Início » Celular » Qualcomm vai incluir suporte ao WPA3 em chips Wi-Fi

Qualcomm vai incluir suporte ao WPA3 em chips Wi-Fi

Paulo Higa Por

Em 2017, pesquisadores de segurança descobriram um conjunto de falhas graves no protocolo WPA2, que permitiam interceptar o tráfego entre um roteador Wi-Fi e os dispositivos conectados a ele. Uma tecnologia mais segura, a WPA3, começará a chegar aos eletrônicos equipados com chips da Qualcomm nos próximos meses.

As grandes empresas de tecnologia, como Google, Apple e Microsoft, já lançaram correções do WPA2 para seus sistemas operacionais, mas a Wi-Fi Alliance decidiu lançar um novo padrão de segurança mesmo assim. O problema é que você terá que gastar mais dinheiro e trocar seus equipamentos se quiser se beneficiar das novidades.

O WPA3 é imune ao KRACK, além de trazer recursos como proteção contra força bruta e criptografia de dados individualizada. Na prática, ele protege o usuário mesmo se a senha da rede não for tão forte, e evita que pessoas mal intencionadas interceptem seu tráfego caso a senha do Wi-Fi seja conhecida (redes de cafés e restaurantes, por exemplo).

O protocolo será liberado inicialmente nos chipsets WCN3998 e IPQ807x. Smartphones com o processador Snapdragon 845 receberão o WPA3 a partir do verão do hemisfério norte (ou seja, entre junho e setembro).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Macgyver Freitas

O WPA2 já tem 14 anos, e saiu update pra resolver a vulnerabilidade KRAKEN, infelizmente marcas como TP-LINK e D-link dificilmente mandam os updates. Ainda que o WAP3 seja ainda mais seguro, um aparelho WPA2 que estiver com a falha corrigida é seguro o bastante, e tlvz seja necessário suporte de hardware ao WPA3, daí faz sentido lançar a correção para o WPA2, e lançar um padrão completamente novo que seja ainda menos sucetiveu a novas falhas. A Qualcomm muitas vezes antecipa padrões antes da parte de software estar finazada, entao mesmo produtos já lançados podem ter suporte via hardware a algumas coisas lançadas pouco tempo depois.

Macgyver Freitas

Tomara q de suporte a outros modelos inferiores, mas de qlq forma já é alguma coisa, achei que só teria suporte nos SoC do ano q vem, que já devem sair de fabrica com novo padrão 802.11ax e WPA3, pessoalmente só vou trocar de aparelho ano q vem, mas já é uma boa notícia pra uma galera q comprou top esse ano

Macgyver Freitas

Aguarda pra pegar um 802.11ax, estou fazendo o mesmo

Yago Oliveira

Estou pensando em comprar um roteador e já queria pegar um com suporte, então vou aguardar.

Caleb Enyawbruce

Exato :/

Eduardo Braga

Infelizmente :(

Caleb Enyawbruce

Ainda não. O WPA3 foi anunciado agora no início do ano, na CES. Sendo assim, os produtos ainda estão em desenvolvimento (já que é uma mudança bem grande). Mas este ano ainda começam a chegar os primeiros modelos. Certamente havera uma corrida pra lançar logo produtos com o novo padrão, o que pode dar dores de cabeça aos early adopters. Eu esperarei um pouco.

Caleb Enyawbruce

Pois é, é um processo gradativo. É comum que a princípio somente produtos mais caros recebam, mas com o tempo WPA3 será padrão. Para os fabricantes de modo geral não é ruim, já que colabora com a obsolescência programada (tipo vender que só os novos produtos sairão com a tecnologia, recomendando a troca e tals). Certamente o marketing de algumas empresas usará isso.

Eduardo Braga

Com sorte os intermediários e de entrada ganham também. Acho meio difícil se a atualização tiver que passar pelas fabricantes dos celulares.

Yago Oliveira

Já existe algum roteador no mercado que possua WPA3?

raphaela1

Finalmente o WiFi vai largar o KRACK

DeadPull

Hora de trocar o roteador, gente.

Caleb Enyawbruce

Muitos modelos de roteador nao podem simplesmente receber uma atualizaçao de firmware porque as varias validacoes do WPA3 acrescentadas em relacao ao 2 exigem mais poder de processamento. Nao sei se fora isso tem algum outro impedimento, mas esse é fato. Isso eu to falando de produtos domesticos. Equipamentos empresariais ja sao outra historia pq geralmente sao bem robustos

Caleb Enyawbruce

O texto do release da Qualcomm diz apenas:

"Qualcomm Technologies expects to incorporate WPA3 security features into chipsets in summer 2018 for mobile devices beginning with the Qualcomm® Snapdragon™ 845 Mobile Platform and on all Wi-Fi networking infrastructure products."

Isto é, dizem apenas que começarão com o 845, mas não dizem quais serão os próximos. Imagino que as versões que forem sendo lançadas posteriormente já devem ter WPA3, mas isso é só especulação minha.

Leonardo Rocha Dias

Até detectarem outra falha no WPA3, por que não fazem com que o protocolo possa ser atualizado nos dispositivos atuais?

Exibir mais comentários