Facebook enfim permite ativar autenticação de dois fatores sem pedir número de telefone

Jean Prado
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Autenticação em duas etapas

Por muito tempo, ativar a autenticação de dois fatores no Facebook exigia de um número de telefone, mesmo se você fosse usar um aplicativo gerador de códigos. Não mais: agora, a rede social permite que você escolha entre uma das duas opções na hora de ativar essa etapa de segurança adicional.

Antes, era necessário ativar a autenticação por SMS primeiro, para depois escolher um aplicativo de autenticação. Segundo o Facebook, o número de telefone era exigido para prevenir que algum erro do usuário ou do aplicativo de autenticação fizesse com que a conta não pudesse mais ser acessada.

A rede social também mudou o design da configuração, que pode ser acessado nesta página no computador e em Configurações da conta > Segurança e login > Usar autenticação de dois fatores no celular.

No geral, os passos aparecem de forma mais simples e linear, de forma a guiar melhor o usuário na ativação da ferramenta. O Facebook começa explicando como a autenticação de dois fatores funciona e por que você deve ativá-la.

Depois de clicar em Ativar, basta escolher se a autenticação será feita por mensagem de texto (de acordo com seu número de telefone) ou por um aplicativo de autenticação. Então é só verificar adequadamente cada método e a ferramenta será ativada.

A autenticação de dois fatores coloca uma camada de proteção a mais na sua conta: mesmo se alguém souber a sua senha, não vai conseguir fazer login. O código de seis dígitos pode ser enviado por SMS ou gerado em um aplicativo como o Authy, 1Password ou Google Authenticator.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados