A OpenSignal, empresa que analisa conexões móveis ao redor do mundo, publicou um estudo nesta quinta-feira (24) sobre a qualidade das redes 4G no Brasil. O experimento foi realizado entre setembro e novembro de 2017 e concluiu que a TIM foi a operadora que registrou os melhores resultados.

Veja a classificação de experiência de cobertura:

  1. TIM: 74,4%
  2. Vivo: 67,3%
  3. Claro: 61,7%
  4. Oi: 54,7%

A empresa informa que a métrica de experiência de cobertura avalia a porcentagem de lugares onde os usuários conseguem se conectar a uma rede LTE, diferente da tradicional, que mede a porcentagem de tempo em que um dispositivo se conecta à rede. Com isso, o método aponta quais operadoras possuem maiores chances de terem cobertura em mais regiões. Os testes da OpenSignal são baseados em aplicativos para smartphones.

TB Responde: Qual operadora tem a melhor cobertura?

Como a TIM investiu muito na expansão da cobertura 4G, dá para entender sua vantagem frente às concorrentes: a operadora possui o maior número de municípios cobertos e também a maior porcentagem de população coberta. Dados do Teleco apontam que em abril de 2018, a italiana mantinha a liderança com presença em 3.120 cidades, cobrindo 87,2% da população. A vice-líder é a Vivo, com 2.793 municípios e 85,8% da população coberta.

As porcentagens devem crescer com o passar do tempo. Claro, Vivo e TIM estão construindo suas redes 4G de 700 MHz, frequência que permite maior penetração de sinal. A Oi, embora não tenha licença de uso dos 700 MHz, começou a fazer o refarming da frequência de 1.800 MHz utilizada no 2G, que permite maior cobertura em relação aos tradicionais 2.600 MHz.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thavi Lang

Só n sei onde. Nunca nunquinha na minha vida vi minha internet da tim chegar no 3g, quando ela tah no H+ eu já to feliz, pq tem vezes que ela chega no E.

Dummye Sooneed

interessante, mas para a minha pessoa que mora no Norte, não fede e nem cheira, a tim sempre teve uma cobertura porca no norte e nordeste.

já a vivo aqui tem sinal até no meio do mato.

Wellington Gabriel de Borba

Senti uma melhorada no sinal da TIM dentro da minha casa, acho que devem estar usando os 1800 MHz e como vi que a quantidade de antas 3G tá diminuindo, talvez até o 2100 MHz. Mas a cobertura no interior ainda é muito ruim para internet.

rogerioarp

Exatamente... estou na TIM a quase 08 anos e a empresa hoje nada lembra os tempos do famigerado Infinity Pré... graças a Deus... kkkkkkk

Rafael Cunha

Aonde eu moro eles travaram o limite de no máximo 25mb

Rafael Cunha

No Rio de janeiro a Tim esta se saindo muito boa, agora em Arraial do cabo deixa a desejar!

Yago G. Oliveira

O bom é que apostaram nela. A TIM mudou o status quo das redes desde o infinity pré.

Yago G. Oliveira

Na Oi tambem percebi uma melhoria

Yago G. Oliveira

Em questão de disponibilidade, realmente a TIM e muito boa. Coisa que antes era meio que normal, oscilava muito e não fixava no 4G. A Vivo é a mesma coisa até hoje, vá a rede praticamente a todo momento.
Porém, apesar da disponibilidade da TIM, a velocidade na minha região é ruim por conta da quantidade de clientes. Fora isso.. ping bom e qualidade de voz boa.

Abraão Caldas

É "desonesto", faz as respostas do outro lado perderem sentido.
Editar para corrigir um erro de português é válido, mas para mudar o sentido não.

Ramon

Mudei pra Claro e me pergunto pq não usava antes, tudo funciona como deveria funcionar, principalmente o sinal 4G e a cobrança. Gastava horas todo fim do mêsm na Tim em ligações pra reclamar sobre cobranças descaradamente abusivas no controle de coisas que não estavam no contrato.

Douglas B

4 anos na TIM e, tirando uma vez que contratei o pacote e não foi disponibilizada a internet, nunca fiquei sem conexão. Na minha casa onde o 3G dela era uma porcaria, hoje o 4G pega até nas partes mais pro fundo da casa. Velocidade sempre muito boa.
Os planos são os que mais compensam.
Resumindo: não saio tão cedo.
>Sou Beta<, escrevi e saí correndo

johndoe1981

Sei não, viu. Aqui em Fortaleza, mesmo nos bairros não muito afastados das torres da operadora, tem vez que o 4G não passa dos 10-15 Mb/s. O que eu notei que melhorou absurdamente em relação ao 3G foi a intensidade do sinal dentro de prédios fechados, como shopping centers, e estacionamentos subterrâneos.

Kaiki Leal

O meu claro 4G em alguns lugar ficar 3G depois de eu mudo de lugar mudar pra 4G aí depois de um tempo ficar ruim principalmente quando tá em chuvar.

rogerioarp

Como cliente a 8 anos, atesto que é outra empresa de 03 anos pra cá! Aqui na região de Uberlândia - MG não tenho do que reclamar. Apesar de ser a 3º colocada em velocidade (perde pra Claro e Vivo) é a que tem a cobertura mais ampla; meu celular fica 100% do tempo no 4G inclusive para fazer ligações em VoLTE (ligações em HD). Como vc. disse Lucas Fernando... na minha opinião, melhor custo x benefício atualmente.

Exibir mais comentários