Falamos por aqui sobre o Steam Link, um aplicativo que permite fazer streaming de jogos de computador em smartphones. Ele foi anunciado para iOS e Android, mas chegou apenas à Play Store. É que a Apple aprovou o app e depois revogou a aprovação.

Diversos usuários reclamaram com a empresa, e Phil Schiller — vice-presidente de marketing da Apple — respondeu a todos com a mesma mensagem, dando alguns detalhes sobre o que aconteceu.

“A equipe de análise descobriu que o aplicativo do Steam para iOS, como enviado atualmente, viola várias diretrizes sobre conteúdo gerado pelo usuário, compras no app, códigos de conteúdo etc.”, diz Schiller.

“Nós discutimos esses problemas com a Valve e continuaremos a trabalhar com eles para ajudar a trazer a experiência do Steam para o iOS e a Apple TV, de uma maneira que esteja em conformidade com as diretrizes da loja”, continua o executivo.

Segundo a Valve, o Steam Link foi aprovado pela Apple no dia 7 de maio, e anunciado publicamente no dia 9. Na manhã seguinte, a aprovação do app foi revogada devido a “conflitos comerciais”, envolvendo diretrizes que a equipe de análise supostamente não percebeu de início.

A Valve recorreu, dizendo que o Steam Link funciona como um app de desktop remoto semelhante a vários outros disponíveis na App Store. A Apple não cedeu, no entanto. Um abaixo-assinado pede que a empresa reveja sua decisão.

Como nota o Engadget, o Steam Link tem uma diferença notável em relação a outros apps de desktop remoto: é focado em jogos que podem ser adquiridos em uma loja própria, mas sem pagar 30% à Apple por transações in-app. Este é um dos fatores mencionados por Schiller, ainda que indiretamente.

Enquanto isso, o Steam Link está disponível em beta para Android 5.0 Lollipop ou superior. Você pode baixá-lo na Play Store.

É preciso conectar seu smartphone à mesma rede Wi-Fi que o computador (a Valve recomenda a banda de 5 GHz), e é possível usar qualquer controle compatível, incluindo o Steam Controller.

Com informações: Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Casado

O pior burro e aquele n quer enxergar

Bruno Casado

Quanto comentário sem sentido. E simples: o steam link so faz stream do jogo a partir do desktop.o steam link NÃO atraira mais players uma vez que vc já deve ser cliente da valve. Logo a apple esta sim abusando das tais diretrizes. Se trata de uma ferramenta. Imagina ela cobrar o teamviewer uma vez que vc pode acessar a windows store por ela? Seria piada. O problema que ta cheio de gente que só vomita sua opinião sem ter base para tal.

João Marcos Duarte
João Marcos Duarte

A matéria não fala que pode se fazer compra por meio do aplicativo em questão?

Guilherme Oliveira

Em qual comentário eu pego a pipoca pra começar a ler e me divertir?

Diego Andrade de Mendonça

Não exige não, tanto que não é possível comprar livros no Kindle, a Amazon não cedeu nessa regra. ué

Diego Andrade de Mendonça

Não exige não, tanto que não é possível comprar livros no Kindle, a Amazon não cedeu nessa regra.

Flavio Toledo

Entendo parte dessa regra mas de qualquer quem tem interesse usar serviço acaba ficando de fora maquina esta com jogos nao tem acesso App store.

Flavio Toledo

Essa parte vc soube expressar bem realmente nenhuma compra e feita dentro da app store para cobrar esses 30% estao dizendo nos comentarios.

Gustave Dupré

Bem, eles cobram para isso, então imagino que sim, ainda mais se tratando da Apple. Se não fecha, não é problema do desenvolvedor.

E esse pagamento é só se você quiser ter seu aplicativo publicado na loja.

Acho que eu não entendi, não é disso que estamos falando? A Valve quer que o seu App esteja na lojinha e que seja baixado por outros usuários, tal como outros aplicativos do gênero, a Apple oferece esse serviço e cobra por ele, ponto. Querer cobrar por algo que nada tem haver com eles não faz o menor sentido.

O Google cobra US$ 25 e o desenvolvedor em questão não teve problema.

Trovalds

Bom, a conta fecha só com o membership? E esse pagamento é só se você quiser ter seu aplicativo publicado na loja.

Eduardo ॐ

Caso entrassem em acordo, esse valor seria repassado apenas para usuarios do iPhone ou todos da Steam?

Zanac_Compile

É verdade ! Não pensa no usuário em nenhum momento ! Segurança, estabilidade, desempenho, funcionalidades, suporte, garantia, atendimento, acervo de apps, é uma aberração !

Só enganação, um monte de função que são só marketing, nada faz o que promete. Um desrespeito as pessoas.

Zanac_Compile

hiperbólico!!! :O
O nível do povo que comenta aqui está ficando cada vez melhor ! Que beleza.

Danilo Ferracini

Esse argumento de base é o mais retardolado possível, se não tivesse boa base de aplicativos ninguém usaria iPhone atualmente, e se o iPhone fosse ruim ninguém produzirá pra ele, não é um que depende do outro, ambos se dependem. Outra coisa, Stem Link não vende nada.

Exibir mais comentários