Microsoft compra startup de inteligência artificial que poderá melhorar a Cortana

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Em uma disputa cada vez mais acirrada entre assistentes pessoais, a Microsoft deseja tornar a Cortana mais eficiente. Por esse motivo, a empresa anunciou a compra da Semantic Machines, uma startup especializada em inteligência artificial conversacional.

A ideia é permitir que a Cortana tenha diálogos mais naturais com os usuários. Segundo o The Verge, o acordo pode ajudar a assistente a entender funções em sequência. Assim, ela seria capaz de dar ou pedir informações complementares e construir contexto a partir de um comando.

“A maioria dos bots e assistentes inteligentes atuais responde a comandos e consultas simples, como dar a previsão do tempo, reproduzir uma música ou compartilhar um lembrete, mas não é capaz de entender o significado ou realizar conversas”, afirmou a Microsoft ao anunciar o acordo.

A equipe da Semantic conta com especialistas de longa data em inteligência artificial. Alguns deles trabalharam no desenvolvimento do Google Now e da Siri. Eles também deverão contribuir para melhorar os robôs da plataforma Azure Bot Service.

“Buscamos oferecer experiências poderosas, naturais e produtivas, que levam a computação conversacional para um novo nível”, completou a Microsoft.

A companhia não revelou quanto pagou pela Semantic, mas disse que pretende estabelecer um novo centro de inteligência artificial próximo à sede da startup em Berkeley, na Califórnia.

Ao focar em inteligência artificial conversacional, a Microsoft sinaliza o desejo de dar um passo adiante com a Cortana.

Assim como Siri e Bixby, a assistente tem perdido espaço para suas correspondentes do Google, que recentemente apresentou o Duplex, e da Amazon, que se destaca pelo número de comandos disponíveis para serviços de terceiros.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados