Início » Jogos » PlayStation 4 está no fim do seu ciclo de vida, diz Sony

PlayStation 4 está no fim do seu ciclo de vida, diz Sony

Não espere um PlayStation 5 tão cedo, porém: ele deve ser anunciado até março de 2021

Jean Prado Por

A Sony fez uma conferência para investidores nesta quarta-feira (23) em que a empresa apresentou seus planos para os próximos anos — e aparentemente não tem grandes planos para o PlayStation 4. Segundo a empresa, é o começo do fim do console, que acumula 79 milhões de unidades vendidas.

De acordo com um repórter do The Wall Street Journal, John Kodera, CEO da divisão de PlayStation, afirmou que o PS4 "está entrando na fase final de seu ciclo de vida, o que teria impacto negativo para a unidade, mas a receita recorrente através de serviços de adesão deve amortecer um pouco [esse impacto]".

Foto por Jon Fingas/Flickr

Ele fala de plataformas como a PlayStation Network, PS Store (além de PS Video e PS Music) e o PlayStation Plus, o serviço de assinatura de jogos online do PlayStation. Hoje, o PlayStation Plus tem 34,2 milhões de assinaturas e cresceu cerca de 64% em apenas dois anos, um dos grandes trunfos da empresa. No Brasil, o serviço custa R$ 25 por mês ou R$ 130 por ano.

A estratégia da Sony para o próximo ano fiscal, que termina em 31 de março de 2019, é impulsionar ainda mais a base de usuários ativos do PlayStation 4, aumentar a receita recorrente a partir de seus serviços, e aprimorar os jogos exclusivos para o PS4. Enquanto isso, o PlayStation VR é considerado um desafio para a empresa: suas vendas cresceram, mas abaixo do esperado.

Apesar do PlayStation 4 ainda estar nos planos da Sony (ele ainda não foi oficialmente descontinuado), é esperado que o aumento nas vendas do console esfrie mais e mais ao longo dos próximos três anos, tempo que a divisão do PlayStation vai usar para planejar o novo console e impulsionar seu crescimento novamente.

Não espere um PlayStation 5 tão cedo, porém: ele deve ser anunciado no ano fiscal de 2020, que se estende até março de 2021. A empresa já patenteou uma nova tecnologia de DRM baseada em blockchain para o novo console.

Com informações: Engadget, Polygon.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

JoNaTHaN
Pq obviamente a Sony não lanço nenhum outro jogo nesse período né.
Caleb Enyawbruce
Exato
Caleb Enyawbruce
o tempo medio de mercado dos Playstation foi de 7 anos. Vc fica com o mesmo PC rodando todos os jogos sem travar durante esse tempo entao? Cada uma...
Caleb Enyawbruce
Sim, tem aquele famoso caso do executivo da Sony q veio a publico dizer q os usuarios do PS4 nao querem jogar jogos dos consoles anteriores e tudo mais. Nao tem nada a ver com o console, é uma pura decisao de negocio
David
Agora sim sua argumentação esta coerente! Estou de acordo com você! E recuperando o comentário do Mateus, acredito que quando ele se referiu aos Stakeholders esta justavamente falando da parte que se refere a este grupo de pessoas (de dentro e fora da empresa) que tem poder de decisão para essa situação. Ate mais
Caleb Enyawbruce
Eu sei que executivo tbm é stakeholder. Eu inclusive disse isso. Nosso debate está correndo em circulos, nao está produtivo. O ponto que eu to martelando, novamente, é: nem todo stakeholder é executivo. A empresa pode ter milhoes de stakeholders, mas so um pequeno grupo de executivos. E sao os executivos que tomam as decisoes, por isso eles precisam fazer um release informando das decisoes a todos os stakeolders. Tem muito stakeholder que nao ta nem ai pro dia a dia da empresa, só quer saber do rendimento no fim do mes, ou do ano fiscal. Por isso esses releases. E em nenhum momento eu debati pessoas, só argumentos. Essa é minha ultima mensagem. Até mais!
David
kkk não, você ainda não entendeu kkk , Os executivos também são Stakeholders. Esse é o ponto. Logo stakeholder toma sim decisão estratégica da empresa. Nem todos tomam, porém todos são impactados, ou sofrem algum impacto da ação que é tomada, mas nem todos tem poder de decisão. Como disse no inicio, o erro foi voce ter assumido que stakeholder = acionista/investidor e considerar executivos da empresa fora do grupo. Porém não se preocupe, é um erro muito cometido pelas pessoas principalmente quando não tem um estudo/especialização no assunto ou vive no meio empresarial e board da empresa
Bruno
Sim, tem bastante software mas ainda assim precisa de componentes de hardware para funcionar.
Bruno
O VGPU é virtual, mas existem componentes internos sim que ajudam a emulação, e seria muito mais difícil sem eles:"Helping the task immensely is the fact that certain aspects of the Xbox 360 hardware design are indeed built into the Xbox One processor - specifically, support for texture formats and audio. "Você está parcialmente certo, me equivoquei ao ler metade do artigo..hahaha, mas como ele diz abaixo, existe sim ajuda de hardware e não é 100% software."But fundamentally, Xbox 360 back-compat works on the principle of an emulation layer. There is some hardware assistance and - yes - some 'secret sauce'
Caleb Enyawbruce
Isso eu sei, mas nao muda nada sobre o ponto que eu to martelando faz tempo: stakeholder, investidor, acionista, interessado etc. nao toma as decisoes estrategicas ou de mercado da empresa. Por isso está sendo feito um comunicado a eles. Tipo: nós, os executivos, tomamos essa decisao e estamos comunicando aos "stakeholder, investidor, acionista, interessado etc.".
Leonardo Reis
Vc entendeu o que está escrito?VGPU é de VIRTUAL GPU.A GPU do 360 é emulada via Software.Não existe chip dedicado nenhum pra fazer essa função.Assim como não existe pra emular o XBox original.
Bruno
Tem sim fera...da uma pesquisada em como Backwards compatibility realmente funciona, em inglês de preferência."Basically, we have a VGPU - or an Xbox 360 GPU that we've recompiled into x86 - and we run the entire 360 OS stack," explains Bill Stillwell, Xbox Platform Lead. "We take each game, we recompile it so that it runs, but basically we're running it still in a 360, and the team goes through the game with multiple passes."O jogo é recompilado em x86, por isso não tem todos os jogos disponíveis, mas ainda precisa do GPU de 360 pra funcionar.https://www.eurogamer.net/a...
Leonardo Reis
Tem não, fera.É software.
Bruno
Não é capacidade, é projeto de hardware. O PS4 não foi projetado desde o início para emular PS3. O XONE foi feito desde o início pensado em ter retro.
Bruno
XONE é via hardware, tem vários chips lá dentro responsáveis por emular o X360. Eu descobri agora, pq sempre achei que era via software.
Bruno
X360 e XONE nunca foram iguais.X360 = PowerPC e XONE = x86XONE tem um VGPU(GPU de 360 que recompila os jogos pra x86 e roda sistema operacional inteiro).Ou seja, é simplesmente uma decisão de cada empresa fazer a retrocompatibilidade ou não, e a Sony decidiu não fazer.
Bruno
Oi?Tirando os jogos multiplataformas, os jogos de XONE e PS4 são completamente diferentes.Comprei XONE porque era mais barato no geral (jogos, live, console, acessórios, EA Access), mas simplesmente odiei todos os jogos exclusivos, não me agradaram e só gastei dinheiro à toa. Não estou dizendo que os jogos são ruins, só que eu não gostei deles. Agora dizer que XONE deu rasteira na Sony é um pouco demais!! kkkk
David
Ainda errado. O mesmo que comentei para investidores vale para acionistas. Stakeholders não
Caleb Enyawbruce
ta de brinks ne? troque em todos os lugares o que eu disse investidores por acionistas. Dá no mesmo. Obvio que executivo tem ações, mas nao é esse o ponto. Ter acao nao faz tomar decisoes estrategicas e de mercado. Ser executivo sim.
Thiago R.
Verdade. Pra onde vamos na proxima geração? Tipo, o Bluray não pegou igual o DVD. O 4K ainda não pegou como o FullHD (não é todo consumidor que tem, acho que não chega nem a 50%). Fora isso, os games atuais já estão muito caros e imensos (MKX tem 25gb se não me engano). Como será a próxima geração? Games de 60/70gb c/ pelos cada vez mais reais? A que custo? Ficará caa vez mais caro tanto para as produtoras como para nós, consumidores. O 3D já morreu (praticamente, pois a maioria das fabricantes de TV abandonaram a tecnologia). O VR ainda tenta emplacar, mas seu custo somado ao fato que nem todo mundo que experimentou de fato gostou da sensação como um todo (tipo, tem gente que sente tonteira, náusea, etc) prejudica o mesmo a se consolidar. Fica a dúvida do que esperar. O PS4 pro e o XBX foram "meras atualizações" de hardware, sem necessariamente serem novos consoles. É isso o que simplesmente nos aguarda? Sinceramente, eu acho que sim. Ao menos na próxima.
David
Mateus não citou investidores, e sim stakeholders, que compreende desde os investidores até o board com os executivos da empresa. O comentário dele esta certissimo
Joas Silva
Só vim para ver a choradeira dos sonystas que tiveram que esperar quase a morte do console para receber o god of war (exclusivo) que eles tanto jogam na cara de que receberiam.Admitam, Xbox X deu uma rasteira feia na Sony que já andava aleijada com tanto Indie. Kkkk.
Nicolas_RS
PS4 nada mais é que um "PC"! Fazem umas modificações ali e aqui e pronto, temos um console, tanto o PS4 quanto o Xbox usa processadores e placas de video da AMD, se não me engano até o Nintendo Switch usam tudo o mesmo "pacote', mas o PS4 é um pouco mais turbinado.
danielnbl
Que não vão usar? Como assim, ninguém está usando o PS4 e não vai usar o PS5 também? A pesquisa e desenvolvimento de ideias do hardware leva tempo.
Saulo Oliveira
E PC não?
Leonardo Reis
Software.
Leonardo Reis
Não existe, não existindo.A Retrô do PS2 no PS3 era feita via Hardware. Depois que lançaram o Slim e retiraram o Hardware a retrocompatibilidade cessou.Na Microsoft é via software e vc não paga um centavo a mais por isso.Simples assim.
Nicolas_RS
Não teria motivo pra ficar gastando dinheiro por 5 anos, testando uma coisa que ele não vão usar.
Vegeta humilde
Olhando por esse ponto, faz sentido, já que a limitação anterior era o hardware do ps3
danielnbl
Não.. geralmente todas essas empresas já começam a projetar o novo console assim que entregam o novo pro mercado. Não teria motivo pra equipe de hardware ficar parada de 2013 até agora :)
Caleb Enyawbruce
huahuauha!! Pois é. Eu quis dizer gamers que sao antenados com o mercado, e estao acostumados a esse tipo de noticia. O povao que só senta e joga nao sabe mesmo.
Caleb Enyawbruce
Desculpe, mas pra mim oq vc disse é um completo absurdo. Nao tem a menor logica as decisoes estrategicas serem tomadas pelos investidores. De onde voce tirou isso? Eu acho que voce confundiu com Conselho Administrativo ou algo do tipo (que tambem nao é quem decide essas coisas). Investidor é só investidor. Vai decidir no máximo sobre decisões relacionadas à venda da empresa, e assuntos do tipo. Estratégias do dia a dia da empresa e estrategias de mercado ficam a cargo dos executivos (diretores, chairmen etc.), que sao os profissionais contratados justamente pra isso: gerir a empresa. Por isso mesmo existem esses reports aos investidores: pra avisa-los de coisas que eles nao sabem.
Matheus
Seu pensamento está equivocado justamente porque são os stakeholders que tem algum poder de escolha sobre quando ou não lançar um novo console. Literalmente são eles que decidem. O fato dos antepassados terem tido uma vida tão longa não justifica o PS4 ter mais ou menos o mesmo tempo. Groselha não é não.
rodrigo maciel
Por isso que eu me dedico mais ao PC, tenho um ps4, mas vídeo game acaba ficando ultrapassado
Nicolas_RS
Resumindo, a Sony está começando a projetar o PS5.
Trovalds
Eu fujo da Steam justamente pra não esbarrar com eles. Mas vira e mexe me vejo comprando algum.
Yago Oliveira
Atualmente, tirando algumas poucas exceções nos AAA, os jogos indies são os únicos que me atraem.
Panino, o Moço
Quer dizer apenas que começaram a pensar a sério em como será a próxima geração.Em esclarecimento posterior explicaram que isso significa 3 anos, provavelmente 2 anos até o próximo anúncio e depois 1 ano para lançamento.
Trovalds
Chegou-se num limite que não justifica nada de fato novo. Os 4K são realidade nos games, mas o consumo de telas 4K é algo que está engatinhando ainda. E outra: os grandes estúdios deram uma estagnada e os jogos AAA (exclusivos ou não) se tornaram caros de produzir graças ao nível de qualidade pra qual eles mesmos catapultaram o mercado. E na catapulta os indies foram junto graças ao Gabe Neil e à Steam, o que obrigou tanto Sony como MS a correrem atrás desse mercado também.
lucas.lop
Isso não existe na Sony e a posição dela é bem clara a respeito.
Eduardo Chuta
É mais ou menos o que eu faço. Ou pelo menos esperar a versão Slim atingir um preço aceitável. Peguei o Xbox One S com 3 meses de Gold + 3 meses de game pass por 1300.
Comentadorzinho
Então tá quase chegando a hora de comprar. Quando tiver o 5 e o 4 estiver por 9centão na Efigência com 2 controles e 2 games a gente conversa.
Vegeta humilde
Seria uma puta coisa boa, mas sendo a sony, acho pouco provável
Vegeta humilde
Na verdade 6 (grandes merda XD)Ps1 5 anos, Ps2 6 anos, Ps3 7 anos, seguindo a lógica, o ps4 deve durar 8Mas cara, sinceridade os gamers não tem essa noção não, no primeiro rumor de ps5 que apareceu, já tinha "mal comprei o 4 e lançam o 5", "eles não ligam pra quem comprou agr" entre outras reclamações padrão
Alisson Santos
Querendo ou não, o lançamento de um console superior na mesma geração acelera o fim da geração (ou pelo menos do console mais fraco).
Caleb Enyawbruce
Para os gamers é mera groselha. Nao sei os investidores, mas os gamers tem total nocao do tempo medio de mercado dos consoles da empresa, baseado no que foi feito ate hoje: a média foi de 7 anos entre cada playstation, entao se o 4 foi lançado em 2013, obviamente que a prox versao vem perto de 2020. Next!
McFake
Rumores de que o PS5 terá retrocompatibilidade nativa com o PS4, se for assim, QUERO!