Início » Telecomunicações » Desligamento da TV analógica pode atrasar por causa da Copa e eleições

Desligamento da TV analógica pode atrasar por causa da Copa e eleições

Paulo Higa Por

O processo de desligamento da TV analógica no Brasil sofreu vários atrasos no cronograma. As datas poderão mudar novamente: de acordo com o presidente da Anatel, Juarez Quadros, determinados municípios com previsão de switch-off para maio e agosto poderão ter que esperar alguns meses para a migração total para o sinal digital devido à Copa do Mundo e as eleições.

TV Samsung Q6F

O cronograma prevê que as cidades de Belém (PA), Manaus (AM), Teresina (PI), João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Aracaju (SE) terão o sinal analógico desligado em 30 de maio. Mas, para isso, é necessário que haja cobertura de TV digital em 93% dos domicílios. Se a meta não for atingida, o switch-off só ocorrerá após a Copa do Mundo, que acontece entre 14 de junho e 15 de julho.

Também há um grupo com previsão de desligamento para 14 de agosto, o que inclui os municípios de Rio Branco (AC), Macapá (AP), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Porto Velho (RO). Nesse caso, se não houver cobertura suficiente de sinal digital, o desligamento deverá acontecer após as eleições, com primeiro turno marcado para 7 de outubro e segundo turno para 28 de outubro.

Quando uma cidade não atinge a meta de 93% de cobertura de TV digital (há uma margem de erro de três pontos para mais ou para menos), o procedimento da Anatel é adiar o desligamento em duas ou três semanas. Essas cidades terão tratamento diferenciado porque “não dá para desligar em plena Copa, é meio arriscado”, segundo Quadros. No grupo de agosto, há também a questão da propaganda eleitoral gratuita.

Com informações: Teletime, G1.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

johndoe1981

Touché.

DumbSloth87

nah, os canais estão todos widescreen, mesmo em SD.

johndoe1981

E com a imagem 4:3 esticada pra preencher toda a tela, pra completar a desgraça.

johndoe1981

Mais é revoltante é saber que quem é beneficiário do Bolsa-Família tem direito a receber conversor digital e antena UHF gratuitamente. Todo dia é um 7x1 pro contribuinte.

Macgyver Freitas

Mais tempo sem o danado do 4g a 700mhz

John Smith

Aqui é Brasil. Já era esperado isso acontecer, pois aqui nada sai no prazo previsto (e não é síndrome de inferioridade).

Se desligar durante a Copa corre o risco do povo, sem entretenimento, ficar atento aos problemas do país. E é claro que, adicionando política no bolo, a situação não seria melhor.

Eduardo Braga

Caraca, usa a copa justamente pra fazer o pessoal mudar logo. Só falar que só vai estar disponível em sinal digital. Duvido se não vão se mexer pra mudar.

Terra Nova

Depois vem São joão, Natal, Carnaval, depois e depois....

Samuel Cabral

Pais de terceiro mundo é assim.. não consegue nem manter uma porra de um cronograma simples desse... e quem não entende o que é televisão digital, vai aprender em 5min assim que a sua televisão não funcionar mais.. nem esquenta!

Alexandre Marx

Existe um cuidado com essa implantação do sinal digital... o brasileiro não podem ficar sem televisão mas podem ficar sem saúde, sem escola etc... feliz de quem pode sumir daqui...

Matheus Adão

Talvez ainda protestem pra que o sinal analógico seja religado kk

💀GHOC💀

pode até atrasar o desligamento do analógico, mas o prazo de implantação digital deve ser mantido

Trovalds

3G o povo migra porque o celular estraga, não dá conserto e aí tem que partir pra outro. O ciclo de um aparelho é de no máximo 5 anos, isso se a pessoa for muito teimosa em trocar antes. Nessa época o 4G já estava chegando no BR. Então dificilmente você vai ver aparelho sem pelo menos 3G funcionando na rede.

TV é bem de consumo durável. Dificilmente se troca de aparelho antes de 10 anos de uso, isso sem antes passar pela assistência até darem fim de linha por falta de peça. E tem muita TV de tubo na ativa ainda. Esse povo não tá preocupado com sinal digital, conversor... tá preocupado se vai conseguir assistir a novela e o futebol.

DumbSloth87

O que mais me irrita é gente com TV gigante de 50" pagando pacote completo da NET e só assiste a Globo, em SD!!

Caipiroto, o capeta caipira 😈

O que eu não acho que seja desculpa. Pro 3G tá todo mundo, com raras exceções, migrando sem maiores problemas por parte dos usuários.

O que tá impedindo mesmo é o medo de perder os meios controlados pelos quais nossos queridos caciques espalham seus feitos políticos mais facilmente, somado à letargia inata do brasileiro de sempre deixar pra última hora e ainda pedir pra adiar sempre que possível.

Exibir mais comentários