A WWDC, conferência anual da Apple para desenvolvedores, será realizada a partir de 4 de junho e deverá ser usada para apresentar novidades do iOS 12 e de outros sistemas da empresa. Uma delas aponta para uma expansão do NFC no iPhone.

Segundo o The Information, a empresa planeja dar total acesso ao chip para alguns aplicativos de terceiros na nova versão do iOS. O objetivo seria tornar o iPhone útil não só para realizar pagamentos com o Apple Pay, mas também para abrir portas de hotéis e substituir os bilhetes de ônibus e metrô, por exemplo.

A reportagem afirma que as novas finalidades do NFC estão sendo testadas dentro do Apple Park, onde os funcionários usam seus iPhones para obterem acesso a outras áreas da empresa.

Atualmente, alguns hotéis já permitem que o iPhone seja usado para abrir portas. Porém, eles utilizam protocolos Bluetooth, que costumam ser menos seguros que o NFC. O smartphone também é útil nos meios de transporte do Reino Unido e do Japão, que são integrados com o Apple Pay.

Como lembra o 9to5Mac, a Apple já apresentou uma abertura um pouco maior para desenvolvedores no iOS 11 ao apresentar o CoreNFC. Ele permite que os aplicativos usem o chip NFC como um leitor de etiquetas RFID, mas ainda tem uso bem limitado.

Tecnoblog estará em San Jose entre 4 e 8 de junho para trazer as novidades apresentadas pela Apple na WWDC.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Zanac_Compile

Apple é muito atraso, seus telefones são os mais atrasados, tecnologia defasada, sistema sem utilidade nenhuma, é uma aberração esse negócio do NFC, as pessoas sofrem muito sem usufruir de todas essas maravilhas que esta tecnologia permite desde 2012.

É muito atraso! E utilizar o telefone como PENDRIVE ??? Até qdo vamos sobreviver sem isso ?????

Falta de pouca vergonha isso tudo !!!!

Gabriel Brito

Óbvio que vanguarda não é, mas que eles tem a capacidade de dizer pra sociedade "essa tecnologia existe, vamos utilizá-la" ninguém pode negar.

Trovalds

Só falta o NFC ser recurso nativo em todos os modelos de telefone dos concorrentes, não ter fragmentação (fabricante faz, dono do SO faz também) e de fato ter utilidade prática fora de laboratórios.

Em tempo: pagamentos por NFC só se tornaram realidade prática de uns 2 anos pra cá.

Trovalds

Faz o seguinte então: experimente desenvolver um aplicativo que envolva a API de mapas e GPS do Android. Só valem APIs nativas. Depois me conte o resultado.

PS: não quer argumentar ou não gosta do que eu escrevo, é só me bloquear.

Jonas S. Marques

Engraçado... Desenvolvi dois apps pra Android ao longo do último ano e não sofri de nenhum desses problemas. As APIS estão todas bem documentadas e os apps funcionam em qualquer smartphone que se possa imaginar.
Sempre te vejo defendendo a Apple aqui, então, se ser hater da Apple é expediente full time, imagina lamber as bolas de uma empresa que trava ou libera recursos de hardware se, quando e como quer.
Mas ey, me houve não, comemora ái NFC no IOS 12, quem sabe com muita sorte a Apple não libere o recurso pra coisas bobas como pareamento, não é?

Trovalds

O povo ainda não entende a vantagem de um ecossistema fechado versus um sistema aberto em algumas aplicações (ou quase todas).

Bom mesmo é você desenvolver um aplicativo no Android, ter a funcionalidade na API mas você desiste de usar porque OU não funciona direito OU é difícil demais de usar. Daí você descobre que o fabricante X tem uma API parecida que faz a mesma coisa melhor MAS só funciona pra (alguns) aparelhos dela.

Depois eu falo que ser hater da Apple é expediente full-time pra alguns e querem me enterrar de cabeça pra baixo.

Caleb Enyawbruce

Fechadura de hotel, também conhecida como "queijo suíço". Mais vulnerável que o Drupal

Carlin

Que bom que terá alguem do TB cobrindo a WWDC direto do San Jose!

Tori

"Oh, se liga, iremos liberar nossa API para 3rd party apps"
MEU DEUS, QUE REVOLUÇÃO (milhares de desenvolvedores começando usar tal API revolucionária)
"mas android já tem isso"
TRAVOID NEM FUNCIONA DIREITO KKKKKK IPHONE >>>>>

Ed. Blake

A Apple vai finalmente usar o NFC para o que ele já faz em qualquer outro telefones desde 2012.

É a vanguarda do atraso.