Qual navegador gasta menos bateria do seu notebook? Um teste feito pela Microsoft mostra que o navegador padrão do Windows, o Edge, bate o Google Chrome e o Mozilla Firefox por algumas horas quando se trata de streaming de vídeo.

Do melhor para o pior: o Edge durou 14h20min na bateria, enquanto o Chrome sobreviveu por 12h32min (13% a menos que o Edge) e o Firefox aguentou apenas 7h15min na bateria (49% a menos do que o Edge).

https://youtu.be/T24bRAm8MT0

Os resultados já foram piores para o Chrome: em um outro teste (que incluía o Opera) feito em 2016, o Edge chegou a durar 70% a mais que o navegador do Google, sobrevivendo por 7h22min na bateria, enquanto o Chrome aguentou somente 4h19min e foi o pior dos quatro.

Como lembra o Ars Technica, a vantagem do Edge em relação ao Chrome foi diminuindo ao longo do tempo. Em abril do ano passado, o navegador da Microsoft superou o Chrome em 35% e, em janeiro, a diferença caiu para 19%. Neste último teste, é de apenas 14%.

TB Responde: Qual navegador gasta menos bateria no Windows?

Vale ressaltar que esses testes da Microsoft já foram alvo de controvérsia. O canal Linus Tech Tips fez um comparativo parecido e os resultados mostram que o Chrome se saiu melhor que todos os navegadores, incluindo o Microsoft Edge.

O vídeo do Linus explica a metodologia com mais detalhes, e seus testes abrangem a navegação na web, não só streaming de vídeo. Os resultados do youtuber mostram que, tanto o Chrome quanto o Edge, duraram em média 5h46min na bateria, mas o Chrome teve um melhor tempo mais alto, de 6h08min.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Julio

Eu tenho usado vários navegador no Android tem um que gosto muito além dos mas famosos Yandex browser esse é o cara

Mickão

Valeu! Eu não uso o Chromium mas acredito que eles devem dar maior atenção aos bugs reportados por lá, afinal é uma versão pra testes mesmo.

Gertrudes, a Lhama

É, eu não achei ele tão ruim no pouquinho que usei em um Windows mais recente. Mas minha única chance de usar seria no trabalho, mas o Windows não atualiza mais.

JN Marcos

Cara, para MIM, desde o Creators Update, ele tem um bom desempenho. E agora, tá tão fluido quanto qualquer outro, se tivesse dúvida (após uma correção já lançada pela a Microsoft após o April Update, pois dava umas paradas).

JN Marcos

Não, é o novo navegador da Microsoft, encontrado no ecossistema da empresa apenas em dispositivos com Windows 10.

JN Marcos

Maior calcanhar de aquiles dele com certe

JN Marcos

Mas se é no modo de economia, já não seria o padrão do navegador..

JN Marcos

Quando tiver o Windows 10 e QUISER, teste o Edge. Não é nem um pouco ruim como alguns aqui insistem em falar. E não, o Edge não é "IE melhorado".

JN Marcos

Na minha opinião, só não recomendaria o Edge como principal em dois cenários: quem usa muita extensão e quem é desenvolvedor (esperar o Edge ficar mais maduro). De resto, não vejo diferença gritante para o usuário no dia a dia. Quem diz isso são os mesmos que acreditam que o Chrome é o único navegador e não é bem assim.

JN Marcos

Essa questão, é um das maiores reclamações ao Edge, de ser tão amarrado ao sistema. Eu o uso como navegador principal e vi sua evolução como navegador, ele é muito bom, não tenho do que reclamar. Só não o recomendaria para quem faz uso de muitas extensões (coisa que ele não tem em muita quantidade), mas de resto...

Lairton Gomes

Concordo. Acho nada a ver esse asterisco com algum link patrocinado sem sentido

Eduardo Alvim

Mobilon, não sei quando começou a prática de colocar asterisco (*) depois de palavras-chave no texto, com uma sugestão para leitura de artigo relacionado. Mas, se me permite uma crítica construtiva, acho que tem sido mal usado. Acho que estou acostumado a ver asteriscos e/ou notas de rodapé com cunho explicativo dentro do assunto em pauta. A estratégia adotada meio que distrai a atenção do leitor para um assunto relacionado, "pero no mucho". O exemplo dessa matéria é ótimo. Estamos falando do desempenho do Edge, daí vocês me levam para um artigo sobre como fazer gráficos no Excel, entende? Se pelo menos fosse uma matéria relacionada ao Edge, acho que ficaria melhor! Abraço

Molinex

To com essa versão, só que do chromium. Já reportei o bug. Agora aguardar pra ver se na proxima versão resolvem...

Jean Prado

Sim! Eu confundi as porcentagens na hora de formular a frase. Arrumei, tks =)

Matheus Gelinski

E o Lula é o melhor presidente de toda a história do Brasil, segundo o Instituto Lula.

Exibir mais comentários