A OpenSignal, empresa que analisa conexões móveis ao redor do mundo, publicou um estudo nesta quinta-feira (24) sobre a qualidade das redes 4G no Brasil. O experimento foi realizado entre setembro e novembro de 2017 e concluiu que a TIM foi a operadora que registrou os melhores resultados.

Veja a classificação de experiência de cobertura:

  1. TIM: 74,4%
  2. Vivo: 67,3%
  3. Claro: 61,7%
  4. Oi: 54,7%

A empresa informa que a métrica de experiência de cobertura avalia a porcentagem de lugares onde os usuários conseguem se conectar a uma rede LTE, diferente da tradicional, que mede a porcentagem de tempo em que um dispositivo se conecta à rede. Com isso, o método aponta quais operadoras possuem maiores chances de terem cobertura em mais regiões. Os testes da OpenSignal são baseados em aplicativos para smartphones.

TB Responde: Qual operadora tem a melhor cobertura?

Como a TIM investiu muito na expansão da cobertura 4G, dá para entender sua vantagem frente às concorrentes: a operadora possui o maior número de municípios cobertos e também a maior porcentagem de população coberta. Dados do Teleco apontam que em abril de 2018, a italiana mantinha a liderança com presença em 3.120 cidades, cobrindo 87,2% da população. A vice-líder é a Vivo, com 2.793 municípios e 85,8% da população coberta.

As porcentagens devem crescer com o passar do tempo. Claro, Vivo e TIM estão construindo suas redes 4G de 700 MHz, frequência que permite maior penetração de sinal. A Oi, embora não tenha licença de uso dos 700 MHz, começou a fazer o refarming da frequência de 1.800 MHz utilizada no 2G, que permite maior cobertura em relação aos tradicionais 2.600 MHz.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados