Início » Jogos » PlayStation 4 está no fim do seu ciclo de vida, diz Sony

PlayStation 4 está no fim do seu ciclo de vida, diz Sony

Não espere um PlayStation 5 tão cedo, porém: ele deve ser anunciado até março de 2021

Jean Prado Por

A Sony fez uma conferência para investidores nesta quarta-feira (23) em que a empresa apresentou seus planos para os próximos anos — e aparentemente não tem grandes planos para o PlayStation 4. Segundo a empresa, é o começo do fim do console, que acumula 79 milhões de unidades vendidas.

De acordo com um repórter do The Wall Street Journal, John Kodera, CEO da divisão de PlayStation, afirmou que o PS4 “está entrando na fase final de seu ciclo de vida, o que teria impacto negativo para a unidade, mas a receita recorrente através de serviços de adesão deve amortecer um pouco [esse impacto]”.

Foto por Jon Fingas/Flickr

Ele fala de plataformas como a PlayStation Network, PS Store (além de PS Video e PS Music) e o PlayStation Plus, o serviço de assinatura de jogos online do PlayStation. Hoje, o PlayStation Plus tem 34,2 milhões de assinaturas e cresceu cerca de 64% em apenas dois anos, um dos grandes trunfos da empresa. No Brasil, o serviço custa R$ 25 por mês ou R$ 130 por ano.

A estratégia da Sony para o próximo ano fiscal, que termina em 31 de março de 2019, é impulsionar ainda mais a base de usuários ativos do PlayStation 4, aumentar a receita recorrente a partir de seus serviços, e aprimorar os jogos exclusivos para o PS4. Enquanto isso, o PlayStation VR é considerado um desafio para a empresa: suas vendas cresceram, mas abaixo do esperado.

Apesar do PlayStation 4 ainda estar nos planos da Sony (ele ainda não foi oficialmente descontinuado), é esperado que o aumento nas vendas do console esfrie mais e mais ao longo dos próximos três anos, tempo que a divisão do PlayStation vai usar para planejar o novo console e impulsionar seu crescimento novamente.

Não espere um PlayStation 5 tão cedo, porém: ele deve ser anunciado no ano fiscal de 2020, que se estende até março de 2021. A empresa já patenteou uma nova tecnologia de DRM baseada em blockchain para o novo console.

Com informações: Engadget, Polygon.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

JoNaTHaN

Pq obviamente a Sony não lanço nenhum outro jogo nesse período né.

Caleb Enyawbruce

Exato

Caleb Enyawbruce

o tempo medio de mercado dos Playstation foi de 7 anos. Vc fica com o mesmo PC rodando todos os jogos sem travar durante esse tempo entao? Cada uma...

Caleb Enyawbruce

Sim, tem aquele famoso caso do executivo da Sony q veio a publico dizer q os usuarios do PS4 nao querem jogar jogos dos consoles anteriores e tudo mais. Nao tem nada a ver com o console, é uma pura decisao de negocio

David

Agora sim sua argumentação esta coerente! Estou de acordo com você! E recuperando o comentário do Mateus, acredito que quando ele se referiu aos Stakeholders esta justavamente falando da parte que se refere a este grupo de pessoas (de dentro e fora da empresa) que tem poder de decisão para essa situação. Ate mais

Caleb Enyawbruce

Eu sei que executivo tbm é stakeholder. Eu inclusive disse isso. Nosso debate está correndo em circulos, nao está produtivo. O ponto que eu to martelando, novamente, é: nem todo stakeholder é executivo. A empresa pode ter milhoes de stakeholders, mas so um pequeno grupo de executivos. E sao os executivos que tomam as decisoes, por isso eles precisam fazer um release informando das decisoes a todos os stakeolders. Tem muito stakeholder que nao ta nem ai pro dia a dia da empresa, só quer saber do rendimento no fim do mes, ou do ano fiscal. Por isso esses releases. E em nenhum momento eu debati pessoas, só argumentos. Essa é minha ultima mensagem. Até mais!

David

kkk não, você ainda não entendeu kkk , Os executivos também são Stakeholders. Esse é o ponto. Logo stakeholder toma sim decisão estratégica da empresa. Nem todos tomam, porém todos são impactados, ou sofrem algum impacto da ação que é tomada, mas nem todos tem poder de decisão. Como disse no inicio, o erro foi voce ter assumido que stakeholder = acionista/investidor e considerar executivos da empresa fora do grupo. Porém não se preocupe, é um erro muito cometido pelas pessoas principalmente quando não tem um estudo/especialização no assunto ou vive no meio empresarial e board da empresa

Bruno

Sim, tem bastante software mas ainda assim precisa de componentes de hardware para funcionar.

Bruno

O VGPU é virtual, mas existem componentes internos sim que ajudam a emulação, e seria muito mais difícil sem eles:

"Helping the task immensely is the fact that certain aspects of the Xbox 360 hardware design are indeed built into the Xbox One processor - specifically, support for texture formats and audio. "

Você está parcialmente certo, me equivoquei ao ler metade do artigo..hahaha, mas como ele diz abaixo, existe sim ajuda de hardware e não é 100% software.

"But fundamentally, Xbox 360 back-compat works on the principle of an emulation layer. There is some hardware assistance and - yes - some 'secret sauce'

Caleb Enyawbruce

Isso eu sei, mas nao muda nada sobre o ponto que eu to martelando faz tempo: stakeholder, investidor, acionista, interessado etc. nao toma as decisoes estrategicas ou de mercado da empresa. Por isso está sendo feito um comunicado a eles. Tipo: nós, os executivos, tomamos essa decisao e estamos comunicando aos "stakeholder, investidor, acionista, interessado etc.".

Leonardo Reis

Vc entendeu o que está escrito?
VGPU é de VIRTUAL GPU.
A GPU do 360 é emulada via Software.
Não existe chip dedicado nenhum pra fazer essa função.
Assim como não existe pra emular o XBox original.

Bruno

Tem sim fera...da uma pesquisada em como Backwards compatibility realmente funciona, em inglês de preferência.

"Basically, we have a VGPU - or an Xbox 360 GPU that we've recompiled into x86 - and we run the entire 360 OS stack," explains Bill Stillwell, Xbox Platform Lead. "We take each game, we recompile it so that it runs, but basically we're running it still in a 360, and the team goes through the game with multiple passes."

O jogo é recompilado em x86, por isso não tem todos os jogos disponíveis, mas ainda precisa do GPU de 360 pra funcionar.

https://www.eurogamer.net/a...

Leonardo Reis

Tem não, fera.
É software.

Bruno

Não é capacidade, é projeto de hardware. O PS4 não foi projetado desde o início para emular PS3. O XONE foi feito desde o início pensado em ter retro.

Bruno

XONE é via hardware, tem vários chips lá dentro responsáveis por emular o X360. Eu descobri agora, pq sempre achei que era via software.

Exibir mais comentários