • Ofertas exclusivas;
  • Twitch Prime.

É importante destacar que não é possível assinar o Prime Video por fora. Ou seja, para ter acesso ao streaming, é preciso assinar o Amazon Prime que inclui todos os outros benefícios listados acima.

O catálogo do Prime Video é bom?

Assim como Globoplay e Apple TV+, o Prime Video também aposta no seu conteúdo exclusivo, além de filmes e séries de outros estúdios, os quais já saíram dos cinemas e agora figuram no catálogo da plataforma.

Entre alguns destaques estão as seguintes produções:

  • The Boys;
  • Carnival Row;
  • The Upside;
  • The Marvelous Mrs. Maisel;
  • Fleabag;
  • Good Omens;
  • American Gods;
  • The Man in the High Castle;
  • Homecoming;
  • Modern Love;
  • Star Trek: Picard.
10 filmes e séries de super-heróis no Prime Video / Amazon Prime Video / Divulgação
The Boys (Imagem: Divulgação / Amazon Prime Video)

Outros streamings no Amazon Prime Channels

Além dos conteúdos do Prime Video, o streaming também conta com o serviço Amazon Prime Channels que permite o acesso ao catálogo de outras empresas como Starz Play, Paramount+, MGM, Looke e Noggin.

O acesso aos conteúdos desses outros streamings é feito por valores à parte da assinatura do Amazon Prime. Assim, você pode assinar ou cancelar um canal no Prime Channels, sem interferir na sua assinatura do Prime Video.

Funcionalidades oferecidas pelo Prime Video

Já sabemos que o Prime Video tem produções originais, além de filmes e séries de outros estúdios, assim como o Channels, comentado acima. Mas, além disso, o streaming tem funcionalidades interessantes que permitem uma experiência completa ao usuário.

Cada um na sua conta

Você consegue criar mais de um perfil no Prime Video. É possível gerenciar até cinco perfis adicionais (para adultos ou crianças), fora o perfil padrão associado à conta. Isso é útil quando duas ou mais pessoas estão usando a conta principal ao mesmo tempo.

Em perfis infantis, o streaming mostra apenas filmes para crianças com menos de 12 anos e evita que menores entrem e assistam a conteúdo adulto ou violento.

Conteúdo em 4K

O conteúdo em 4K (Ultra HD) do Amazon Prime Video está disponível por padrão. Para assisti-los, você só precisa ter certeza de que possui uma boa conexão com a internet e um dispositivo que pode transmitir com qualidade.

Os conteúdos estarão sinalizados com a tag “UHD” bem próximo ao título. O Prime Video adapta a qualidade do streaming à velocidade disponível e ao dispositivo.

Aumento de qualidade do streaming

O Amazon Prime Video oferece vídeo HD, mas acabamos assistindo em qualidade degradada por diversas razões, incluindo a rede de internet de casa. Você pode fazer alguns ajustes simples para assistir sempre em alta qualidade ou economizar os dados.

No computador, se você tiver uma tela/monitor 4K, tente assistir a vídeos em Ultra HD usando o navegador de internet. Microsoft Edge e Safari oferecem suporte à qualidade de streaming 4K. Usando o navegador você também consegue alterar a qualidade no próprio streaming, indo nas configurações de cada vídeo.

screenshot qualidade prime video navegador computador

Agora, se você estiver usando o aplicativo do Amazon Prime Video na TV ou no celular, selecione a qualidade “Ótima” nas configurações. Vá até o seu perfil > clique no ícone de engrenagem > selecione “Streaming e download” > toque em “Qualidade do streaming” > selecione a opção “Ótima”.

Isso se aplica só ao dispositivo e evita que a qualidade do streaming seja reduzida para consumir menos da banda, por exemplo. Você ainda pode ligar a chave “Usar qualidade máxima quando em Wi-Fi” para não gastar todos os dados.

screenshot configurações prime video app celular

Já em “Qualidade do Download”, você pode optar por deixar em “Ótima”, mas levam mais tempo e ocupam mais espaço de armazenamento.

Legendas personalizáveis

Algumas pessoas ficam satisfeitas com o estilo de legenda padrão, mas outros podem querer fazer mudanças e usar estilos de legenda diferentes. Você pode acessar as configurações e deixar as legendas conforme deseja vê-las durante o streaming.

Acesse Configurações > Legendas, e edite cores, fundo, opacidade, tamanho e bordas da fonte. Essa alteração pode ser feita pelo navegador e vale para todos os dispositivos.

Watch Party

O Amazon Prime Video possui um recurso nativo chamado Watch Party. Basta selecionar a opção na página do filme ou série e começar a convidar pessoas para assistirem com você. Todos precisam ser assinantes para entrar na festa. Temos um conteúdo exclusivo que explica como usar o Watch Party na plataforma.

screenshot watch party prime video

Limpeza do histórico

Para encontrar o seu histórico do Prime Video, acesse as “Configurações” e comece a excluir todas as visualizações que não são interessantes manter no registro para não influenciar o algoritmo de recomendações, por exemplo.

Note que a exclusão de vídeos do histórico altera somente a lista do histórico e você continuará vendo o vídeo no catálogo do Prime Video. Cada perfil tem sua própria lista e para ver e gerenciar itens assistidos com um perfil diferente, alterne para ele.

X-Ray

A maioria dos filmes e séries disponíveis no Prime Video vem com uma ferramenta exclusiva da chamada X-Ray. Ao pausar o vídeo, você verá uma lista de fatos interessantes, como os atores presentes naquela cena, a música que está tocando e erros de gravação. Toque em “Ver tudo” para ver a lista completa de fatos.

Classificação IMDb

No Prime Video, os filmes e séries costumam mostrar as suas classificações IMDb bem no início da tela, ao lado do título. Uma boa funcionalidade para te ajudar a decidir o que assistir na plataforma.

Como fazer a assinatura do Prime Video

Como já citado, o Prime Video deve ser assinado com o Amazon Prime. Para isso:

  1. Acesse o amazon.com.br/prime;
    screenshot amazon prime
  2. Faça login com sua conta Amazon;
  3. Siga os passos solicitados para continuar com o pagamento.

Por ser uma assinatura recorrente, é aceito apenas cartões de crédito ou débito como forma de pagamento. Não é possível pagar o Prime via boleto.

Perguntas Frequentes

Posso cancelar o Prime Video facilmente?

Não é possível cancelar o Prime Video individualmente. Para fazer isso é necessário encerrar a assinatura do Amazon Prime. Com isso, todos os outros benefícios desse pacote também serão cancelados.

Como eu consigo saber todos os filmes e séries que tem no Prime Video?

Uma ótima ferramenta para saber em qual plataforma um filme ou série está disponível é o JustWatch, que te ajuda a comparar catálogos dos streamings.

Em quais dispositivos posso assistir ao Prime Video?

Há aplicativos para Android, iOS (iPhone e iPad) e videogames (PS4 e Xbox One). Você também pode assistir ao Prime Video pela TV e pela web, no navegador. A plataforma também permite registrar dispositivos no streaming para facilitar o acesso.

Posso mudar o país na minha conta no Amazon Prime Video?

Sim, é possível mudar o país da sua conta no Prime Video, mas não é possível mudar apenas no streaming, já que ele faz parte do pacote Amazon Prime. Assim, essa mudança pode afetar os outros serviços do pacote.

O que é melhor: Netflix ou Amazon Prime?

São muitas coisas a considerar, principalmente quando o assunto é o catálogo de filmes e séries. Veja um guia completo que temos sobre o assunto e entenda as principais diferenças entre a Netflix e o Prime Video.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Prime Video na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Amanda Machado

Amanda Machado

Analista de Mídias Sociais

Amanda Machado é jornalista e faz parte da equipe do Tecnoblog desde 2021, atualmente como analista de mídias sociais. Formada pela Universidade Norte do Paraná, iniciou sua carreira na produção de conteúdo online. Trabalhou por três anos como redatora de blogs em diferentes segmentos. Por um ano ficou à frente da newsletter da Nowall School, abordando temas sobre redes sociais, tecnologia e estratégias digitais. Nesse período também assumiu a função de planejar e produzir conteúdos para o Instagram.

Canal Exclusivo

Relacionados