Google vai ativar busca criptografada nessa semana

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 6 dias

Ao buscar qualquer coisa usando o Google, o item pesquisado é enviado como texto através da conexão do usuário. Isso quer dizer que, caso alguém esteja interceptando essa conexão, ela poderá ver ler sem problemas o que foi buscado. Mas não por muito tempo.

Uma frase no artigo do Google explicando a captura acidental de dados de pontos de acesso WiFi chamou a atenção do blogueiro Martin, do GHacks.net. A frase traduzida diz “No começo do ano nós criptografamos o Gmail para todos os usuários e na próxima semana vamos começar a oferecer uma versão criptografada da Busca do Google”.

Busca feita por um felino no Google

Com isso, as pesquisas feitas através do Google serão codificadas, se tornando assim impossíveis de serem descobertas por alguém capturando dados da conexão. Apenas o usuário fazendo a pesquisa e o computador do Google recebendo-a vão saber do que se trata. E como o post no blog oficial do Google foi publicado na sexta-feira passada, a ativação dessa nova característica deve acontecer já nessa semana.

Por enquanto, o endereço https://www.google.com (que seria a URL de busca já com protocolo de criptografia) ainda redireciona para a busca normal.

Isso certamente não redime o Google dos problemas de privacidade causados pelo carro do Street View. Mas ao menos é um passo interessante na direção certa.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados